Associação da Rede Unida, 13º Congresso Internacional Rede Unida

Anais do 13º Congresso Internacional da Rede Unida

v. 4, Suplemento 1 (2018). ISSN 2446-4813: Saúde em Redes
Suplemento, Anais do 13ª Congresso Internacional da Rede UNIDA
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Um administrador contribuindo na formação de profissionais do SUS no Alto Solimões - AM
jerfeson Nepumuceno caldas

Última alteração: 2017-12-20

Resumo


APRESENTAÇÃO: O tema proposto contempla o registro da minha experiência na prática docente, atuando como tutor no curso de Educação Permanente em Gestão Regionalizada do SUS no Alto Solimões no Estado do Amazonas, programa de formação que utilizou a metodologia Ativa, como ferramenta de ensino-aprendizagem. O registro dos momentos que vivi oportunizou um diálogo entre reflexões teóricas que contribuíram para compreensão dos significados do processo de aprendizagem e as contribuições que trouxeram para minha prática docente. De alguma forma, os diversos momentos vividos por mim, durante o curso, me trouxeram novas aprendizagens, pois como tutor/aluno compartilhei uma série de ações que me fez agir de maneira diferente, inclusive no meu trabalho, e poder narrar este momento tão singular, penso que contribuirá com formação de muitos outros profissionais que atuam na gestão e na formação de outros profissionais. O objetivo foi narrar à trajetória de atuação docente deste profissional de administração, no curso Educação Permanente em Gestão Regionalizada no Alto Solimões no Estado do Amazonas, fazendo uma reflexão sobre a importância do desenvolvimento profissional para formação de novos profissionais de saúde. Como método, foi utilizada uma abordagem qualitativa, do tipo descritiva, optou-se por um método de narrativa, que segundo Souza (2006 citado por BOLDARINE, 2010), “permitem adentrar num campo subjetivo e concreto, através de texto narrativo, das representações de professores, sobre as relações de ensino-aprendizagem, sobre a identidade profissional, os ciclos de vida e, por fim, busca entender os sujeitos e os sentidos e situações do/no contexto escolar.” Coforme Prado e Soligo (2005) na construção da narrativa, o texto ajuda na construção lógica dos acontecimentos relacionados à experiência de formação, à prática profissional e também a vida, explicitando, justificando ou ilustrando o que está sendo contado. DESCRIÇÃO DA EXPERIÊNCIA: O curso fez parte do Programa de Educação Permanente em Gestão Regionalizada, sendo uma proposta de disparar processos regionalizados na gestão do sistema estadual de saúde no Estado do Amazonas, uma estratégia de produção de inteligência sobre o SUS, produzindo conhecimentos a partir das necessidades e especificidades locais, os participantes do curso atuam como ator, capazes de operar uma rede de gestão, com capacidade cientifica considerando a realidade locorregional Fiocruz/ILDM (2013). A iniciativa do SUS com a aprovação da Política Nacional de Educação Permanente em Saúde (PNEPS) em 2003, focada adequação do trabalho alavanca um novo olhar para os serviços, incentivando o crescimento e a satisfação intelectual dos trabalhadores da saúde, sendo possível, adequar a gestão da formação para uma ação viva, a partir das experiências de vida de cada trabalhador, das equipes de trabalho, das diversidades locais e suas práticas para construção efetiva de novas tarefas de trabalho. Os encontros iniciais de formação do aluno-tutor foram imprescindíveis para que eu compreendesse a formatação do curso, o papel do aluno, do tutor, o material utilizado, os meios e mecanismos para desenvolvimento dos encontros. Tomei conhecimento do que seria Metodologia Ativa, base pedagógica utilizada nos encontros e que o tutor deveria desenvolver suas ações com os estudantes. Neste programa, o aluno-tutor tem um papel diferenciado, pois o mesmo deve construir os objetivos de aprendizagem propostos, necessitando compreender, conhecer e aprender sobre as temáticas abordadas nos encontros estaduais, assim como, das situações-problema e atividades desenvolvidas nos encontros regionais. Fiocruz/ILDM (2013). Surgia para mim o desafio de fazer uma reflexão sobre a realidade de saúde do Alto Solimões, compreendendo as mudanças que ocorrem na região, envolvendo neste conjunto a implementação da regional de saúde da região, promovendo também um processo de discussão e compreensão das necessidades a partir das interações que seriam desenvolvidas nos encontros regionais. As diversas atividades realizadas com base nas situações-problemas foram um disparador de debate, reflexão e construção de novos cenários, em resposta as expectativas e necessidades de saúde do Alto Solimões. A utilização de textos de apoio, produzidos por profissionais inseridos no programa, serviram de apoio para o processo de produção de conhecimento. Desta forma, na condição de tutor e aluno, vivi uma situação, nas mesmas dificuldades e construindo no coletivo as mudanças da realidade, dentro de uma proposta pedagógica interativa e com forte incentivo, com base em metodologias ativas. IMPACTOS: O incentivo dos alunos-tutores levaram os alunos a desenvolver uma capacidade de análise das situações, com base nas condições loco-regionais e apresentar soluções, considerando o perfil psicossocial da região em que estão inseridos. Neste novo cenário de organização e reordenamento das redes de atenção em saúde no país, discutimos e construímos conhecimentos para compreender como a região de saúde do Alto Solimões estava se estruturando. Os encontros regionais, permitiram a construção dos mapas da saúde da regional, identificaram a realidade local, quanto aos aspectos sociais, econômicos, institucionais e de organização da rede de saúde da região, levantando também, as interdependências de comunicação, transporte, recursos humanos, estruturas físicas, entre outros elementos constituintes desta rede. Os encontros promoveram intensas discussões e reflexões a cerca, sobretudo, das dificuldades encontradas para realizarem os procedimentos e atendimento efetivo das pessoas que residem na região. CONSIDERAÇÕES FINAIS: A convivência e os objetivos dos conteúdos estudados renovou em mim a esperança de que estou sim, envolvido na melhoria das condições de saúde da população do meu país, na compreensão do que deve ser feito em favor da estrutura e das condições dos serviços existentes no meu Estado do Amazonas e na minha região, sobre o papel que devo assumir quando atuando como gestor, e sobretudo utilizando a força de trabalho das nossas instituições como promotora de novos conhecimentos. As experiências, informações, conhecimento técnico e cientifico são capazes de transformar essa realidade, e que depende única e exclusivamente delas o sucesso deste que é o mais importante sistema no conjunto das políticas de saúde do nosso país, o Sistema Único de Saúde – SUS.


Palavras-chave


Educação Permanente; Formação Profissional: Sistema Único de Saúde.