Associação da Rede Unida, 13º Congresso Internacional Rede Unida

Anais do 13º Congresso Internacional da Rede Unida

v. 4, Suplemento 1 (2018). ISSN 2446-4813: Saúde em Redes
Suplemento, Anais do 13ª Congresso Internacional da Rede UNIDA
Tamanho da fonte: 
PASMEEN: Promoção De Saúde Mental Em Estudantes Do Ensino Médio No Instituto De Educação Do Amazonas No Município De Manaus
Andreia Doria Cardoso da Silva, Bruna da Silva Simões, Thays Cristine Torres Martins

Última alteração: 2018-01-06

Resumo


Apresentação: A adolescência é caracterizada por ser a fase do desenvolvimento humano em que ocorre múltiplas e intensas alterações no estado físico e mental. Isto ocorre, porque o adolescente está descobrindo as responsabilidades e atividades da adultez, ocasionando no mesmo, sensações como curiosidade, euforia, confusão, com comportamentos impulsivos e constantes mudanças de opiniões e metas. Expondo isso, os adolescentes estão propensos a desenvolver inúmeros transtornos mentais, como depressão, ansiedade e alguns comportamentos de risco à saúde como automutilamento, uso de drogas e suicídio, tendo em vista que a saúde mental, física e social são domínios precisamente interligadas interdependentes e em equilíbrio para o bem-estar geral dos indivíduos. Observando os dados alarmantes descritos na literatura, a saúde mental necessita ser entendida como uma questão de saúde pública, sendo relevante intervir na promoção da saúde mental dos adolescentes em escolas de ensino médio, pois, são jovens e a todo tempo sofrem pressões dos pais, da escola, da necessidade de crescer e se tornar um adulto, da necessidade de fazer uma faculdade, dentre outros aspectos na qual muitas vezes não sabem lidar e a visão distorcida e errônea que as pessoas tem dos transtornos mentais, fazem com que os adolescentes se tornem omissos em buscar tratamento. Através da explanação deste cenário, temos como objetivo neste projeto, desenvolver ações de promoção a saúde mental e prevenção contra transtornos mentais, em uma escola de ensino médio com turno integral, focando em pontos como: contribuir na construção do conhecimento acerca da interface entre estes transtornos; estimular a adoção do exercício da empatia e do entendimento emocional a diversas situações comuns nessa idade e proporcionar um ambiente que ofereça um bem-estar psicológico. Desenvolvimento: O cenário escolhido para a realização do projeto de intervenção será o Instituto de Educação do Amazonas, localizado na Avenida Ramos Ferreira, 857, Centro, no município de Manaus. As ações serão voltadas para estudantes do ensino médio, na qual os autores envolvidos são os acadêmicos de enfermagem juntamente com os professores da Instituição. Para a aplicabilidade das intervenções, utilizaremos papéis, canetas, câmeras fotográficas, cartilhas, placas com rostos de várias expressões diferentes de sentimento, jogo de xadrez, e alguns materiais de esportes, como bolas, redes, apitos, cordas, dentre outros. Estes recursos serão adquiridos e custeados após a submissão e aprovação do projeto em programas de projetos de extensão da Universidade do Estado do Amazonas. Afim de atingir o nosso objetivo, utilizaremos 3 intervenções que serão realizadas no total de 36 dias. A divisão das intervenções dar-se-á de acordo com o ano e a turma, sendo que cada ano escolar possui 4 turmas (A, B, C e D) e a execução das intervenções serão realizadas em 3 dias seguidos com cada ano e turma, iniciando pelo primeiro ano A do ensino médio e finalizando com o terceiro ano D. No 1° dia de intervenção, será realizada uma oficina temática com a duração de 2 horas, divididas entre 3 temas, nos quais abordaremos a interface entre os principais transtornos psicológicos como a depressão, ansiedade, transtornos alimentares e suas consequências; as principais características marcantes no desenvolvimento psicológico dos adolescentes como a variabilidade humor constante, preocupação com a aparência e a auto afirmação de personalidade e a questão da conscientização quanto ao reconhecimento de comportamentos depressivos e suicidas, além das males causados pelo uso predominante nesta fase de drogas. Serão utilizados para a realização da oficina materiais e recursos de aprendizagem como banners, cartilhas, vídeos e encenações  e os estudantes poderão fazer seus questionamentos no decorrer da oficina. No 2° dia de intervenção, será realizada uma roda de conversa em uma sala disponível pela instituição, no tempo de 2 a 3 horas. Esta será mediada através de um roteiro de roda de conversa com perguntas norteadoras como “Você fala sobre seus sentimentos com alguém? ”, “Com que frequência você desabafa seus sentimentos? ”, “Você já teve pensamentos depressivos sobre si mesmo?”, dentre outras. Será utilizado também um instrumento denominado “emocionômetro”, onde iremos elaborar expressões faciais em plaquinhas e distribuir entre os alunos. Após todos receberem suas plaquinhas, iremos lançar a pergunta “Sinceramente, como você está se sentindo hoje? ”, e cada estudante irá levantar a plaquinha na qual representa seu sentimento naquele momento. Iremos instigar aos alunos que responderam com expressões de tristeza, medo e apreensão para demonstrarem seus sentimentos, propiciando um ambiente confortável e acolhedor livre de julgamentos. No 3° dia, serão realizados no horário de almoço da instituição atividades dinâmicas como xadrez, esportes e danças, proporcionando bem-estar físico e psicossocial devido a promoção de atividades que promovam relaxamento e contribuam para uma melhor relação interpessoal. Resultados: Baseando- se em informações descritas na literatura, espera-se que através destas intervenções e da metodologia escolhida, consigamos atingir o objetivo de promover uma saúde mental nos adolescentes, explicando a importância de se articular a saúde física com a saúde mental, buscando um equilíbrio entre ambas, e da relevância de realizar atividades que proporcionem lazer, deixando-os menos ansiosos e mais relaxados. A promoção de um ambiente acolhedor, livre de julgamentos e de uma escuta sentimental reduzirão seus medos e anseios frente às mudanças que ocorrem nesta fase, estimulando a curiosidade, expressão de sentimentos e a empatia com outras pessoas. Como forma de prevenção dos transtornos mentais, o conhecimento dos principais transtornos e o reconhecimento dos seus sinais e sintomas deverão ser repassados e dialogados, assim os jovens poderão reconhecer e estimular precocemente a busca pelo atendimento em saúde adequado do transtorno em questão, e perceber que não estão solitários e nem precisam se sentir envergonhados sobre buscar esse atendimento. Considerações finais: Ressaltar a importância de se realizar ações de promoção em saúde mental são tão relevantes quanto ações voltadas para a saúde física, pois, ambas são interligadas, e caracterizam a qualidade de vida de um indivíduo. Na problemática apresentada dos adolescentes, a perspectiva de uma saúde mental adequada encontra-se deficitária e frente aos dados alarmantes, reforçam que os transtornos mentais se caracterizam como um grande agravo de saúde pública, que necessita de um olhar minucioso dos profissionais de saúde e de educação, a fim de que estes possam repensar em conjunto meios que promovam o bem-estar mental e previnam o acometimento dos transtornos mentais nos adolescentes, assim reduzindo o alto índice dos mesmos.

 

 


Palavras-chave


Educação em Saúde; Saúde Mental;