Associação da Rede Unida, 13º Congresso Internacional Rede Unida
v. 4, Suplemento 1 (2018). ISSN 2446-4813: Saúde em Redes
Última alteração: 2017-12-17
Resumo
Apresentação: o trabalho objetiva relatar experiência de cuidado às crianças frequentadoras do Centro de Referência a Assistência Social - CRAS Aldeota do município de Tauá – CE, que ocorreu por meio da articulação intersetorial, da equipe multiprofissional de residentes, entre assistência social e de saúde. Desenvolvimento: A pesquisa é caracterizada como pesquisação e tem base em análise de diário de campo e observação dos pesquisadores envolvidos. Houve a participação de residentes das equipes de saúde da família, saúde mental e saúde coletiva no processo de cuidado. A ação ocorreu em dois turnos com dois grupos de dez a quinze crianças com idade de sete a doze anos. Foram realizadas ações de aplicação de flúor, roda de conversa lúdica sobre alimentação saudável, o brincar, através de twister (jogo), desenho referente às atividades realizadas e feedback com as crianças durante a exposição dos desenhos. Resultados: Inicialmente foi realizado cuidado com a saúde bucal das crianças por meio da aplicação de flúor e orientações de higiene bucal. Após isso, realizou-se uma roda de conversa com nutricionista residente, o qual obteve participação relevante das crianças, que respondiam as perguntas, demonstravam preocupação com a alimentação e realizavam relatos das suas experiências e rotina alimentares. Foi possível identificar pelas falas das crianças que há em alguns casos dificuldades referentes à informação, às condições sociais e de renda das famílias, porém as crianças se sensibilizaram com o diálogo. No momento seguinte foi realizado jogo de twister. A maioria das crianças não conhecia o jogo e todos se motivaram a participar. Durante a atividade foi demonstrado pelas crianças determinação, concentração, cooperação e reconhecimento do espaço e das habilidades corporais. Também foi perceptível situações de bullying e exclusão de uma criança com alteração no desenvolvimento pelas as outras crianças. Posteriormente foi feito momento reflexivo por meio do desenho, solicitou-se às crianças que retratassem as vivências ocorridas. Surgiram desenhos de árvores frutíferas, frutas, paisagens naturais e o jogo do twister. Em um dos desenhos foi identificado siglas de facção criminosa, evidenciado contexto de possível vulnerabilidade social. Por fim, as crianças relataram gostar das atividades e o interesse em mais momentos com esse perfil. Considerações finais: A ação realizada proporcionou reflexões acerca do contexto de vida das crianças e os estímulos presentes nos seus cotidianos. Haviam crianças de contextos diferenciados (classe social e nível de informação). Identificou-se a necessidade de estímulo frequente a práticas saudáveis como a alimentação saudável, a cultura de paz e o respeito às diferenças. Além disso, a ampliação do repertório do brincar apresenta relevância, pois é uma ocupação fundamental para o desenvolvimento pleno da criança, a qual aprende brincando.