Associação da Rede Unida, 13º Congresso Internacional Rede Unida

Anais do 13º Congresso Internacional da Rede Unida

v. 4, Suplemento 1 (2018). ISSN 2446-4813: Saúde em Redes
Suplemento, Anais do 13ª Congresso Internacional da Rede UNIDA
Tamanho da fonte: 
VIVÊNCIA HOSPITALAR A PARTIR DA PARTICIPAÇÃO NA LIGA DE TRAUMA E EMERGÊNCIA EM ENFERMAGEM: RELATO DE EXPERIÊNCIA
KAMILA AZEVEDO DE OLIVEIRA, BLENO LEONAM GONÇALVES DA COSTA, HIGOR MARQUES DE QUEIROZ, PEDRO DE MORAES QUADROS, JANAÍNA DOS SANTOS DIAS

Última alteração: 2018-01-25

Resumo


INTRODUÇÃO: O trauma é uma doença e causa um problema de saúde pública de ampla dimensão e elevação no Brasil (SBAIT, [2013?]). Cerca de 5,8 milhões de pessoas morrem anualmente em decorrência do trauma no mundo (OPAS/OMS, 2012). As ligas são desenvolvidas em diferentes temáticas com objetivo comum: integrar o ensino acadêmico e o conhecimento científico com a vivência prática, desenvolvendo atividades específicas na comunidade, visando seu desenvolvimento e aprimoramento da prática profissional; baseando-se, portanto, em três pilares: educação, pesquisa e extensão-assistência (SILVA & FLORES, 2015). OBJETIVO: Relatar a vivência hospitalar dos acadêmicos na Liga de Trauma e Emergência em Enfermagem (LATEENF). METODOLOGIA: Trata-se de um relato de experiência a respeito da participação hospitalar pela LATEENF pelos acadêmicos. RESULTADOS: A experiência aconteceu em três Hospitais e Pronto Socorros de referência da cidade de Manaus, Amazonas. Participaram esse ano da liga 34 acadêmicos de distintas Instituições de Ensino Superior (IES). Tivemos como métodos de ensino, aulas teóricas e simulações em laboratórios com diversos especialistas da área, além de teleconferências com profissionais de renome. Após o nivelamento, fomos alocados nos hospitais e pronto socorros adulto e infantil, para participações em plantões, onde colocamos em prática o conhecimento obtido ao longo da graduação e das aulas da liga, podendo ter experiências mais próximas com a realidade na enfermagem, sejam através de procedimentos, contato mais amplo e próximo com o paciente e até mesmo a morte. CONCLUSÃO: As ligas acadêmicas propiciam oportunidades para os discentes consolidarem o aprendizado teórico por meio da pratica de forma resolutiva, colaborando para uma experiência que difere daquela vivenciada nas aulas práticas e estágios. Assim sendo, conclui-se que a LATEENF é de grande importância para o desenvolvimento acadêmico dos futuros profissionais de Enfermagem.

REFERÊNCIAS:

- Sociedade Brasileira de Atendimento Integrado ao Traumatizado [homepage na internet]. São Paulo, SP, [2013?]. Disponível em: <http://www.sbait.org.br/trauma .php>. Acesso em 27 jun. 2017.

- Organização Pan-Americana de Saúde/Organização Mundial de Saúde (OPAS/OMS). [homepage na internet]. Brasília, DF, 2012. Disponível em: <http://www.paho.org/bra/ index.php?option=com_ content&view=article&id=2989:traumas-matam-mais-que-as-tres-grandes-endemias-malaria-tuberculose-eaids&Itemid=839>. Acesso em: 27 jun. 2017.

- SILVA, S.A; FLORES, O. Ligas acadêmicas no processo de formação dos estudantes. Revista Brasileira de Educação Médica. Brasília – DF, 39 (3): 410-425, 2015. Disponível: http://www.scielo.br/pdf/rbem/v39n3/1981-5271-rbem-39-3-0410.pdf.


Palavras-chave


Emergências. Traumas. Enfermagem.