Associação da Rede Unida, 13º Congresso Internacional Rede Unida

Anais do 13º Congresso Internacional da Rede Unida

v. 4, Suplemento 1 (2018). ISSN 2446-4813: Saúde em Redes
Suplemento, Anais do 13ª Congresso Internacional da Rede UNIDA
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A INTEGRALIDADE DO CUIDADO JUNTO ÀS CRIANÇAS FREQUENTADORAS DO CRAS ALDEOTA DE TAUÁ – CE: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA
Jamilia Soares Soares de Farias, Brena Dielle Anastacio de Sousa, Nara Bezerra Custódio Mota, Cássio Marques Ribeiro, Antonio Charles de Oliveira Nogueira, Gina Késsia Alves do Carmo, Luis Rocildo Caracas Vieira e Souza, Rose Barbosa de Sousa Nogueira

Última alteração: 2017-12-17

Resumo


Apresentação: o trabalho objetiva relatar experiência de cuidado às crianças frequentadoras do Centro de Referência a Assistência Social - CRAS Aldeota do município de Tauá – CE, que ocorreu por meio da articulação intersetorial, da equipe multiprofissional de residentes, entre assistência social e de saúde. Desenvolvimento: A pesquisa é caracterizada como pesquisação e tem base em análise de diário de campo e observação dos pesquisadores envolvidos. Houve a participação de residentes das equipes de saúde da família, saúde mental e saúde coletiva no processo de cuidado. A ação ocorreu em dois turnos com dois grupos de dez a quinze crianças com idade de sete a doze anos. Foram realizadas ações de aplicação de flúor, roda de conversa lúdica sobre alimentação saudável, o brincar, através de twister (jogo), desenho referente às atividades realizadas e feedback com as crianças durante a exposição dos desenhos.  Resultados: Inicialmente foi realizado cuidado com a saúde bucal das crianças por meio da aplicação de flúor e orientações de higiene bucal. Após isso, realizou-se uma roda de conversa com nutricionista residente, o qual obteve participação relevante das crianças, que respondiam as perguntas, demonstravam preocupação com a alimentação e realizavam relatos das suas experiências e rotina alimentares. Foi possível identificar pelas falas das crianças que há em alguns casos dificuldades referentes à informação, às condições sociais e de renda das famílias, porém as crianças se sensibilizaram com o diálogo. No momento seguinte foi realizado jogo de twister. A maioria das crianças não conhecia o jogo e todos se motivaram a participar. Durante a atividade foi demonstrado pelas crianças determinação, concentração, cooperação e reconhecimento do espaço e das habilidades corporais. Também foi perceptível situações de bullying e exclusão de uma criança com alteração no desenvolvimento pelas as outras crianças. Posteriormente foi feito momento reflexivo por meio do desenho, solicitou-se às crianças que retratassem as vivências ocorridas. Surgiram desenhos de árvores frutíferas, frutas, paisagens naturais e o jogo do twister. Em um dos desenhos foi identificado siglas de facção criminosa, evidenciado contexto de possível vulnerabilidade social. Por fim, as crianças relataram gostar das atividades e o interesse em mais momentos com esse perfil. Considerações finais: A ação realizada proporcionou reflexões acerca do contexto de vida das crianças e os estímulos presentes nos seus cotidianos. Haviam crianças de contextos diferenciados (classe social e nível de informação).  Identificou-se a necessidade de estímulo frequente a práticas saudáveis como a alimentação saudável, a cultura de paz e o respeito às diferenças. Além disso, a ampliação do repertório do brincar apresenta relevância, pois é uma ocupação fundamental para o desenvolvimento pleno da criança, a qual aprende brincando.

 


Palavras-chave


Integralidade do cuidado; infância; ação intersetorial