Associação da Rede Unida, 13º Congresso Internacional Rede Unida

Anais do 13º Congresso Internacional da Rede Unida

v. 4, Suplemento 1 (2018). ISSN 2446-4813: Saúde em Redes
Suplemento, Anais do 13ª Congresso Internacional da Rede UNIDA
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As representações sociais da Educação Física para os atores escolares nas séries iniciais do ensino fundamental
Ingrid Coelho de Jesus, Luana Caroline da Silva Santos, Edna Ferreira Coelho Galvão

Última alteração: 2018-05-28

Resumo


O presente estudo se caracteriza como uma pesquisa qualitativa descritiva, desenvolvida a partir da Teoria da Representação Social. A pesquisa foi realizada com professores, coordenação pedagógica e direção escolar de duas escolas da rede municipal de Santarém-PA, os quais atuavam nas séries iniciais do ensino fundamental. Este estudo é um trabalho de pesquisa realizado no ano de 2017, o qual teve como objetivo conhecer o núcleo central das Representações Sociais dos atores escolares sobre a prática pedagógica da Educação Física na escola.

A pesquisa foi realizada em duas escolas municipais de Santarém, localizadas na periferia da cidade. Participaram 20 pessoas: professores de referência das turmas, professores da coordenação pedagógica e direção escolar das escolas selecionadas, sendo 10 participantes de cada escola, correspondendo ao total de pessoas que atuavam nas séries iniciais. Vale ressaltar que todos assinaram o Termo de Consentimento Livre e Esclarecido e a pesquisa foi aprovada pelo CEP da UEPA/Santarém sob o nº do CAEE 64387617.2.0000.5168. O instrumento empregado durante a coleta de dados foi o teste de evocação de palavras ou associação livre, onde o participante evoca um número de palavras que define ou caracteriza um objeto. Em seguida solicitou-se que as palavras fossem enumeradas em ordem crescente, considerando o grau de importância, por último, os participantes escolheram dentre as palavras a mais importante e justificaram a escolha.

Os resultados foram obtidos mediante a análise de matrizes do software Iramuteq, através do teste denominado análise prototípica, realizado a partir das categorias que surgiram na associação livre de palavras.

A associação livre de palavras proferidas pelos participantes apresentou 95 palavras evocadas, sendo 57 diferentes. Para a melhor compreensão dos dados, a partir das palavras estabeleceu-se um dicionário de 17 palavras/categorias, que permitiu a união/organização de todas as palavras evocadas, descrita a seguir: recreação, movimento, socialização, saúde, habilidades motoras, motivação, aprendizado, desenvolvimento, esporte, atividade física, disciplina, lazer, importante, valores, autonomia, interdisciplinaridade, jogos.

Para conhecer o núcleo central realizou-se no software Iramuteq a análise prototípica, o qual apresenta um diagrama de quatro quadrantes referentes às representações sociais. O primeiro quadrante (superior esquerdo) apresenta as palavras de alta frequência, que foram evocadas em primeira ordem de apresentação, apontando assim o núcleo central de uma representação, corresponde aquelas representações fortes, fixas, estruturantes da percepção do indivíduo sobre o fenômeno/fato/objeto; o segundo quadrante (superior direito) consiste na periferia mais próxima do núcleo; o terceiro quadrante (inferior esquerdo) denomina-se zona de contraste, são as palavras que tentam chegar ou permanecer no núcleo central; o último quadrante (inferior direito) refere-se à segunda periferia, onde se localizam as palavras mais distantes do núcleo.

No primeiro quadrante observa-se o núcleo central, constituído por: movimento e saúde. Na categoria movimento foram agrupadas as palavras: expressão corporal, corpo, físico, dança e corrida. A categoria saúde foi constituída pelas palavras saúde, bem-estar e higiene.

Durante muito tempo, o movimento vem sendo considerado o objeto de estudo da Educação Física, sendo o elemento percursor para o surgimento da área, pois o movimentar está presente na humanidade desde os primórdios do tempo, onde em busca da sobrevivência o homem realizava longas caminhas, corridas, saltos, etc. Atualmente ainda se discute sobre o papel da Educação Física na escola, muitos acreditam que seus conteúdos devem ser voltados para o desenvolvimento da saúde e qualidade de vida do aluno, apresenta-se que as práticas corporais devem oferecer subsídios para a aquisição de hábitos saudáveis de alimentação, higiene e atividade corporal, fazendo o aluno entender que a saúde é um direito fundamental para todos.

Na primeira periferia da representação destacaram-se com maior frequência as palavras recreação e socialização. Na categoria recreação foram agrupadas as palavras diversão, alegria, dinâmico, brincadeira, descontração, recreação e brincar. A categoria socialização constituiu as seguintes palavras: interação, coletividade, participação, integração, interagir, participação em equipe, socialização e amizade. O recrear evocado pelos participantes está associado à brincadeira e alegria.

Neste sentido, a brincadeira na escola assume papel importante no desenvolvimento do aluno. Enquanto disciplina escolar, a recreação na Educação Física não pode ser considerada apenas para passar tempo, ou para a criança liberar energia, por isso, os jogos e as brincadeiras devem estar comprometidos com objetivos que favoreçam o desenvolvimento integral da criança.

Na zona de contraste encontram-se as palavras de baixa frequência, mas consideradas importantes pelos participantes: aprendizado e esporte. Na categoria aprendizado estiveram presentes as palavras conhecimento, aprendizado e esperteza. A categoria esporte foi organizada mediante as palavras esporte e jogo de bola. Dentro da escola, a Educação Física se destaca por permitir ao aluno que se movimente através das brincadeiras, jogos e esportes, diferente das outras disciplinas, onde os mesmos ficam sentados apenas lendo e escrevendo.

Outra palavra destacada na zona de contraste é o esporte, que geralmente é o conteúdo mais presente nas aulas de Educação Física, principalmente devido ao contexto histórico da área. É uma ferramenta indispensável na educação de crianças e adolescentes, visto que possibilita a construção de valores éticos e morais, a socialização, a cooperação, a solidariedade, a disciplina, entre outros. Tais elementos são fundamentais para a formação integral do indivíduo. O esporte também pode possibilitar exclusão, seleção dos mais habilidosos, alto nível de competição e individualismo, por isso, é importante refletir sobre o modelo aplicado nas aulas, o qual não precisa seguir fielmente as mesmas regras e estratégias criadas pela sociedade.

No último quadrante, encontram-se as palavras: desenvolvimento e disciplina, consideradas as representações mais distantes do núcleo e menos importantes. A palavra desenvolvimento foi comentada no quadrante anterior. A categoria disciplina agrupou as palavras regras, comportamento e disciplina, evocados pelos participantes.

Definir a Educação Física como instrumento para disciplina, ordem e bom comportamento significa regredir no tempo, significa dizer que a área ainda sofre influência do modelo higienista e militarista, os quais objetivavam corpos fortes, saudáveis e doutrináveis.

A partir deste estudo, podemos afirmar que a representação social da Educação Física para os atores escolares está voltada para aspectos do movimento, desenvolvimento motor, socialização. Contudo, demonstram reconhecer o componente curricular na educação básica como essencial na formação integral do aluno, contribuindo significativamente nas séries iniciais para o desenvolvimento da criança, nos aspectos motor, cognitivo e social. Ressaltamos que a importância da Educação Física ainda é associada a função de promover saúde, de “fazer bem para saúde”, uma vez que este termo é encontrado no núcleo central, reforçando o modismo associada à área, que influenciado pela mídia e pela propagação do fitness na sociedade atual apresentam o movimentar-se como fator essencial para prevenção do sedentarismo e capaz de tornar cidadãos saudáveis.

Diante do exposto, faz-se necessário intervenções mais efetivas do professor de Educação Física na escola a fim que as representações sociais dos demais profissionais da escola, principalmente aqueles envolvidos com a educação de crianças na primeira fase da educação, compreendam de forma mais abrangente o papel da Educação Física neste segmento.

 


Palavras-chave


Educação Física; Representação Social; Séries Iniciais