Associação da Rede Unida, 13º Congresso Internacional Rede Unida

Anais do 13º Congresso Internacional da Rede Unida

v. 4, Suplemento 1 (2018). ISSN 2446-4813: Saúde em Redes
Suplemento, Anais do 13ª Congresso Internacional da Rede UNIDA
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Metodologias ativas: um novo olhar para as práticas pedagógicas
ROSIMARY DA SILVA BARBOSA, GEÓRGIA DE MENDONÇA NUNES LEONARDO, LÍGIA LUCENA GONÇALVES MEDINA, TEREZA EMANUELLE DA SILVA COSTA, OLGA MARIA DE ALENCAR, THAYZA MIRANDA PEREIRA, PATRÍCIA AMANDA PEREIRA VIEIRA

Última alteração: 2017-12-14

Resumo


Apresentação:Este trabalho trata-se do relato de experiência do curso de práticas docentes na saúde ofertado pelo Centro de Educação Permanente em Vigilância da Saúde - CEVIG, integrante da Diretoria de Pós-Graduação em Saúde - DIPSA, da Escola de Saúde Pública do Ceará – ESP/CE, no período de fevereiro a julho de 2017. O curso surgiu da necessidade de qualificação dos profissionais docentes dos cursos de pós-graduação lato sensu em vigilância sanitária e em saúde pública, ambos ofertados pelo CEVIG, no que se refere aos processos pedagógicos e formativos que envolvem o campo da Vigilância em Saúde, com vistas à implementação de ações que melhor respondam às necessidades sociais e de desenvolvimento e melhoria da qualidade do sistema de saúde.Desenvolvimento do trabalho: A partir das vivências em sala de aula nos cursos livres e de pós-graduação lato sensu, percebeu-se a importância e a necessidade de um alinhamento metodológico da docência no âmbito da saúde, utilizando metodologias ativas de ensino aprendizagem com vistas ao fortalecimento de práticas educacionais emancipatórias. Os modelos de educação em saúde têm como raiz inspiradora as ideias de Paulo Freire, ao considerar que a educação é a matriz da transformação sociopolítica e extrapola os muros dos conhecimentos formais, envolvendo a todos, pois vê o homem como um ser rico em conhecimentos formais, envolvendo a todos, em conhecimentos próprios adquiridos pela experiência no mundo, inacabado, mas em busca de ser mais, capaz de transcender, de levantar hipóteses e assim modificar sua realidade. Para a efetivação dessa prática, será necessário mudança na conduta profissional com o intuito de refletir sobre os saberes do outro e assumir uma postura de que o educando e o educador tem conhecimentos diferentes. É sabido a importância destas práticas para uma educação permanente com novas possibilidades metodológicas de atuação. Esta maneira de tornar o sujeito ser ativo e crítico, diante da completitude do saber científico,possibilitando uma visão reflexiva sobre a realidade, podem-se refletir possibilidades de ampliação de maneiras de cuidar e de atuar, embasadas na premissa de que todas as ações de saúde devem ser consideradas pelos acontecimentos dos fatos no cenário, ou seja, no contexto da saúde. O perfil de competência utilizado como referência no curso de práticas docentes na saúde foi resultado da vivência no curso de práticas docentes em sala de vacina, também desenvolvido pelo CEVIG, tendo como base a avaliação do desempenho dos facilitadores do curso. Surgiu também da necessidade apontada pelos professores visitantes que atuam nos cursos livres e de pós-graduação lato sensu do CEVIG, que, em sua maioria, não apresenta experiência no uso de metodologias ativas de ensino-aprendizagem. Para o perfil de competência do facilitador de aprendizagem dos cursos, foram identificadas três áreas de competência: facilitação de processos educacionais, gestão educacional e avaliação. A competência é aqui compreendida como sendo a capacidade de mobilizar diferentes recursos para solucionar, com pertinência e sucesso, os problemas da prática profissional em diferentes contextos. Assim, a combinação das capacidades cognitivas, atitudinais e psicomotoras mobilizadas para a realização de uma ação foi traduzida em competência que refletem a qualidade da prática profissional do facilitador. Atuar como professor significa encaminhar os educandos a se responsabilizar pelo próprio conhecimento, a partir da competência técnica e compromisso éticopolítico em relação à análise, seleção e interpretação e avaliação de conteúdos. Caso contrário, o professor/facilitador agirá contra os interesses sociais e, acima de tudo, não contribuirá para a formação de indivíduos autônomos, responsáveis e participantes, conscientes de sua função social. O desenho do curso foi estruturado em atividades teórico práticas presenciais (44 horas/aula) e em atividade prática, constando de vivência educacional em cenário de prática (16 horas/aula), perfazendo uma carga horária total de 60 horas. Resultados e/ou impactos: (os efeitos percebidos decorrentes da experiência ou resultados encontrados na pesquisa) No primeiro semestre de 2017 foram ofertadas duas turmas, sendo uma para os docentes dos cursos da área de Vigilância Sanitária e outra para os docentes atuantes como facilitadores da especialização em Saúde Pública, ambas realizadas no âmbito da ESP/CE. A primeira turma aconteceu no período de 20 de fevereiro a 05 e abril de 2017, contando com a participação de quinze profissionais/docentes em Vigilância Sanitária, oriundos de instituições diversificadas: Centro de Hematologia e Hemoterapia do Ceará – HEMOCE; Núcleo de Vigilância Sanitária do Ceará – NUVIS, da Secretaria de Saúde do Ceará – SESA; Núcleo de Controle de Vetores do Ceará – NUVET, da SESA; Escola de Saúde Pública do Ceará -ESP/CE; Célula de Vigilância Sanitária – CEVISA, da Secretaria Municipal de Saúde de Fortaleza - SMS; Agência de Fiscalização de Fortaleza – AGEFIS; Hospital Geral Dr. Waldemar de Alcântara; Hospital de Messejana Dr. Carlos Alberto Studart Gomes e Centro Regional de Saúde do Trabalhador – CEREST. A segunda turma ocorreu no período de 01 de fevereiro a 10 de julho de 2017, com a participação de seis profissionais/docentes atuantes como facilitadores da especialização em Saúde Pública, todos vinculados à ESP/CE. Durante as estratégias educacionais utilizadas, houve o entendimento dos fundamentos históricos, sociológicos, filosóficos e pedagógicos presentes no ensino na saúde, de modo a favorecer a identificação das concepções que subsidiam as práticas docentes, promovendo uma reflexão crítica sobre as mesmas. O curso propôs aos discentes a identificação das concepções de educação permanente existentes nas histórias de vida dos participantes e o que elas significam para uma prática de educação atual em saúde; reflexão crítica sobre o processo ensino aprendizagem proposto no cotidiano de trabalho dos participantes; Identificação de metodologias utilizadas na construção do fazer pedagógico; desenvolvimento de ações educacionais baseadas nas necessidades de aprendizagem identificados no cenário de práticas; conhecimento das tipologias de avaliação educacional; e, utilização de instrumentos e ferramentas de avaliação de modo ético e respeitoso.Considerações finais: Em uma nova configuração, a partir das necessidades estabelecidas para a educação investida na formação e qualificação do ser facilitador, o curso de práticas docentes na saúde contribuiu na ressignificação dos conteúdos em diferentes contextos, bem como o aprimoramento das metodologias pedagógicas que possibilitem a articulação interdisciplinar para a concretude desse novo facilitador da socialização. É na ação que o professor demonstra suas capacidades, técnicas e habilidades na atualização das potencialidades, revelando, no fazer, o domínio dos saberes e o compromisso com o que é realmente necessário.


Palavras-chave


educação permanente; práticas docentes;metodologias ativas