Associação da Rede Unida, 13º Congresso Internacional Rede Unida

Anais do 13º Congresso Internacional da Rede Unida

v. 4, Suplemento 1 (2018). ISSN 2446-4813: Saúde em Redes
Suplemento, Anais do 13ª Congresso Internacional da Rede UNIDA
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Programa de educação pelo trabalho para a Saúde/Graduasus: Experiências de sua implementação
Cristiano Gonçalves Morais, Yara Macambira Santana Lima, Irinéia Bacelar de Oliveira Simplício, Edna Ferreira Coelho Galvão, Luiz Fernando Gouvêa-e-Silva

Última alteração: 2017-12-21

Resumo


Apresentação: O Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde (PET) é uma das estratégias de políticas públicas que visa oportunizar vivências e experiências dentro do Sistema Único de Saúde para a formação profissionais de saúde na atenção primária. Objetivo: Relatar as ações realizadas no PET-Saúde/GraduaSUS da Universidade do Estado do Pará / Campus XII – Santarém. Desenvolvimento: Estudo descritivo do tipo relato de experiência sobre as ações PET-Saúde/GraduaSUS realizadas no município de Santarém, Estado do Pará, pela Universidade do Estado do Pará e Secretaria Municipal de Saúde, no período de maio a outubro de 2016. Durante esse período foram realizadas reuniões com a equipe do PET-Saúde/GraduaSUS composta por coordenadores, tutores, bolsistas e voluntários, dos cursos de Medicina, Enfermagem, Fisioterapia e Educação Física, para planejar e traçar as possíveis estratégias para a inserção dos discentes nos locais/serviços escolhidos e quais ações poderiam ser efetuadas nestes ambientes a fim de beneficiar os profissionais e comunidade. O PET-Saúde/GraduaSUS está inserido na atenção primária em saúde, por meio da Unidade Básica de Saúde do Bairro da Floresta e na atenção secundária, por meio do Centro de Referência da Mulher, Centro de Referência da Criança e do Serviço de Atendimento Especializada do Centro de Testagem e Aconselhamento. As atividades do PET-Saúde/GraduaSUS iniciaram com discussões sobre os pontos positivos e negativos já vivenciados pelos discentes e preceptores nos serviços. Posteriormente foram feitas palestras para nivelar o conhecimento sobre a organização do Sistema Único de Saúde e sobre os ambientes onde iriam acontecer as atividades do Pet. Além disso, ocorreram apresentações e discussões de artigos científicos sobre o PET para que o grupo pudesse reconhecer experiências positivas do Programa. Resultados e/ou impactos: As reuniões realizadas de forma sistemática e obedecendo planejamento prévio, culminaram com avaliação dos pontos positivos e negativos, apresentados nesse período de discussões, sendo apontados que falta de relação interpessoal e interinstitucional deve ser minimizada, assim como a necessidade de se fazer uma avaliação contínua para conhecer os pontos de vista das inserções do Ensino no Serviço e na Comunidade e não apenas fazer a inserção/intervenção. Para tanto foram propostas avaliações diagnósticas, dentre outas coisas, o ensino pelo ponto de vista do usuário, do profissional da saúde, do gestor da saúde, dos discentes estagiários e dos docentes de estágio. Considerações finais: O PET-Saúde/GraduaSUS, realizado no município de Santarém-PA, pôde nesse primeiro momento mostrar a importância do trabalho multiprofissional, os problemas encontrados no Sistema Único de Saúde local, além da necessidade de uma melhor interlocução/integração do ensino-serviço-comunidade, pois o Ensino não deve apenas inserir-se nesse contexto, mas integrar-se. Assim, espera-se que a avaliação diagnóstica nos permita traçar o melhor caminho a seguir.


Palavras-chave


Pet-Saúde/GraduaSUS; integração; ensino-serviço-comunidade