Associação da Rede Unida, 13º Congresso Internacional Rede Unida

Anais do 13º Congresso Internacional da Rede Unida

v. 4, Suplemento 1 (2018). ISSN 2446-4813: Saúde em Redes
Suplemento, Anais do 13ª Congresso Internacional da Rede UNIDA
Tamanho da fonte: 
PERFIL DAS PRESCRIÇÕES DE ANTIMICROBIANOS ATENDIDAS NO PRIMEIRO SEMESTRE DE 2017 NA UNIDADE BÁSICA DE SAÚDE DE BOA VISTA - SERRA
RAMON OTT VARGAS, Ana Carolina Zortea Pacheco, Lauanny Guimarães Bastos, Francisco Senna de Oliveira Neto, Cláudia Maria Carone Ramos

Última alteração: 2017-12-12

Resumo


APRESENTAÇÃO: As doenças infecciosas representam grande parte das demandas por serviços médicos nas unidades básicas de saúde, tendo papel de destaque na infância. Diante disso, é de se esperar que os antimicrobianos sejam uma classe de medicamentos muito prescrita na atenção básica, ocupando as primeiras posições entre as classes farmacológicas mais empregadas neste tipo de serviço. Os resultados encontrados poderão ser utilizados pelos profissionais desta unidade para fins de enfatizar as necessidades e as demandas do serviço, buscando sempre o aperfeiçoamento deste, por meio de ações de prevenção, promoção e recuperação da saúde, tendo em mente que o Sistema ùnico de Saúde - SUS está em constante construção.A prescrição do antimicrobiano é desafiadora e complexa, uma vez que a escolha do medicamento deve ser fundamentada na individualidade do paciente, nas noções de infecção, no entendimento  dos grupos bacterianos, da microbiota habitual humana, além das características dos antibióticos. Desta forma, uma prescrição ideal deverá elencar sempre o antimicrobiano que: tiver ação bactericida, espectro de ação mais específico possível, menor concentração inibitória mínima, maior biodisponibilidade em determinado sítio de infecção, melhor comodidade posológica, ser compatível com o estado clínico do paciente, ser menos tóxico e de menor custo possível. É bem sabido que a resistência bacteriana tem estreita ligação com o uso irracional dos antimicrobianos. Neste sentido, alguns estudos mostram que é essencial monitorar os padrões de uso desta classe farmacológica, a fim de se conhecer o perfil prescritor da unidade em particular e, a partir de então, avaliar a necessidade da implantação de medidas que visem o uso racional dos antimicrobianos, notar  o impacto das medidas implementadas e também avaliar as variações nas taxas de resistência bacteriana após a adoção destas Este trabalho visa, portanto, elucidar o perfil das prescrições de antimicrobianos atendidas no primeiro semestre de 2017 na Unidade Básica de Saúde de Boa Vista situada no bairro de mesmo nome, no município de Serra, Espírito Santo.
DESENVOLVIMENTO: O estudo enquadra-se no tipo descritivo transversal. Esta pesquisa foi desenvolvida através do levantamento dos antimicrobianos contidos no arquivo da farmácia da UBS de Boa Vista observando-se as segundas vias de receitas dispensadas entre janeiro a julho de 2017 e preenchendo cada item da lista de variáveis de interesse em uma planilha construída no programa Microsoft Office Excel 2007. As variáveis de interesse avaliadas foram: Nome Genérico, Classe Farmacêutica, Dose, Posologia, Via de Administração. A presente pesquisa foi planejada de acordo com a Resolução CNS 466/2012 e os pesquisadores se comprometem a segui-la cumprindo o que consta neste projeto. A pesquisa foi realizada utilizando como fonte de dados as segundas vias dos receituários de antimicrobianos arquivados pela farmácia da UBS de Boa Vista com o foco na prescrição médica. Não foram analisados dados populacionais e/ou pessoais.

RESULTADOS: Após busca manual dos receituários arquivados identificou-se um total de 2031 prescrições de antimicrobianos no período de 01 de janeiro a 30 de junho do ano de 2017. Destes, foram identificadas trinta e oito drogas distintas dispostas em nove classes farmacológicas. São elas: Macrolídeos, Cefalosporinas, Quinolonas, Aminoglicosídeos, Tetraciclinas, Imidazóis, Sulfonamidas, Penicilinas e Mupirocina. O antibiótico com maior dispensação pela farmácia da UBS de Boa Vista foi Amoxicilina (isolada ou em associação com Ácido Clavulânico), representando 45% de todas as prescrições atendidas pela UBS. No segundo lugar encontra-se a droga Azitromicina representando 17,33%. Quanto à via de administração, 1764, ou seja, 86.8% das prescrições foram de administração oral, das quais, 372 prescrições eram na forma de suspensão e 1392 de comprimido ou cápsula. A segunda via de administração mais prescrita foi a tópica, com 199 prescrições. As vias intramuscular, oftálmica e otológica, apresentaram, respectivamente, 44, 10 e 13 prescrições, representando juntas apenas 3% do total.Em um estudo realizado no município de Ijuí no estado do Rio Grande do Sul, em que se avaliou o perfil da prescrição e dispensação de antibióticos para crianças em uma Unidade Básica de Saúde com uma amostra de 100 prescrições, Oliveira et al identificou que 45% das prescrições foram de Azitromicina 40% de Amoxicilina, o que se assemelha aos resultados encontrados da UBS de Boa Vista de forma qualitativa, considerando que as duas drogas mais prescritas foram as mesmas em ambos os casos, porém difere de forma quantitativa ao avaliarmos as percentagens das prescrições separadamente. Outro estudo realizado em Carmo do Cajuru, no estado de Minas Gerais, por Costa et al, avaliou as prescrições de antimicrobianos atendidas na farmácia pública da prefeitura e identificou que as drogas mais prescritas foram Amoxicilina (16,4%), Azitromicina (16%), Amoxicilina + Clavulanato de potássio (14,5%) e Cefalexina (8,4%), resultados semelhantes aos dispostos nesta pesquisa.
CONSIDERAÇÕES FINAIS: Este estudo concluiu que o antimicrobiano com maior número de prescrições atendidas no período de 01 de janeiro a 30 de junho de 2017 na farmácia da UBS de Boa Vista situada no município da Serra, Espírito Santo, foi Amoxicilina, da classe das Penicilinas (Betalactâmicos), essa isolada ou em associação ao Ácido Clavulânico (inibidor da enzima betalactamase), seguida de Azitromicina, da classe dos Macrolídeos. Esses dados foram semelhantes aos descritos em trabalhos realizados na rede pública de saúde em outros municípios do Brasil. Tais drogas são utilizadas nas infecções do trato respiratório superior e inferior, bem como para tratamento coadjuvante para doenças sexualmente transmissíveis como, por exemplo, a Gonorréia, entre outras indicações descritas na literatura médica, podendo sugerir, portanto, os tipos de infecções mais freqüentes na área de abrangência da UBS estudada, necessitando de novos estudos mais específicos.


Palavras-chave


Antimicrobianos; Atenção Básica; Prescrições Médicas.