Associação da Rede Unida, 13º Congresso Internacional Rede Unida
v. 4, Suplemento 1 (2018). ISSN 2446-4813: Saúde em Redes
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CONFLITOS ORGANIZACIOAIS: ESTRATÉGIA DE EDUCAÇÃO PERMANENTE EM UM PRONTO SOCORRO INFANTIL
Última alteração: 2018-01-06
Resumo
INTRODUÇÃO: As situações de conflitos estão presentes em diversos ambientes na vida cotidiana, principalmente entre equipes de trabalho como a dos profissionais de enfermagem. O onflito organizacional pode ocorrer de forma individual, coletiva e entre grupos de pessoas (departamentos e setores). Tais situações são geradas em relações sociais com disputas de papéis, diversificação de tarefas, falte de confiança, escassez de recursos e dentre outras, e dependendo da forma que são conduzidas podem gerar tanto efeitos positivos como danosos entre trabalhadores. Deste modo o profissional enfermeiro, dentre suas atribuições, assume papel mediador dos conflitos vivenciados na equipe de enfermagem (SPAGNOL E L´ABBATE, 2010; PEREIRA et al., 2013) OBJETIVO: relatar uma experiência vivenciado pelos acadêmicos do oitavo período do curso de enfermagem em hospital e pronto socorro infantil na cidade de Manaus-Amazonas. MÉTODO: relato de experiência de acadêmicos do curso de enfermagem de uma atividade de educação permanente, no âmbito de práticas no estágio curricular supervisionado da disciplina saúde da criança, realizada em hospital e pronto socorro infantil na cidade de Manaus-Amazonas. Como estratégia educativa, utilizou-se a roda de conversa, oportunizando um espaço de diálogo entre os sujeitos participantes do estudo, constituindo uma prática libertadora a luz do pensamento de Paulo Freire na educação popular (FREIRE, 2002 E SAMPAIO et al, 2014). Para o desenvolvimento da atividade, buscou-se um ambiente acolhedor, calmo, com música relaxante e técnicas de massagem nas mãos com o intuito de promover o conforto e facilitar a reflexão das idéias e opiniões quanto à temática proposta, final, foi oferecido um descontraído coffee break. A atividade teve duração de uma hora e vinte minutos, contou com a participação de cinco acadêmicos e 16 técnicos de enfermagem. Por se tratar de um relato de experiência, o estudo não necessitou de submissão ao Comitê de Ética em Pesquisa. RESULTADO: O discurso entre os participantes revelou uma importante tomada de consciência quanto às inúmeras situações de conflitos vivenciadas nos seus ambientes de trabalho, as quais muitas das vezes passam despercebidas e não são resolvíveis no momento em que acontecem, causando insatisfação e desmotivação profissional. Além disso, despertou nos acadêmicos o interesse de conhecer os diferentes processos de mediação de conflitos como: abrandamento, confrontação, negociação e dentre outras maneiras utilizadas com ferramentas para evitar e minimizar as situações de conflito organizacional. CONCLUSÃO: A roda de conversa constituiu um método oportuno e eficaz para o desenvolvimento de práticas educativas com grande possibilidade de exposição e troca de conhecimentos e experiências, que levam ao pensamento crítico, reflexivo e político, que tendem a causar mudanças de atitudes e comportamentos, especialmente no tange a temática proposta neste estudo. O estudo também sugere que o profissional enfermeiro, por ter dentre suas competências a liderança da equipe de enfermagem, precisa de um aporte teórico-científico para gerenciar as relações interpessoais que ocorrem no processo de trabalho, de modo que seja capaz de conduzir e mediar às situações de conflito de uma forma positiva e adequadas para melhor desempenho e satisfação no desenvolvimento das práticas de cuidado a criança.
Palavras-chave
Educação em saúde, Gestão de conflitos, enfermagem