Associação da Rede Unida, 13º Congresso Internacional Rede Unida
v. 4, Suplemento 1 (2018). ISSN 2446-4813: Saúde em Redes
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CONTRIBUIÇÕES DO VER-SUS NA FORMAÇÃO PROFISSIONAL E NA EFETIVAÇÃO DA POLÍTICA DE SAÚDE
Última alteração: 2017-12-20
Resumo
O Projeto Vivências e Estágios na Realidade do Sistema Único de Saúde (VER-SUS) objetiva estimular a formação de trabalhadores para o SUS, comprometidos eticamente com os princípios e diretrizes do sistema, fornecendo um estágio observacional com propósito de oportunizar vivências na realidade do sistema. Nesse sentido, objetiva-se relatar a experiência de vivência no VER-SUS e discutir sobre a contribuição que esse projeto traz para a formação profissional. Trata-se de um relato de experiência de vivência no VER-SUS em um município do Rio Grande do Norte, no Nordeste brasileiro, através da observação diária durante a vivência nas visitas realizadas aos equipamentos sociais; das falas dos atores sociais entrevistados; em reuniões e rodas de conversa e nas interlocuções com os preceptores/facilitadores. Sabe-se que a formação profissional em saúde ainda se encontra no modelo tradicional de ensino onde existe pouca integração com os aspectos práticos. O VER-SUS possibilitou vivência prática em todos os níveis de atenção e, ainda, estimulou a reflexão acerca das potencialidades e fragilidades dos serviços oferecidos na rede de saúde, assim como possibilitou a compreensão da articulação entre a micro e a macroestrutura de saúde e suas injunções com outros serviços e políticas sociais na localidade estudada e na região. Através da escuta dos relatos da população, em especial, nos foi possível verificar que a política de saúde tem fragilidades dentro das proposições do Movimento Brasileiro da Reforma Sanitária pelos fatores do orçamento e financiamento, bem como questões de planejamento para a execução conforme as necessidades reais dos munícipes. Com isso, através da escuta da população e da gestão, pode-se propor sugestões e estratégias para se efetivar uma política de Saúde do Município mais efetiva e na concepção do direito, principalmente quanto ao fortalecimento da participação social como uma maneira de enfrentamento coletivo dos problemas de saúde local e formação de consciência sanitária. A integração entre a tríade educação, trabalho e saúde possibilitada pelo projeto promoveu qualificação tanto para a formação profissional dos que vivenciaram quanto para a gestão municipal que pode, através de um olhar ampliado, receber sugestão de melhorias para a efetivação da política de Saúde do Município e a população em seu aprendizado para a uma melhor participação social na luta por seus direitos de cidadania em saúde.
Palavras-chave
Educação; Sistema Único de Saúde; Estágios