Associação da Rede Unida, 13º Congresso Internacional Rede Unida

Anais do 13º Congresso Internacional da Rede Unida

v. 4, Suplemento 1 (2018). ISSN 2446-4813: Saúde em Redes
Suplemento, Anais do 13ª Congresso Internacional da Rede UNIDA
Tamanho da fonte: 
Contribuições do VI Estagio Interdisciplinar de Vivência em áreas de reforma agraria no estado do Pará para formação acadêmica: Relato de experiência.
Fabíolla de cássia soares cardoso, Adriana do socorro uchoa da silva, Cintia Evelyn Pessoa dos Santos, Landara Furtado de Brito, Marcos Valério Santos da Silva

Última alteração: 2017-12-30

Resumo


Apresentação: O estado do Pará construiu a VI edição do Estágio Interdisciplinar de Vivência em 2015, com a ajuda de Diretórios Centrais dos Estudantes, Centros Acadêmicos, Movimento Estudantil e Social e Programas de Extensão Universitários, com o objetivo de inserir universitários, de diversos cursos de graduação, em contato com a realidade do campo fazendo-os obter caráter reflexivo em âmbito social, que garantam e respeitem os Direitos Humanos. Desenvolvimento do Trabalho: O estágio foi dividido em três etapas: formação, vivência e retomada/socialização, sendo a vivência, como um mecanismo pedagógico importante para contribuir com a formação do estudante e sua tomada de consciência sobre a multiplicidade e complexidade das condições sociais. Nessa fase, se promove uma ação educativa a partir de vivências em áreas rurais e, dessa forma, contribuindo de forma significativa para superar o distanciamento entre a universidade e a sociedade, entre todos os conhecimentos teóricos e científicos com os conhecimentos populares. Resultados e impactos: O EIV teve o papel fundamental para a construção de um ser crítico proporcionada através da prática humanizada da vivência social, onde o ser humano consegue enxergar o outro a partir da condição de sentir a dinâmica do mesmo. A partir das contribuições do VI EIV-PA, foi possível compreender que experiências não inseridas na estrutura formal de ensino possuem um grande potencial na construção de conhecimentos necessários para uma formação sujeitos transformadores e modificadores, fazendo com que seja necessário reavaliar o papel da estrutura da graduação. Considerações Finais: O Estágio Interdisciplinar de Vivência (EIV) tem um grande potencial de contribuir para formação acadêmica, visto que permite um aprendizado através da experiência. No entanto, apesar do currículo formal ainda dificultar que experiências dessa natureza ocorram com frequência, elas têm demonstrado ser um bom mecanismo pedagógico para uma formação crítica e voltada para os interesses sociais.


Palavras-chave


Interdisciplinariedade, reforma agraria, extenção