Associação da Rede Unida, 13º Congresso Internacional Rede Unida

Anais do 13º Congresso Internacional da Rede Unida

v. 4, Suplemento 1 (2018). ISSN 2446-4813: Saúde em Redes
Suplemento, Anais do 13ª Congresso Internacional da Rede UNIDA
Tamanho da fonte: 
SISTEMATIZAÇÃO DA ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM PARA PACIENTE COM LÚPUS ERITEMATOSO SISTÊMICO
Hellen Cristina Avila, Paula Joyce Lages

Última alteração: 2017-12-26

Resumo


SISTEMATIZAÇÃO DA ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM PARA PACIENTE COM LÚPUS ERITEMATOSO SISTÊMICO

INTRODUÇÃO

Este trabalho tem por objetivo viabilizar o conhecimento do profissional de enfermagem quanto aos cuidados a pacientes com Lúpus Eritematoso Sistêmico (LES), buscando contribuir na melhoria da qualidade de vida. O estudo buscou identificar o que versa a literatura sobre a sistematização da assistência de enfermagem para pacientes com LES e quais as medidas gerais no cuidado a estes pacientes. Logo, o estudo busca descrever a sistematização da assistência de enfermagem para pacientes com LES, além de identificar as medidas gerais no cuidado com base na literatura.

As doenças autoimunes apresentam sua base firmada em um tripé, formado por fatores genéticos, ambientais e imunológicos. Onde apenas um desses fatores ou a associação dos mesmos promove o aparecimento de uma doença autoimune. O Lúpus eritematoso sistêmico (LES) é uma doença autoimune, multissistêmica e crônica caracterizada por um vasto conjunto de autoanticorpos, particularmente anticorpos antinucleares ou fatores antinúcleo (FANs).Trata-se de uma patologia que afeta predominantemente o sexo feminino, na idade entre 20 e 60 anos.

Suas principais manifestações clínicas são febre, lesões na pele, articulações e sistema renal e em torno de 80 a 100% dos casos de LES, as articulações, a pele e o sangue são as áreas mais afetadas as alterações no sistema nervoso central e cardiopulmonar ocorrem em mais de 50 % dos pacientes e em cerca de 10% deles ocorre trombose causada pela produção de anticorpos anticardiolipina. As limitações e alterações físicas e biológicas causadas pelo quadro de LES afetam diretamente a qualidade de vida dos pacientes por ele acometida e a pratica dos profissionais.

A Sistematização da Assistência de Enfermagem (SAE) é uma metodologia que presta o cuidado de enfermagem fundamentado cientificamente, contribuindo para a promoção, prevenção, recuperação e reabilitação da saúde individual, familiar e da comunidade, fornecendo uma assistência de qualidade. A Enfermagem responsabiliza-se pela reabilitação, tanto na fase aguda da doença ou patologia, como na fase crônica, e suas ações o envolvem para atender as necessidades nos cuidados de saúde dos pacientes individualmente, impulsionando os mesmo a avaliarem sua prática no sentido de examinar, descrever, explicar e determinar os aspectos dessas respostas que exijam uma intervenção de enfermagem.

MÉTODOS

Trata-se de um estudo de revisão de literatura, de cunho descritivo que analisou estudos publicados em revistas científicas e livros. Para as buscas dos artigos utilizaram-se os descritores: Lúpus Eritematoso Sistêmico, Enfermagem, Cuidados de Enfermagem, identificados no Descritores em ciência da saúde (DESC). Foram capturados 75 artigos nas bases de dados, após a leitura foram excluídos 29 que estavam repetidos e incompletos nas bases acessada e por fim foram selecionados 21 para a elaboração da revisão descritiva.

Após a leitura dos 21 artigos, destacamos os pontos principais de informação sobre o tema principal do estudo que é a LES e assistência de Enfermagem, desta forma construímos um texto para análise e desenvolvimento dos resultados, com o intuito da obtenção do objetivo deste estudo.

Como forma de tornar didática a compreensão dos cuidados de enfermagem e a LES, desenvolvemos uma tabela orientadora com eixos norteadores de DOMINIO, DIAGNÓSTICOS E INTERVENÇÕES, perfazendo um total de 12 domínios que se sustentam através Diagnostico de Enfermagem Da North American Nursing Diagnosis Association (Nanda).

RESULTADOS E DISCUSSÃO

A Sistematização da Assistência de Enfermagem para pacientes com LES

O LES atinge em sua maioria adultos acometendo preferencialmente áreas expostas á luz solar, caracterizada por áreas de vários tamanhos, eritematosa, descamativas, bem definidas, que evoluem deixando cicatriz na face ou no couro cabeludo. Embora a doença afete todas as raças, estudos norte-americanos mostram prevalência de três a quatro vezes maiores em mulheres negras do que em brancas, acometendo entre 12 mulheres para cada homem, o que justifica a predominância de pacientes, em idade reprodutiva o acometimento de diversos órgãos e/ou sistemas pode ocorrer de forma simultânea ou sequencial e a frequência varia conforme a composição étnica e o tempo de evolução da doença.

Entre as manifestações clinicas mais frequente destacam-se as lesões de pele denominadas de vespertilio ou asa de borboleta, em maças do rosto e dorso do nariz, discoides que são bem delimitadas e profundas, dores nas articulações das mãos, Inflamação pleural no pericárdio e renal, alterações sanguíneas tais como diminuição dos glóbulos vermelhos e brancos, linfócitos ou plaquetas, a hipertermia mesmo na ausência de infecção o emagrecimento e a astenia, a hepatoesplenomegalia e gânglio também podem ocorrer em fase ativa da doença.

As doenças crônicas como LES, ao longo de sua evolução concorrem com comprometimento clinico e funcional distinto como importante impacto na vida dos pacientes, os sentidos atribuídos pela pessoa acometida por essa doença pode influenciar no seu tratamento e na forma de como lidar com as dificuldades e com os percalços implícitos nesse processo.

A assistência de enfermagem deve ser voltada para o fornecimento de informações sobre a doença, os cuidados de controle diário e suporte social. O ensino do autocuidado é um aspecto essencial para promover maior independência ao individuo no momento de lidar com alterações relacionadas ao distúrbio, ao regime terapêutico, as reações adversas de medicamentos e a sua segurança em casa.

A sistematização dos cuidados, com bases em modelos teóricos, proporciona meios para organizar, analisar e interpretar dados dos clientes, ressaltando que, através do processo de enfermagem os cuidados prestados são individualizados e direcionados aos problemas de saúde do paciente que requerem assistência de enfermagem.

O processo de diagnóstico de enfermagem (DE) tem como foco as respostas humanas às enfermidades seu tratamento e os processos de vida de cada paciente. As manifestações aqui apresentadas estão relacionadas principalmente as alterações orgânicas acarretadas pela doença crônica e autoimune LES, uma vez que as limitações físicas afetam os pacientes em seus aspectos emocionais e sociais.

CONSIDERAÇÕES FINAIS

A utilização dos diagnósticos de enfermagem possibilita o aprimoramento e atualização dos conhecimentos em enfermagem, na tentativa de identificar e reconstruir uma melhoria na qualidade de vida de cada paciente, proporcionando uma relação enfermeiro e paciente sempre buscando o sucesso nas intervenções prestadas evitando complicações decorrentes da doença.

O desenvolvimento de uma estratégia para a melhoria da qualidade de vida do paciente com LES requer uma atenção voltada para seus principais problemas e agravantes. Durante as buscas de artigos para a elaboração deste estudo observou-se que o LES interfere na qualidade de vida principalmente pela falta de informação sobre a doença levando muitos pacientes a ter uma baixa autoestima piorando assim o enfrentamento.

 

 


Palavras-chave


Lúpus Eritematoso Sistêmico, Enfermagem, Cuidados de Enfermagem.