Associação da Rede Unida, 13º Congresso Internacional Rede Unida

Anais do 13º Congresso Internacional da Rede Unida

v. 4, Suplemento 1 (2018). ISSN 2446-4813: Saúde em Redes
Suplemento, Anais do 13ª Congresso Internacional da Rede UNIDA
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PERCEPÇÃO DO USUÁRIO E DO TRABALHADOR DA SAÚDE SOBRE ACOLHIMENTO: VIDEOGRAFIA COMO INSTRUMENTO MOBILIZADOR
Vanessa Freitas Amorim, Paula dos Santos Brito, Paula dos Santos Brito, Francisca Jacinta Feitoza de Oliveira, Francisca Jacinta Feitoza de Oliveira

Última alteração: 2017-12-30

Resumo


Introdução: De acordo com Alves (2001), a comunicação é uma forma de trocar informações, das quais difundidas por mensagens propiciando o entendimento entre os sujeitos. Direcionando a saúde, a partir de 2003, com a Política Nacional de Humanização, tem-se a inclusão de trabalhadores, usuários e gestores na produção, gestão do cuidado e processos de trabalho. Considerados atores do SUS, a comunicação entre os mesmos faz-se essencial para impulsionar mudanças, que possibilitem a reformulação e o aprimoramento, através do desenvolvimento de estratégicas para as correções necessárias e manutenção do padrão de qualidade dos serviços prestados (BRASIL, 2013; SOUZA, 2010). Este trabalho objetivou torna-se um instrumento de avaliação e transformação em função das necessidades sociais, sob a ótica do utilizador dos serviços de saúde e do propiciador desses serviços, através da percepção destes do acolhimento para garantir o acesso oportuno ao que a política nos traz e principalmente proporcionar mudanças que visem à ambiência e melhoria do atendimento prestado. Metodologia: Trata-se de um relato de experiência, qualitativo com abordagem descritivo – analítico, realizado através de um vídeo documentário de autoria própria, com usuários, profissionais e membros do projeto Acolher, nas Unidades Básicas de Saúde onde o projeto é atuante. Os relatos resultaram da entrevista aos mesmos, por meio de videogravação para posteriormente transforma-los em documentário. O estudo foi estruturado e editado pelas acadêmicas de enfermagem da UFMA, bolsistas do projeto Acolher/PROEX. Resultados e discussões: Observa-se durante as entrevistas, que o acolhimento é visto como uma boa recepção e tratamento para com o usuário, sabendo direcioná-lo de acordo aos serviços demandados naquela situação/momento. É o profissional/gestor saber ouvir e valorizar o que o usuário tem a dizer, além do seu agravo de saúde. Pois, conforme Silva (2008), as instituições de saúde são entidades fornecedoras de serviços contiguamente consumidos, que necessitam visibilizar as representações dos usuários, visto que a determinação da qualidade ressai diante dos olhos de quem a vivencia, por meio dos problemas, sugestões e elogios. Com a formulação do vídeo-documentário, tem-se uma forma de garantia ao usuário, para que participe de forma crítica, do processo de formação do serviço de saúde, buscando principalmente conduzir positivamente, sem a intenção de denegrir o serviço ou os profissionais, mas, estimulá-los a melhorar a qualidade e ampliar a efetividade de suas práticas de saúde. Considerações Finais: Faz-se perceptível a importância de se ouvir diferentes pessoas, sejam essas usuárias do serviço de saúde ou mesmo os trabalhadores da área, pois, cada um traz um entendimento diferente, de acordo com as suas experiências. Tal vídeo pode e deve ser utilizado como um instrumento mobilizador capaz de incitar a participação conjunta em busca de melhorias, levada não como algo passível de punição para os atores, mas, algo que vise à otimização da qualidade do serviço de saúde.


Palavras-chave


Palavras-chave: Acolhimento; Usuários; Profissionais de saúde; Videografia.