Associação da Rede Unida, 13º Congresso Internacional Rede Unida

Anais do 13º Congresso Internacional da Rede Unida

v. 4, Suplemento 1 (2018). ISSN 2446-4813: Saúde em Redes
Suplemento, Anais do 13ª Congresso Internacional da Rede UNIDA
Tamanho da fonte: 
Curso EaD de Vigilância da Qualidade da Água para Consumo Humano
Magda Machado Saraiva Duarte, Daniela Buosi Rohlfs, Jamyle Calencio Grigoletto, Tiago de Brito Magalhães, Rosane Cristina de Andrade, Renan Neves da Mata, Aristeu de Oliveira Júnior, Camila Vicente Bonfim

Última alteração: 2017-12-12

Resumo


A ampliação do conceito de saúde, feita pela Organização Mundial da Saúde (OMS) em 1946 subsidiou a ideia de que o ambiente influenciava a saúde e vice-versa. Essa relação ganha forte respaldo nacional e internacional na Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento (CNUMAD ou Rio/92), quando se instituiu o compromisso da definição e adoção de um conjunto de políticas de meio ambiente e de saúde, no contexto do desenvolvimento sustentável. Para tanto, a introdução da “saúde ambiental” no âmbito da vigilância foi traçada como diretriz do Plano Nacional de Saúde e Ambiente no Desenvolvimento Sustentável (1995). Assim, a Vigilância em Saúde Ambiental abrange as ações que inteiram-se das mudanças nos elementos condicionantes e determinantes do ambiente que interferem na saúde humana. A Vigilância da Qualidade da Água para Consumo Humano, por sua vez, consiste no conjunto de ações adotadas regularmente pela autoridade de saúde pública para verificar o atendimento ao padrão de potabilidade vigente, considerados os aspectos socioambientais e a realidade local, no contexto de gerenciamento de riscos à saúde relacionados à água utilizada para consumo humano.

Este trabalho é, portanto, o relato de uma estratégia do Ministério da Saúde (MS), por meio do Programa Nacional de Vigilância da Qualidade da Água para Consumo Humano (Vigiagua), de disponibilizar um curso em plataforma de ensino à distância (EaD), que tem como principal objetivo capacitar os profissionais da Vigilância em Saúde para atuação nas ações de Vigilância da Qualidade da Água para Consumo Humano. O curso está dividido em módulos que detalham as ações através de temas que vão desde o entendimento da origem da vigilância em saúde ambiental e da vigilância da qualidade da água para consumo humano no Brasil, perpassando pelos principais marcos conceituais, institucionais e legais, até assuntos que dão sustentação técnica às atividades de rotina do programa, como o cadastramento das formas de abastecimento de água, inspeções sanitárias, além do monitoramento e avaliação da qualidade da água consumida pela população.

Esta iniciativa busca não somente a capacitação dos profissionais que atuam nos municípios, mas também a instrumentalização das ações, compreendendo a diversidade dos profissionais que ocupam as secretarias estaduais e municipais de saúde e ainda a importância da educação permanente nos processos de promoção da saúde e prevenção de doenças. O protagonismo do profissional em seu processo de trabalho é essencial tanto para a continuidade das ações quanto para a disseminação das mesmas. A ideia central é que as principais ações sejam de conhecimento de todos esses profissionais e que eles consigam reproduzir capacitações para outros técnicos, entendendo a vigilância da qualidade da água para consumo humano como uma atividade contínua e de grande importância para a saúde da população brasileira.


Palavras-chave


Vigilância em Saúde, Educação em Saúde, Educação Permanente