Associação da Rede Unida, 13º Congresso Internacional Rede Unida

Anais do 13º Congresso Internacional da Rede Unida

v. 4, Suplemento 1 (2018). ISSN 2446-4813: Saúde em Redes
Suplemento, Anais do 13ª Congresso Internacional da Rede UNIDA
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Diferentes tipos de relacionamentos: a “talaricagem” enquanto tema emergente na adolescência
Andressa Amanda Novaes, Gabrielle Cristine Rausch Bolzani, Lara Carolina Malanowski, Marcos Koczur Lacerda, Raiane Chagas da Silva, Rosiléa Clara Werner

Última alteração: 2017-12-21

Resumo


Atuar no processo educativo com adolescentes é um desafio, especialmente na educação em saúde, a partir de metodologias ativas, na perspectiva da educação popular, e com objetivo de possibilitar o protagonismo dos adolescentes na produção do próprio conhecimento. O objetivo aqui é relatar um encontro promovido pelo Projeto de Extensão Saúde e Cidadania: Recriando a Realidade Social, que é desenvolvido por acadêmicas/os e professoras do departamento de Serviço Social da Universidade Estadual de Ponta Grossa - PR, em parceria com o Núcleo Regional de Educação, articulado ao Programa Saúde na Escola da Secretaria Municipal da Saúde de Ponta Grossa - PR, e com a Unidade Básica de Saúde. O projeto de extensão desenvolve atividades, em horário de contraturno escolar, com adolescentes de 14 a 18 anos, em um Colégio Estadual do Município de Ponta Grossa. O referido encontro teve como temática “talaricagem”, um tema que se refere à situações que convergem entre amizade e relacionamentos, uma demanda trazida pelo próprios adolescentes. O encontro se realizou da seguinte forma: primeiramente os adolescentes receberam um cartão com a pergunta: “Se você visse um amigo (a) ficando com a pessoa que você gosta, qual seria a sua reação?”, eles responderam por escrito no cartão que foi guardado para uma atividade posterior. Na sequência os adolescentes foram separados em trios para montarem um pequeno teatro com uma situação que consideravam ser “talaricagem”. Diversas situações apareceram no teatro, como por exemplo: uma pessoa que namora e esconde isso para beijar outra pessoa, e uma pessoa que conta um segredo de uma amiga. Após as apresentações, colou-se um pedaço de E.V.A azul no ombro direito dos adolescentes e E.V.A vermelho no ombro esquerdo, foi sugerido para que andassem pela sala, se misturando, parando onde estavam ao sinal das extensionistas. Explicou-se que todos os adolescentes eram um grupo de amigos e que o E.V.A azul representava a amizade e o E.V.A vermelho o amor, paixão, atração. O objetivo da dinâmica foi mostrar que mesmo uma pessoa se envolvendo com outra pessoa, ela não deixaria de ter amizades e que existem diferentes tipos de relacionamentos e intensidade. Abriu-se o debate sobre o tema, e os adolescentes puderam compartilhar dúvidas e experiências, como: “se a pessoa namora e não diz, ficando com outra pessoa é talaricagem?” Finalizado o debate, retornou-se à primeira atividade, foi devolvido os cartões e os adolescentes responderam a pergunta novamente. O que possibilitou avaliar quanto o encontro interferiu na construção ou manutençao de conceitos. Surgiram diversas respostas diferentes das primeiras, alguns refletiram e mudariam de atitude. Os adolescentes participaram ativamente de todo o processo de construção do conhecimento, partindo do que sabem e vivenciam sobre os relacionamentos na adolescência e sobre sua importância. Ficou claro que as pessoas são diferentes e que não é preciso ter a ideia de que uma é “melhor”, “mais importante” que a outra, mas que são situações, sentimentos e intensidades diferentes; e como essas situações interferem na saúde mental de cada um.

 


Palavras-chave


Adolescência; Talaricagem; Educação Popular; Educação em Saúde