Associação da Rede Unida, 13º Congresso Internacional Rede Unida

Anais do 13º Congresso Internacional da Rede Unida

v. 4, Suplemento 1 (2018). ISSN 2446-4813: Saúde em Redes
Suplemento, Anais do 13ª Congresso Internacional da Rede UNIDA
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AVALIAÇÃO DO DESEMPENHO GLOBAL DE PESSOAS COM DEFICIÊNCIA NTELECTUAL APÓS UMA INTERVENÇÃO DE ATIVIDADES NO MEIO LÍQUIDO
Lucas de Souza Nascimento, Minerva Leopoldina de Castro Amorim, Kathya Augusta Thomé Lopes

Última alteração: 2017-12-20

Resumo


INTRODUÇÃO

A atividade no meio líquido é considerada a melhor de todas as formas de exercício, pode ser feita através de recreações e/ou terapias, atendendo então uma diversa população de pessoas com ou sem deficiência. Ela precisa ser repassada e aprendida de forma natural para com a sua familiarização. Podendo ser através da natação ou por conceitos aquáticos.

O conceito Halliwick foi desenvolvido em 1949 a partir da vontade de pessoas com deficiência física quererem entrar na piscina e não terem estabilidade no meio líquido. Com o conhecimento de hidrostática e hidrodinâmica foi-se possível compreender os problemas de equilíbrio e movimentos enfrentados por pessoas com deficiências profundas dentro da água, as pessoas com deficiência são caracterizadas como “nadadores”, onde cada nadador precisa de um instrutor para lhe acompanhar nas atividades estabelecidas até completar total independência no meio líquido, obtendo estabilidade, equilíbrio e até mesmo realizando movimentos específicos da natação.

O Método utilizado como atividade aquática funcional fornece estrutura ao processo de aprendizagem, lógica e progressiva, com abordagem para ensinar a todas as pessoas, em particular as com deficiência física e/ou intelectual.

A pessoa com deficiência intelectual (DI) apresenta mais dificuldade na progressão de certos movimentos, onde devem ser abordados em seu próprio nível, na qual seu aprendizado é reforçado se for mostrado pormenorizadamente tal ação, onde através dos métodos utilizados através do Conceito Halliwick de forma progressiva, podem desenvolver suas potencialidades. Portanto, este trabalho teve como objetivo avaliar o desempenho global de pessoas com DI após uma intervenção de atividades no meio líquido.

 

METODOLOGIA

O presente estudo aborda uma pesquisa descritiva e comparativa com dados de análise quantitativo. A amostra foi composta por 13 adolescentes de ambos os gêneros, diagnosticados com deficiência intelectual participantes do Programa de Atividade Motoras para Deficientes – PROAMDE, tendo autorização dos pais ou responsáveis, por meio da assinatura do Termo de Consentimento Livre e Esclarecido (TCLE).

As avaliações foram realizadas em dois momentos (inicial e final), compostas por avaliações anexadas em uma ficha individualizada onde são descritas as progressões e/ou até mesmo regressões por meio do Programa de dez pontos, sendo eles:

 

Tabela 01: Pontos do Conceito Halliwick

 

Adaptação mental

Controle da respiração; medo; ansiedade; contato físico

Desligamento

Perca de contato físico; apoios; realização da atividade

Rotação transversal

Rotação feita sobre o eixo fronto-transversal

Rotação sagital

Rotação no eixo sagital transversal (anteroposterior)

Rotação longitudinal

Rotação feita sobre o eixo sagito-frontal (longo do corpo)

Rotação combinada

Controlar as rotações dos pontos anteriores

Empuxo

Controle da respiração para afundar e ser empurrado

Equilíbrio e mobilidade

Capacidade de manter sua posição enquanto flutua

Deslize em turbulência

Capacidade de controlar qualquer tendência ao rodar

Nado básico

Estilos de nados adaptados ou não (braçada, pernada)

Fonte: Adaptação do Halliwick Association of Swimming Therapy

Desta forma foi desenvolvida uma ficha de avaliação com a finalidade de avaliar o desempenho motor em meio aquático, assim como sua adaptação ao mesmo, sendo esta:

Tabela 02: Ficha de avaliação

Classificação

Pontuação

Ponto do Halliwick

Observação

Realiza (R)

3

Ajustamento mental

 

Realiza com Dificuldade (RD)

2

Recuperação do equilíbrio

 

Não Realiza (NR)

1

Inibição de movimento

 

Total

Fonte: Fichas do PROAMDE

 

RESULTADOS

Os resultados apresentados fazem uma comparação entre as avaliações seguindo o programa dos dez pontos.

Tabela 03: Avaliação inicial e final

Pontos

Avaliação Inicial

Avaliação Final

 

R

RD

NR

R

RD

NR

Adaptação mental

70%

30%

0%

100%

0%

0%

Desligamento

30%

70%

0%

100%

0%

0%

Rotação transversal

10%

75%

15%

30%

60%

10%

Rotação sagital

10%

30%

60%

20%

60%

20%

Rotação longitudinal

0%

35%

65%

20%

45%

35%

Rotação combinada

0%

35%

65%

30%

70%

0%

Empuxo

15%

25%

60%

15%

60%

25%

Equilíbrio e mobilidade

0%

30%

70%

45%

55%

0%

Deslize em turbulência

0%

25%

75%

40%

60%

0%

Nados básicos

15%

30%

55%

25%

30%

45%

 

O nadador deve sentir-se confortável ao mover-se na água, sem medo de molhar o cabelo, a face e as orelhas, de forma progressiva para que os mesmos aconteçam. Assim os trabalhos são realizados conforme o movimento rítmico alternado, cujo exige subir-descer, expirar ao submergir e inspirar ao emergir.

O nadador deve aprender a soltar o ar de forma contínua e prolongada embaixo da água de modo que leve menos tempo para inspirar assim que retirar a cabeça da água. Trás benefícios como o aumento do diafragma em até 04 cm, capacidade de maior inspiração, melhoria na quantidade da taxa respiratória de repouso, entre 15 a 18 respirações.

O controle da respiração tem efeitos sobre o relaxamento e equilíbrio do nadador, no qual está intimamente relacionada com as posições adequadas e seguras para se executar dentro da água, exigindo total segurança do mesmo.

A importância da prática regular, a reabilitação e a integração das pessoas com deficiência predem-se em: maior independência em atividades rotineiras, aceitação de suas limitações, melhora a qualidade de vida, autoestima mais elevado, reforça a aproximação para com os demais integrantes do grupo.

O Conceito Halliwick como forma inicial tem boa transição para aprendizagem e independência do nadador ao meio aquático, tendo por si este objetivo. Onde ele possa desenvolver-se com os demais, integrar-se. Tendo como princípios da hidrodinâmica essenciais, sendo como base para qualquer instrução de iniciação aos programas de natação instrucionais.

 

CONCLUSÃO

As pessoas que praticam o método (deficientes), os instrutores/pais/acompanhantes (pessoas ao redor), a luminosidade, sonoridade são fatores que contribuem para a progressão ou regressão do nadador, assim como se deve ser facilitada a metodologia do instrutor, na qual deve respeitar o desenvolvimento do aluno conforme sua potencialidade, seja no equilíbrio, nos movimentos ativos, na fala, no ritmo e na estabilidade, no qual também são contribuintes que podem ser levados também para o ambiente terrestre por toda a sua vida, havendo o aumento da aptidão física, uma melhor postura corporal com apoio mínimo de instrutores, tendo aumento do controle muscular e, até mesmo a gordura corporal podendo ser reduzida através das atividades funcionais em meio aquático, nas quais são os principais benefícios do Conceito Halliwick para aqueles que a praticam, sendo um processo longo e que ocorre de forma gradativa.


Palavras-chave


Deficiência, Adolescentes, Conceito Halliwick.