Associação da Rede Unida, 13º Congresso Internacional Rede Unida

Anais do 13º Congresso Internacional da Rede Unida

v. 4, Suplemento 1 (2018). ISSN 2446-4813: Saúde em Redes
Suplemento, Anais do 13ª Congresso Internacional da Rede UNIDA
Tamanho da fonte: 
ESTÁGIO CURRICULAR EM UNIDADE BÁSICA DE SÁUDE: RELATO DE EXPERIÊNCIA
Ítalo de Araújo Andrade, Maria Madalena Ferreira Sampaio, Hellen Dine Souza da Silva, Stephany Moreira Morais

Última alteração: 2018-01-15

Resumo


1 APRESENTAÇÃO

O presente estudo é do tipo relato de experiência, acerca da vivência de três acadêmicos de Enfermagem da Faculdade Metropolitana de Manaus (FAMETRO) inseridos em uma Unidade Básica de Saúde.

2 DESENVOLVIMENTO

A UBS Vicente Pallotti, localiza-se na rua Apurinã, 279, bairro Praça 14 de Janeiro, na zona sul da cidade de Manaus-AM. Para as coletas de dados foram feitas anotações diários no decorrer do estágio. As tarefas desenvolvidas pelos estagiários foram supervisionadas por um enfermeiro preceptor, e teve o auxílio dos demais enfermeiros da casa e auxiliares que fazem parte da equipe de funcionários da unidade de saúde. Durante o estágio pode-se observar e fazer parte da dinâmica da unidade e da equipe de enfermagem, rotinas da unidade e demais questionamentos que surgem no dia-a-dia.

 

3 RELATO DE EXPERIÊNCIA

O primeiro contato dos alunos, durante a disciplina de saúde coletiva na UBS Vicente Pallotti, foi desafiador, já que dentro da academia a prática da teoria foi diferente do aprendizado no campo de estágio. Estar inserido na rotina de uma Unidade Básica trouxe aos alunos um olhar diferenciado em relação à Saúde Coletiva no Brasil. No primeiro dia de estágio, os alunos foram apresentados ao espaço físico da unidade, bem como aos profissionais que compõem a equipe da UBS e aos serviços prestados.

Os acadêmicos desenvolveram, no decorrer do estágio, sua experiência no atendimento as gestantes na primeira consulta de pré-natal e nas consultas subsequentes.

Os estagiários enfrentaram situações peculiares como o caso de uma gestante de nacionalidade chinesa que não dominava o português. A mesma compareceu à unidade para iniciar o pré-natal acompanhada de seu esposo e filho, os quais também só falavam o idioma de seu país de origem. Do ponto de vista dos acadêmicos foi um grande desafio, pois não estavam preparados para tal situação.

 

4 CONSIDERAÇÕES FINAIS

Nesse estágio percebeu-se que a consulta de enfermagem é essencial para todos os pacientes, mas devendo estar sempre atento as peculiaridades de situações em que o profissional não presenciou dentro da instituição de ensino.  De forma geral o estágio curricular mostrou-se como um momento de suma importância no processo de formação profissional, possibilitando não só a integração das inúmeras disciplinas, como saúde pública e saúde da mulher, oferecidas durante o curso de graduação, mas para crescimento profissional frente aos problemas do dia-a-dia.

Esse tempo proporcionou a experiência altamente positiva e recompensadora, como uma estratégia que efetivamente facilita o desenvolvimento da autonomia e da responsabilidade nesta etapa de transição de identidade do futuro enfermeiro.

Finalizada a consulta, concluíram que situações adversas irão aparecer, mas será necessário superá-las com eficiência e comprometimento para com o paciente usando o conhecimento prático e científico para realizar o serviço humanizado e com qualidade.


Palavras-chave


Estudantes de Enfermagem; Atenção Primária a Saúde; Educação em Enfermagem.