Associação da Rede Unida, 13º Congresso Internacional Rede Unida

Anais do 13º Congresso Internacional da Rede Unida

v. 4, Suplemento 1 (2018). ISSN 2446-4813: Saúde em Redes
Suplemento, Anais do 13ª Congresso Internacional da Rede UNIDA
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CONTRIBUIÇÕES DO VER-SUS NA FORMAÇÃO PROFISSIONAL E NA EFETIVAÇÃO DA POLÍTICA DE SAÚDE
Bianca Calheiros Cardoso, Marília Souto de Araújo, Soraya Maria de Medeiros, Nayara Cristina da Silva Bento, Márcia Laélia de Oliveira Silva, Fillipi André dos Santos Silva, Jordana de Oliveira Freire, Raphael Raniere Oliveira Costa

Última alteração: 2017-12-20

Resumo


O Projeto Vivências e Estágios na Realidade do Sistema Único de Saúde (VER-SUS) objetiva estimular a formação de trabalhadores para o SUS, comprometidos eticamente com os princípios e diretrizes do sistema, fornecendo um estágio observacional com propósito de oportunizar vivências na realidade do sistema. Nesse sentido, objetiva-se relatar a experiência de vivência no VER-SUS e discutir sobre a contribuição que esse projeto traz para a formação profissional. Trata-se de um relato de experiência de vivência no VER-SUS em um município do Rio Grande do Norte, no Nordeste brasileiro, através da observação diária durante a vivência nas visitas realizadas aos equipamentos sociais; das falas dos atores sociais entrevistados; em reuniões e rodas de conversa e nas interlocuções com os preceptores/facilitadores. Sabe-se que a formação profissional em saúde ainda se encontra no modelo tradicional de ensino onde existe pouca integração com os aspectos práticos. O VER-SUS possibilitou vivência prática em todos os níveis de atenção e, ainda, estimulou a reflexão acerca das potencialidades e fragilidades dos serviços oferecidos na rede de saúde, assim como possibilitou a compreensão da articulação entre a micro e a macroestrutura de saúde e suas injunções com outros serviços e políticas sociais na localidade estudada e na região. Através da escuta dos relatos da população, em especial, nos foi possível verificar que a política de saúde tem fragilidades dentro das proposições do Movimento Brasileiro da Reforma Sanitária pelos fatores do orçamento e financiamento, bem como questões de planejamento para a execução conforme as necessidades reais dos munícipes. Com isso, através da escuta da população e da gestão, pode-se propor sugestões e estratégias para se efetivar uma política de Saúde do Município mais efetiva e na concepção do direito, principalmente quanto ao fortalecimento da participação social como uma maneira de enfrentamento coletivo dos problemas de saúde local e formação de consciência sanitária. A integração entre a tríade educação, trabalho e saúde possibilitada pelo projeto promoveu qualificação tanto para a formação profissional dos que vivenciaram quanto para a gestão municipal que pode, através de um olhar ampliado, receber sugestão de melhorias para a efetivação da política de Saúde do Município e a população em seu aprendizado para a uma melhor participação social na luta por seus direitos de cidadania em saúde.

Palavras-chave


Educação; Sistema Único de Saúde; Estágios