Associação da Rede Unida, 13º Congresso Internacional Rede Unida

Anais do 13º Congresso Internacional da Rede Unida

v. 4, Suplemento 1 (2018). ISSN 2446-4813: Saúde em Redes
Suplemento, Anais do 13ª Congresso Internacional da Rede UNIDA
Tamanho da fonte: 
FORMAÇÃO EM EDUCAÇÃO FÍSICA: EXPERIÊNCIAS NA ATENÇÃO PRIMÁRIA EM SAÚDE ATRAVÉS DO PET-SAÚDE/GRADUASUS
FRANCISCO THALYSON MORAES SILVEIRA, CLEVERTON DE SOUSA

Última alteração: 2018-01-14

Resumo


APRESENTAÇÃO: O Programa de Educação pelo Trabalho em Saúde (PET-Saúde) visa estimular a formação de grupos de aprendizagem tutorial por meio da iniciação do trabalho multiprofissional dos estudantes de graduação na área da saúde, o que fortalece a interação ensino-serviço. O objetivo deste estudo foi relatar a experiência vivenciada por um acadêmico de Educação Física - Promoção em Saúde e Lazer no PET-Saúde/UFAM. MÉTODO: Trata-se de um relato de experiência da vivência acadêmica dos 14 meses de concretização do PET-SAÚDE na UBSF Josephina de Melo, localizada no bairro Jorge Teixeira, 3° etapa, Zona Leste de Manaus-AM. Foram realizados: estudo bibliográfico a respeito do SUS e NASF, reconhecimento do território da unidade; 2 – vivências em cada setor, em ato, das atividades relacionadas ao processo de trabalho e cuidado à saúde; 3 – rodas de conversas com os acadêmicos de outros cursos (enfermagem, fisioterapia e medicina), tutores e preceptores; 4 – encontros em que se reuniram todos os envolvidos no PET. RESULTADOS: Houve o reconhecimento da necessidade de inserção da disciplina Saúde Coletiva e da atenção primária na grade curricular do curso de Educação Física Promoção em Saúde e Lazer, e que o profissional de Educação Física pode contribuir de forma significativa no diagnóstico de alguns problemas gerais, ou até mesmo específicos na atenção básica. CONSIDERAÇÕES FINAISE: Necessita-se da aceitação da existência de outras maneiras de pensar a formação em Educação Física em saúde, e desafios como a incompatibilidade curricular e plena integração dos cursos das ciências da saúde.  O profissional de Educação Física deve olhar para a sua atuação profissional de modo a perceber os interesses, desejos e necessidades das pessoas, de entender o contexto social e que elementos fazem sentido para a produção de vida para os indivíduos, e não apenas, fazer do seu conhecimento técnico o único direcionador de suas intervenções. Mergulhar na atenção primária a saúde desde a graduação possibilita aos acadêmicos uma compreensão de um cuidado integral tendo por base os princípios do SUS.


Palavras-chave


PET-Saúde; Educação Física; Atenção Primária a Saúde