Associação da Rede Unida, 13º Congresso Internacional Rede Unida

Anais do 13º Congresso Internacional da Rede Unida

v. 4, Suplemento 1 (2018). ISSN 2446-4813: Saúde em Redes
Suplemento, Anais do 13ª Congresso Internacional da Rede UNIDA
Tamanho da fonte: 
Educação Permanente dos Profissionais da Rede de Atenção às Urgências na região madeira – Mamoré no estado de Rondônia: um relato de experiência Linha de Cuidado: Acidente Vascular Cerebral
Carina Luna, JORGE FILHO, VALENTINA BARBOSA, CRISTIANE LAMARÃO, JULIANA MARQUES DOS SANTOS, ALDRIN DE SOUZA PINHEIRO, GILBERTO TADEU REIS

Última alteração: 2018-05-29

Resumo


Apresentação:

Trata-se do relato de experiência do processo de formação-ação do  Projeto Gestão para Educação Permanente dos Profissionais da Rede de Atenção às Urgências que teve como produto final um projeto de intervenção. O objetivo foi construir a Linha de Cuidado do Acidente Vascular Cerebral nas unidades de saúde da região Madeira Mamoré do Estado de Rondônia. A referida região abrange os municípios de Porto Velho, Itapuã do Oeste, Candeias do Jamari, Nova Mamoré e Guajará Mirim.

Desenvolvimento:

A formação ação iniciou no mês outubro de 2016 a abril de 2017, pela Secretaria do Estado de Rondônia em parceria com o Hospital Alemão Osvaldo Cruz. Foram ofertadas 120 vagas para a equipe multiprofissional da saúde, sendo que participaram 75 profissionais. A metodologia utilizada foi com base na construção do conhecimento considerando as situações da realidade do cotidiano dos profissionais, com a formação  de grupos de trabalho para a problematizar e refletir as práticas diárias dos profissionais. Os facilitadores eram profissionais da rede de saúde de Rondônia e professores da Universidade Federal de Rondônia que participaram de formação de mediadores, acompanhada por especialistas que eram responsáveis por cada região do território brasileiro, onde a formação foi ofertada.

Os grupos de trabalho foram compostos por profissionais que atuavam na rede de saúde do Estado de Rondônia, dentre a atenção básica, gestão, regulação, média e alta complexidade, estes grupos eram denominados grupos de Rede. A pluralidade dos grupos proporcionou uma ampla discussão dos modelos de saúde que são ofertados nos serviços. Foram realizados estudos sobre as Redes de Atenção a saúde que existem no território da Região Madeira Mamoré e foram propostas várias ações de intervenção, com a finalidade de mudar a realidade. Para construção e consolidação da linha de cuidado do AVC, foi necessária à criação de um Núcleo de Educação Permanente em Urgências - NEU, com a finalidade de garantir o conhecimento dos profissionais em suas respectivas áreas de atuação para desta forma obter resultados positivos na intervenção ao usuário. As principais metas a serem alcançadas foram: implementar a linha de cuidado e criar o NEU para os trabalhadores, melhorando o desempenho dos mesmos em suas respectivas áreas de atuação e consequentemente sensibilizar os profissionais para uma prática de  educação permanente que promovam além de capacitações pontuais, uma forma problematizadora das situações vivenciadas pelos trabalhadores no cotidiano das organizações de saúde,  visando transformar os processos de trabalho. Trabalhando através de situações conflituosas que acontecem no cotidiano desses profissionais, mostrando-lhes que a promoção da saúde do usuário do SUS depende diretamente da atuação destes profissionais.

Impactos e Resultados:

Observamos em nossa região de saúde Madeira Mamoré que a baixa resolutividade da atenção básica na prevenção dos fatores de risco para as urgências cerebrovasculares, tem sido relevante e reflete negativamente, havendo um aumento dos custos hospitalares no tratamento destas urgências, devido à longa permanência do usuário na internação. Diante desse cenário a articulação das redes de atenção à saúde é de fundamental importância para a eficácia dos serviços oferecidos.

Os impactos durante a vivência neste curso de aperfeiçoamento, bem como nos momentos destinados para a elaboração da linha de cuidado do AVC, foram significativos, haja vista que de acordo com as análises reflexivas feitas sobre como poderíamos mudar a realidade no que se refere aos atendimentos de usuários do SUS acometidos com AVC foi muito impactante.  Também não podemos deixar de citar as ações de educação em saúde voltadas à população em geral também deve ser vista como ator importante para que desta forma as pessoas possam entender a necessidade de prevenção do AVC bem como saber identificar precocemente quaisquer sinais que possam indicar que a doença esta se manifestando.

No que diz respeito à capacitação, habilitação e educação continuada dos trabalhadores, observa-se ainda a fragmentação e o baixo aproveitamento do processo educativo tradicional e a insuficiência dos conteúdos curriculares na qualificação de profissionais para as urgências, principalmente nas urgências cerebrovasculares. Em consequência disso, a atuação de grande parte desses profissionais se torna insatisfatória comprometendo a qualidade da assistência prestada ao usuário. Com base nisso se faz necessário implementar estratégias que favoreçam e estimulem a participação dos profissionais para que os mesmos sintam-se inseridos no processos bem como sabendo da sua importância para obtenção de resultados positivos.

Com a implantação da linha de cuidado do AVC, podemos citar que o usuário seria atendido em tempo hábil, respeitando os direitos humanos do cidadão, minimizando desta forma os altos índices de permanência hospitalar. Que a rede de urgência e emergência estaria articulada garantindo desta forma o atendimento ao usuário de forma eficaz atendendo as necessidades de saúde de cada cidadão.

Considerações Finais:

As buscas para a implantação da linha de cuidados do AVC mostrou que existem altas taxas de internações por condições sensíveis à atenção primária em uma população, que podem indicar sérios problemas de acesso ao sistema de saúde. O excesso de hospitalizações representa um sinal de alerta, sinalizam para a necessidade de análise e busca de explicações para a sua ocorrência. Com base nesse contexto, a elaboração de linha de cuidado do AVC, contribui para que a qualidade da assistência prestada ao usuário seja eficaz, promovendo articulação entre as redes de assistência a saúde, facilitando desta forma o acesso a todos os níveis de atenção a saúde do usuário acometido pelo AVC.

Durante o processo de formação ação foi possível analisar com os demais profissionais a falta de formação suficiente e a pouca ou inexistente educação permanente aos trabalhadores das urgências. Foi de fundamental importância a discussão do fortalecimento de estruturas capazes de problematizar a realidade dos serviços e estabelecer o nexo entre trabalho e educação, de forma a resgatar o processo de formação dentro dos serviços de saúde.

A formação com a equipe multiprofissional proporcionou um momento de integração da rede de serviços, dentre os serviços de saúde, bem como o ensino.   A permanência deste processo poderá potencializar a autonomia dos profissionais e sensibilizar para a resolução dos diversos problemas vivenciados, promovendo desta forma mais resolutividade no atendimento aos usuários do SUS.

Concordamos também que os profissionais que foram envolvidos nesse curso de aperfeiçoamento, são profissionais que podem contribuir para as mudanças das práticas de saúde, os mesmos tem expetativas de transformação para melhoria do serviço, potencial de autoanálise para a atuação e buscando um serviço de excelência e que cada vez mais fortaleça o SUS.


Palavras-chave


AVC; ASSISTÊNCIA; EDUCAÇÃO PERMANENTE