Associação da Rede Unida, 13º Congresso Internacional Rede Unida

Anais do 13º Congresso Internacional da Rede Unida

v. 4, Suplemento 1 (2018). ISSN 2446-4813: Saúde em Redes
Suplemento, Anais do 13ª Congresso Internacional da Rede UNIDA
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Educação Popular Em Saúde do Escolar em Territórios de Atenção Primária
Vanessa Lopes do Nascimento, Keldiane Oliveira de Souza, Camila Soares de Carvalho, João Neto, Huanne Soel Feitosa Rolim, Luiz Augusto ferraz, Márcia Maria Dantas Cabral de Melo, Jailma Santos Monteiro

Última alteração: 2017-12-20

Resumo


Do que se trata: Esse é um relato de experiência extensionista, vivenciada pela equipe de professores, estudantes de Odontologia e Nutrição da UFPE, participantes do projeto de integração ensino-serviço e comunidade sobre “Promoção de saúde bucal do adolescente: uma abordagem integrada na ABS do Recife”-, realizado conjuntamente com a comunidade de uma escola pública municipal e os dentistas do Distrito Sanitário IV(DSIV) de Recife-Pe em processos de educação permanente sobre suas práticas voltadas à saúde escolar. O projeto foi concebido a partir do reconhecimento da necessidade de se desenvolver um trabalho pautado nos princípios da Promoção da Saúde,  da Educação Popular em Saúde (EPS) contemplando a Segurança Alimentar e Nutricional (SAN), o Direito Humano a Alimentação Adequada (DHAA) e a Saúde Bucal. Objetivo: desenvolver estratégias pedagógicas de EPS com a participação dos dentistas do DSIV, que participaram de rodas de conversas para refletir sobre suas práticas de educação em saúde voltadas aos adolescentes, junto a escolares de um território de uma unidade de saúde da família do DSIV indicado pelo coletivo de dentistas. Descrição da Metodologia: A escola foi indicada pelos dentistas do DS I, dois deles foram os profissionais de referencias e organização das agendas de participação dos demais. Utilizou-se de metodologias educativas ativas e participativas, por meio da ludicidade e da criatividade. De forma mais específica, objetivou-se: a) identificar, junto aos participantes, os principais problemas referentes a alimentação, nutrição e saúde bucal; b) desenvolver atividades para resolução dos problemas apontados; c) estimular a formação para a cidadania; d) avaliar práticas e conhecimentos sobre alimentação saudável e saúde bucal; e) registrar e divulgar as atividades realizadas a fim de sistematizar e democratizar os saberes apreendidos e produzidos; f) elaborar materiais lúdicos e educativos. As ações foram realizadas de forma contínua, semanalmente, por duas horas, entre os meses de fevereiro a junho de 2017, com um grupo de adolescentes e professores da Escola Municipal Engenho do Meio. Inicialmente, realizou-se diagnóstico participativo entre os atores do serviço da gestão da escola indicada e os professores. Após as trocas de saberes, de concepção do trabalho da saúde na escola e pactuações de agenda, se deu sequência ao diagnóstico participativo, junto ao grupo de alunos indicado para essa experiência, por meio de rodas de conversas e oficinas temáticas, que possibilitou aos participantes, momentos de reflexão e autonomia, uma vez que os mesmos se sentiram estimulados a identificar e manifestar problemas percebidos por eles, referentes à alimentação saudável e a saúde bucal, na escola, na família e na comunidade. Além disso, referiram o que desejavam sobre as temáticas a serem trabalhadas. A análise reflexiva sobre o diagnóstico constituiu-se em um norteador das ações propostas, apontando as potencialidades do grupo, seus aspectos positivos e suas limitações. Decididas as ações, construiu-se uma agenda de atividades, planejadas semanalmente, de acordo com as demandas e necessidades apontadas. Nessa perspectiva, dinâmicas e brincadeiras foram trazidas com a finalidade de sensibilizar e criar um ambiente de confiança, alegria e amorosidade entre os participantes. As Temáticas de saúde trabalhadas seguiram duas das linhas de ação indicadas pelas Diretrizes da Política Nacional de Promoção da Saúde de 2010 e referentes à segurança alimentar e promoção da alimentação saudável saúde e prevenção nas escolas. Assim foram incluídos temas sobre: alimentação saudável; SAN e cidadania (aspectos da alimentação e da nutrição pautadas no direito e deveres dos cidadãos); agroecologia, ecologia integral; aproveitamento integral dos alimentos; saúde bucal (saúde, prevenção na escola e construção do autocuidado). Em todo o processo os produtos gerados e os resultados de cada ação realizada eram avaliados coletivamente, num fazer, refazer, mudar, buscar novas possibilidades para a ação.Efeitos e Resultados da ação: Realizaram-se sete encontros, se utilizando de oficinas temáticas, rodas de conversas, brincadeiras, jogos, dinâmicas, culinária criativas, que foram elaboradas em processo e por várias mãos: 1) É cantando que a gente se conhece: aproximação e construção de vínculos e afetos; 2) É brincando que a gente aprende: troca de saberes sobre alimentação e saúde; 3) - É olhando que a gente conhece o território da boca: conhecer para cuidar; 4) É expiando que vejo a vida do meu bairro: identificando no território de moradia  problemas de saúde; 5) Com folhas escrevo problemas e acho soluções:  construção da árvore dos problemas e soluções6) Não se come com os olhos: para que servem os dentes; 7) Comer bem faz bem: preparando uma comidinha gostosa e saudável. Com as ações desenvolvidas, foi possível perceber que, na perspectiva pedagógica, o aprendizado dos temas dialogados foi eficaz. Os conhecimentos adquiridos se fizeram presentes nas falas exteriorizadas pelas crianças durante as rodas de conversas e nas oficinas temáticas. Foram construídos laços afetivos, troca de saberes e novos significados do encontro entre o ensino-serviço e escola foram relatados pelos alunos, professores e os dentistas participantes. A avaliação do processo vivido apontou novas possibilidades multiplicadoras, como  estratégicas educativas,  voltadas aos demais escolares e criação de espaços de encontro e diálogo comunitário, protagonizados  pelos atores envolvidos nesta experiência de integração ensino-serviço e comunidade. Entre os meses de setembro e novembro de 2017 foram realizadas ações educativas na escola conduzidas pelo grupo de alunos que participaram das oficinas de EPS, sob o apoio dos extensionistas. Após uma votação o grupo foi denominado de “Acelera promotores da saúde da escola”.Em decorrência das reflexões sobre cidadania e condições de saúde e moradia geradas pelas oficinas 3,4 e 5 sugiram  propostas para ações mais ampliadas para acesso aos serviços de saúde do território e utilização de uma radio comunitária para difusão de temáticas de saúde e direitos, para serem pactuadas com a comunidade escolar e junto aos pais. A partir desses resultados, pode-se constatar que as ações realizadas tiveram efeitos positivos e foram eficientes em incentivar, motivar e sensibilizar os participantes para a importância dos cuidados à saúde e sobre  a luta por direitos cidadãos. Essa constatação fortalece a concepção da importância da EPS como estratégia de empoderamento dos participantes para que esses desenvolvam uma melhor capacidade de lidar com os desafios dos determinantes sociais que influenciam o cotidiano da comunidade em que vivem. As práticas aqui apresentadas evidenciam o desenvolvimento de uma formação multiplicadora, inspirada na metodologia dialético-popular, pautada nos princípios humanísticos, incluindo as concepções pessoais, os sonhos, as memórias, as histórias e esperanças dos participantes. E, contribuem para qualificar as práticas de educação em saúde dos profissionais da Estratégia Saúde da Família do DS IV, sob os referencias adotados nesta ação de extensão. Considerações: as estratégias pedagógicas lúdicas e criativas e metodologias participativas, de natureza interdisciplinar e integralizadora, são efetivas em tornar o aprendizado mais significativo e prazeroso, favorecendo a construção de parcerias, negociação de interesses, compartilhamento dos saberes,  sentido de pertencimento e autonomia dos participantes. Além de promover uma formação contextualizada, crítica e na perspectiva emancipatória de todos os envolvidos na integração ensino-serviço e comunidade. E assim, é também brincando que a gente aprende a ser saudável!