Associação da Rede Unida, 13º Congresso Internacional Rede Unida

Anais do 13º Congresso Internacional da Rede Unida

v. 4, Suplemento 1 (2018). ISSN 2446-4813: Saúde em Redes
Suplemento, Anais do 13ª Congresso Internacional da Rede UNIDA
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RELATO DE EXPERIÊNCIA SOBRE QUALIDADE DO ENSINO PARA A FORMAÇÃO DE ENFERMEIROS EMPODERADOS PROFISSIONALMENTE
Marcos Lima do Nascimento, Bárbara Juliana Carvalho Costa, Beatriz Graça de Araujo, Ester Alves de Oliveira, Lowisa Consentini Garcia, Paulo Philip de Abreu Gonzaga, Victor Nei Vasconcelos Monteiro, Iracema da Silva Nogueira

Última alteração: 2018-01-15

Resumo


Introdução: A enfermagem é uma profissão que exige conhecimentos técnicos, científicos, humanos e éticos, uma vez que cuidar do outro em sua integridade significa não apenas cuidar de necessidades fisiológicas, mas também de necessidades psicossociais e espirituais. Para isso, um ensino de qualidade se faz necessário para garantir uma assistência de enfermagem segura e livre de danos e riscos. Para a formação do enfermeiro é necessário a construção de um corpo de conhecimento baseado na cientificidade que irá nortear a prática profissional. Nessa perspectiva, a construção de tal conhecimento se faz durante a graduação, momento no qual, o acadêmico de enfermagem é um agente ativo do seu processo de ensino-aprendizagem e um agente de mudanças no Curso. Objetivo: Relatar a experiência vivenciada a partir das discussões levantadas no III Encontro Amazonense dos Estudantes de Enfermagem. Metodologia: Trata-se de relato de experiência construído a partir da vivência no referido Encontro ocorrido na Escola Superior de Ciências da Saúde da Universidade do Estado do Amazonas (ESA/UEA), nos dias 31 de agosto e 01 de setembro de 2017, com a temática “Do ensino de qualidade à formação de enfermeiros empoderados profissionalmente”. Resultados: O evento contou com a participação de acadêmicos de enfermagem de diferentes Instituições de Ensino Superior (IES), tanto públicas quanto privadas, que puderam discutir no evento as dificuldades encontradas nos Cursos de origem, os pontos positivos e as melhorias que deverão ocorrer para a qualificação do ensino da Enfermagem em suas instituições. Foram realizadas palestras, rodas de conversa e minicursos ministrados por enfermeiros docentes e assistenciais, que enfatizaram a importância da qualidade do ensino para a formação de enfermeiros empoderados profissionalmente para atuar nas áreas de assistência, pesquisa, gestão, docência/ensino e participação política, pois, uma educação que permite que os acadêmicos possam ter um pensamento crítico e reflexivo, poderá contribuir para mudanças. Ao final do evento foi elaborado uma Carta dos Estudantes de Enfermagem do Amazonas, dirigidas às entidades representativas da classe, onde foram pontuadas mudanças que poderiam ocorrer nos cursos de graduação para que o ensino das IES possa melhorar e garantir uma formação de excelência aos acadêmicos de enfermagem. A discussão de tal assunto por estudantes de enfermagem mostrou que a classe da Enfermagem pode evoluir cada vez mais e tornar a profissão mais empoderada garantindo uma atuação de qualidade nos diversos cenários de prática profissional. Além disso, discutiu-se a necessidade de representatividade política, haja vista que, no cenário atual, a participação da enfermagem ainda é tímida. Conclusão: A discussão acerca do ensino de enfermagem por acadêmicos de enfermagem contribuiu de maneira significativa para o processo de mudança e melhoria da formação profissional. Entende-se que as recomendações contidas na Carta elaborada pelos estudantes possa subsidiar a prática da Enfermagem nas mais diversas áreas em que atua, destacando que um evento organizado por estudantes para estudantes demonstra a preocupação dos mesmos com a sua formação, ante o avanço cientifico e tecnológico.

Palavras-chave


Enfermagem; conhecimento; prática profissional