Associação da Rede Unida, 13º Congresso Internacional Rede Unida

Anais do 13º Congresso Internacional da Rede Unida

v. 4, Suplemento 1 (2018). ISSN 2446-4813: Saúde em Redes
Suplemento, Anais do 13ª Congresso Internacional da Rede UNIDA
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DEPRESSÃO E SUICÍDIO: AÇÃO DE EDUCAÇÃO EM SAÚDE REALIZADA COM ADOLESCENTE DE UMA ESCOLA PÚBLICA DO MUNICÍPIO DE SANTARÉM-PA
Rafaela de souza santos Carvalho, Juliana Farias Vieira, Nathaly Silva Freitas, Raiane Cristina Mourão do Nascimento, Remita Viegas Vieira, Zaline de Nazare Oliveira de Oliveira, Ana Dirce Ferreira de jesus

Última alteração: 2017-12-11

Resumo


INTRODUÇÃO: A depressão é uma das doenças que mais cresce no mundo atualmente, é caracterizada por alterações no humor e dificuldade continua de lidar com a vida pessoal e profissional. Várias causas permeiam a depressão dentre elas: histórico familiar de abusos, uso de álcool e drogas, problemas de saúde ou de dor crônica até pós-parto conturbado, podendo, quando não identificada, levar o individuo ao suicídio. Este pode estar relacionado a diversos transtornos, no entanto, a depressão apresenta-se como um dos principais problemas correlacionado ao ato. Com a dificuldade de identificar este mal silicioso que atinge perfis epidemiológicos distintos, o Ministério da Saúde lançou a campanha do setembro amarelo, com objetivo de informatizar a população e de instruir e estimular os diálogos sobre esse tema de maneira desvelada, usando como lema ‘‘suicídio, falar é a melhor opção’’. OBJETVO: O objetivo desse estudo é relatar a experiência de ação educativa sobre depressão e suicídio com adolescente de uma escola pública de ensino médio no município de Santarém-PA. METODOLOGIA: Trata-se de um estudo descritivo do tipo relato de experiência, sobre uma ação realizada por acadêmicas do curso de enfermagem da Universidade Estadual do Pará Campus Santarém em uma escola pública de ensino médio. Abordando o tema: Depressão e Suicídio. A ação foi iniciada com uma dinâmica em que os alunos foram instruídos a escrever um problema que para eles fosse de difícil resolução, os papeis foram recolhidos e redistribuídos aleatoriamente, de maneira que o problema em mãos deveria ser apropriado e resolvido como se pertencesse ao que o sorteou, expondo ao grupo e aos palestrantes o problema e a provável solução. Após as considerações feitas por alunos e palestrantes sobre a resolutividade dos problemas foi realizada a apresentação. A palestra abordou conceitos de depressão e suicídio, dados estatísticos, sinais e sintomas e formas de prevenção e identificação de pessoas que necessitam de auxilio, além de como e onde obterem ajuda. RESULTADOS: Observou-se que as maiorias dos alunos possuía pouco conhecimento sobre Depressão e Suicídio. Entre os problemas relatados destacavam-se os familiares, entre os quais: dificuldade de diálogo entre pais e filhos, vícios em álcool e drogas, tanto entre os alunos quanto os pais, dificuldade em conciliar escola e trabalho e falta de respeito entre os colegas de classe. O caráter anônimo da dinâmica possibilitou ao público um maior conforto ao expressarem suas dificuldades diárias. Ressalta-se ainda que o diálogo entre os participantes, docentes e discentes permitiu o esclarecimento de dúvidas e contribuíram para a propagação de informações acerca das medidas preventivas, bem como para desconstrução do preconceito acerca da doença. CONCLUSÃO: Acredita-se que a ação educativa foi relevante, uma vez que possibilitou o esclarecimento de dúvidas da comunidade acadêmica e do publico em questão, favorecendo a disseminação de informações sobre o que é a depressão e suicídio, contribuindo para formação humanizada dos discentes e para a atuação dos mesmos no SUS. Desse modo, deve ser realizada de forma contínua e periódica, não apenas em campanhas e ações de mobilização.


Palavras-chave


Depressão e Suicídio, Adolescentes, Prevenção