Associação da Rede Unida, 13º Congresso Internacional Rede Unida

Anais do 13º Congresso Internacional da Rede Unida

v. 4, Suplemento 1 (2018). ISSN 2446-4813: Saúde em Redes
Suplemento, Anais do 13ª Congresso Internacional da Rede UNIDA
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Formação profissional para o Sistema único de saúde à luz da aprendizagem significativa: um relato de experiência
Glaucilândia Pereira Nunes, Camila Marques da Silva Oliveira, Érica de Castro Duarte, Katherine Jeronimo Lima, Emanuella Cajado Joca, Alexandra da Silva Lima, Fátima Café Ribeiro dos Santos, Maria Rocineide Ferreira da Silva

Última alteração: 2017-12-14

Resumo


Apresentação: Formar profissionais de saúde com habilidades e competências para atuação no Sistema Único de Saúde (SUS) tem sido um desafio importante a ser superado. Com a finalidade de transformar esse cenário foi proposta a Educação Permanente em Saúde (EPS) como uma política de formação de profissionais de saúde baseada na realidade enfrentada pelos mesmos em seu cotidiano profissional. Nesse contexto, a Teoria da Aprendizagem Significativa (TAS) surge como uma importante estratégia para alcançar os objetivos propostos pela EPS. Considerando a complexidade que permeia o campo da saúde, é imprescindível que o processo formativo desenvolva habilidades, pensamento crítico para enfrentamento de situações adversas próprios do cotidiano dos profissionais do SUS, preparando-os para uma atuação comprometida visando a resolução dos seus problemas cotidianos. A aprendizagem significativa na qual a EPS se baseia, propõe a formação dos profissionais da saúde, considerando suas experiências, seus conhecimentos da realidade local e os problemas que estes enfrentam em seu cotidiano para que o conhecimento adquirido seja significativo e capaz de transformar a realidade na qual está inserido. Este trabalho objetiva relatar a experiência de formação de profissionais de saúde para atuarem como tutores em aprendizagem significativa para o SUS no município de Fortaleza. Desenvolvimento do trabalho: O curso de “Capacitação para tutores e facilitadores em aprendizagem significativa para o SUS”, ofertado pela Coordenadoria de Gestão do trabalho e Educação em Saúde (COGTES), proposto para profissionais da Estratégia Saúde da Família (ESF) e preceptores das residências da Escola de saúde Pública (ESP), teve início em 30 de agosto de 2017, com a duração de sete encontros quinzenais. Didaticamente, o mesmo dividiu-se em quatro módulos, nos quais trabalhou-se os temas: metodologias, competências, habilidades e novas ferramentas. A proposta de ensino-aprendizagem do curso baseia-se na TAS, trabalhando com teorias como a espiral construtivista e o arco de Maguerez. Diversas metodologias ativas foram empregadas nessa formação que tem se traduzido em um inovador processo formativo para os participantes dessa vivência. Resultados e/ou impactos: O grupo iniciou o curso com curiosidade e disposição para aprender sobre um tema, até então, desconhecido pela maioria. No percurso do processo formativo, os educandos foram impelidos a desenvolver autonomia, reflexão crítica e tomada de atitudes diante de situações problematizadoras que geravam discussões para chegar a um consenso grupal. A TAS visa o desenvolvimento não só de conhecimentos científicos, entendendo que o aprendizado perpassa também pelo campo das emoções, interagindo com os conhecimentos prévios para a ressignificação desse conhecimento e sua aplicabilidade para transformar a turbulenta realidade enfrentada por esses profissionais do SUS na ESF. Considerações Finais: No trajeto do curso, percebemos a relevância dessa metodologia para a formação de profissionais de saúde capazes de atuar de maneira mais satisfatória em situações desafiadoras enfrentadas no campo da saúde. Atuar no cenário complexo da ESF, exige uma formação mais ampla desses profissionais, nesse sentido, novas metodologias de ensino e aprendizagem devem ser empregadas de maneira a atender as propostas da EPS e as demandas das comunidades assistidas.


Palavras-chave


Educação Permanente; Teoria da Aprendizagem Significativa; Formação Profissional.