Associação da Rede Unida, 13º Congresso Internacional Rede Unida

Anais do 13º Congresso Internacional da Rede Unida

v. 4, Suplemento 1 (2018). ISSN 2446-4813: Saúde em Redes
Suplemento, Anais do 13ª Congresso Internacional da Rede UNIDA
Tamanho da fonte: 
Módulo para a capacitação de profissionais de saúde e educação sobre interculturalidade e saúde de adolescentes e jovens.
Maria Helena Ruzany, Maria Helena Ruzany, Eloisa Grossman, Carmen Raymundo, Fernanda Graneiro

Última alteração: 2017-12-11

Resumo


Apresentação: Os profissionais de saúde e educação que lidam com adolescentes e jovens precisam ficar atentos sobre as necessidades de saúde de alguns segmentos populacionais específicos. No entanto, os programas de formação e capacitação profissional, apresentam abordagens e condutas semelhantes para toda população, sem uma preocupação com as especificidades de cada grupo. A partir dessa constatação, a Organização Pan-Americana de Saúde solicitou ao Núcleo de Estudos da Saúde do Adolescente/UERJ a criação de um material didático-pedagógico para capacitação de profissionais de saúde em interculturalidade, direitos humanos e gênero com vistas ao atendimento integral de adolescentes e jovens.

Objetivo: Apresentar a metodologia de criação de um Módulo de autoaprendizagem com o enfoque de interculturalidade, direitos humanos e gênero para a capacitação de profissionais de saúde e educação que lidam com adolescentes e jovens.

Descrição da experiência: O módulo foi construído por uma equipe multidisciplinar a partir de pesquisa bibliográfica, seminários, grupos de trabalho, visitas às aldeias indígenas, quilombos e acampamentos ciganos. A partir de diversas situações relatadas no contato com o sistema de saúde pelos adolescentes e jovens dos grupos étnicos visitados, foram criados doze casos que exemplificavam as dificuldades vivenciadas. O Módulo apresenta e debate as dificuldades dos profissionais de saúde em lidar com as peculiaridades de cada sujeito e com as diferenças inerentes de indivíduos tão diversos culturalmente.

Resultados: O Módulo vem sendo uma importante ferramenta para a capacitação dos profissionais nos temas propostos e demonstra que é possível melhorar a qualidade do atendimento integral. Vem apresentando impactos positivos no atendimento multidisciplinar com melhoria na relação adolescente-profissional de saúde.

Considerações finais: Conclui-se que o módulo poderá sensibilizar os profissionais de saúde e educação no sentido de diminuir o abismo gerado pela dificuldade de compreender o outro.


Palavras-chave


Adolescentes e jovens; interculturalidade; direitos humanos; gênero; material educativo.