Associação da Rede Unida, 13º Congresso Internacional Rede Unida

Anais do 13º Congresso Internacional da Rede Unida

v. 4, Suplemento 1 (2018). ISSN 2446-4813: Saúde em Redes
Suplemento, Anais do 13ª Congresso Internacional da Rede UNIDA
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A COMPREENÇÃO DA HANSENÍASE COM A UTILIZAÇÃO DO ALBÚM SERIADO COMO ESTRATÉGIA METODOLÓGICA
YASMIN BRABO LIMA, JOANNA ANGÉLICA AZEVEDO, DÉBORA PIMENTEL SILVA, GABRIELA OLIVEIRA LIMA, LUANA ROCHA PEREIRA, HILMA SOLANGE SOUZA, CHRISTOPHER WALLACE NASCIMENTO

Última alteração: 2018-01-06

Resumo


INTRODUÇÃO: A Hanseníase é definida como uma doença infectocontagiosa crônica, de evolução lenta, causada pelo agente etiológico Mycobacterium leprae, que acomete pele e nervos periféricos, principalmente os olhos, mãos e pés. O diagnóstico precoce e seu tratamento adequado, evitam a evolução da doença e impedem a instalação das incapacidades físicas por ela provocadas. O acolhimento baseado em uma abordagem humanizada ao usuário favorece a adesão e compromisso com o tratamento, de forma, que a realização de ações educativas nos serviços de saúde proporciona aos clientes conhecimento sobre a patologia e a quebra do estigma social. Para isso, há uma série de estratégias que podem servir como ferramenta para o trabalho em educação em saúde, auxiliando o educador na transmissão de informações. O álbum seriado é um instrumento de grande valia na educação em saúde, permitindo a transmissão de informação e conhecimento por meio de imagens e esquemas que permitem o fácil entendimento por qualquer pessoa. OBJETIVOS: O estudo tem como objetivo descrever a experiência vivenciada pelos autores a partir de uma ação educativa, em uma unidade básica de saúde, acerca da hanseníase e de seus mais diversos aspectos, referindo à importância de dialogar com a comunidade sobre a temática para a desmitificação de alguns tabus que ainda geram preconceito e discriminação em torno da doença. MÉTODO DO ESTUDO: Trata-se de um estudo qualitativo, descritivo, do tipo relato de experiência, realizado por acadêmicos de Enfermagem da Universidade Federal do Pará, durante a aula prática da Atividade Curricular Semi-Internato em Saúde Coletiva. Foi realizado em uma Unidade Básica de Saúde da cidade de Belém, Pará, com usuários na sala de espera. Foi utilizado como método uma exposição dialogada e o recurso didático adotado (álbum seriado), foram selecionados pensando em o maior número de presentes no local, além do conforto dos mesmos, no momento da atividade. RESULTADOS: Percebeu-se que os usuários possuíam uma série de estigmas em relação à doença, além de pouca divulgação informativa, evidenciando que as pessoas acometidas pela enfermidade ainda são excluídas do seu convívio social e tem resistência na realização do tratamento, o que está intrínseco à falta de abordagem sobre o tema em escolas, mídia e comunidades. A falta de informação acerca desta enfermidade pelo indivíduo causa temor, principalmente pelas deformidades físicas ocasionadas e o sentimento de rejeição da sociedade.  CONSIDERAÇÕES FINAIS: É fundamental oferecer na rede pública um trabalho com uma equipe de saúde, com abordagem interdisciplinar, que promova a educação em saúde para a população em geral e; contribua de modo significativo para que estes sujeitos descubram seus valores como seres integrantes da sociedade, ajudando-os no seu processo de reintegração e reinserção social. Os desafios são muitos, mas cabe à equipe multiprofissional que atende no programa de hanseníase, conhecer as peculiaridades e dificuldades, promover a educação em saúde, de forma a contribuir para melhor atendimento, diagnóstico precoce e tratamento adequado aos indivíduos portadores, visando à promoção de saúde de famílias e comunidades.


Palavras-chave


Hanseníase; Atenção Primária à Saúde; Educação em Saúde.