Associação da Rede Unida, 13º Congresso Internacional Rede Unida

Anais do 13º Congresso Internacional da Rede Unida

v. 4, Suplemento 1 (2018). ISSN 2446-4813: Saúde em Redes
Suplemento, Anais do 13ª Congresso Internacional da Rede UNIDA
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PROMOÇÃO DA QUALIDADE DE VIDA COM O USO DA DANÇA CIRCULAR NO ÂMBITO DA ATENÇÃO PRIMÁRIA À SAÚDE
Bianca Calheiros Cardoso, Soraya Maria de Medeiros, Nayara Cristina da Silva Bento, Márcia Laélia de Oliveira Silva, Fillipi André dos Santos Silva, Marília Souto de Araújo, Jordana de Oliveira Freire, Anderson Felipe de Souza

Última alteração: 2017-12-26

Resumo


A Organização Mundial de Saúde entende que a qualidade de vida pode ser definida como a percepção que o indivíduo possui de sua posição na vida, em diversos contextos, dentre eles o da cultura, valores e relações com as suas metas, expectativas e responsabilidades. Nesse sentido, o sujeito pode ser compreendido como o protagonista de sua própria avaliação de qualidade de vida e pensando nessa realidade, a dança circular é uma estratégia que proporciona essa autoavaliação. Além disso, contribuem no favorecimento de atividade física, relaxamento, convívio social, concentração e autopercepção, promovendo o bem-estar. A dança circular é conduzida por um focalizador, no qual seu papel é estimular a interação e realização dos passos coletivamente, independente do ritmo da música, sendo ela regional, meditativa ou contemporânea. Com isso, objetiva-se relatar a experiência da prática de dança circular com os usuários de uma Unidade Básica de Saúde. Trata-se de um relato de experiência vivenciado em uma UBS do Distrito Sul de Natal/RN envolvendo discentes de graduação em enfermagem pela mediação do referencial teórico sobre a temática. A dança circular proporciona mais do que um simples exercício físico ou coreografias, mas também a possibilidade de aprender sobre outras culturas, autoconhecimento, liberdade, sensibilidade, prazer, emoção e espiritualidade. Além disso, essa prática coletiva feita em roda, onde os integrantes dão as mãos, se olham e se tocam, estimula a aceitação e respeito às diversidades, promovendo afeto e reflexões que perpassam o individual, promovendo a sociabilidade. Podem-se observar as vantagens advindas das práticas realizadas pelos usuários da Unidade Básica, como diminuição da ansiedade, maior adesão e convívio social com momentos de confraternização e motivação, favorecendo a criação de vínculos e ao exercício das identidades dos sujeitos sociais envolvidos no processo. Foi constatado que a dança circular visa atingir algo além do olhar biomédico, pois considera aspectos psicológicos, sociais e culturais que também são necessários para a promoção de saúde, podendo ser realizada em qualquer espaço de convivência, com o mais variado público. O aprendizado para os alunos significou acima de tudo a ampliação da visão sobre as formas de cuidado em saúde e a atuação dos enfermeiros nesses processos e que pra isso, faz-se necessário inicialmente, uma abertura para a incorporação dessas práticas no processo de trabalho do enfermeiro, assim como a constatação da necessidade de aprofundamento teórico-prático para o seu desenvolvimento com qualidade e responsabilidade técnico-científica e ético-política. Foi constatado também que a orientação madura de docentes e enfermeiros dos serviços, possibilitando o contato e a vivência dos alunos com essas práticas é fundamental para a incorporação futura das mesmas por parte dos futuros enfermeiros.


Palavras-chave


Terapias complementares; Atenção primária à saúde; Enfermagem.