Associação da Rede Unida, 13º Congresso Internacional Rede Unida

Anais do 13º Congresso Internacional da Rede Unida

v. 4, Suplemento 1 (2018). ISSN 2446-4813: Saúde em Redes
Suplemento, Anais do 13ª Congresso Internacional da Rede UNIDA
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EDUCAÇÃO EM SAÚDE NA ESCOLA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA
Lorena Cavalcante Lobo, Aline Oliveira Mota, Camila Fernanda Pinheiro do Nascimento, Cynara Rego Nogueira, Klicia Martiniano Remígio, Luan Gabriel de Souza

Última alteração: 2017-12-14

Resumo


Apresentação: No Brasil a Atenção Primaria à Saúde (APS) veio com o intuito de estruturar medidas de ações que visa promoção, prevenção e assistência à saúde, de forma integrada para as populações a partir da articulação de saberes técnico-científicos, através das modificações do modelo biomédico permeado por valores assistenciais que estão voltados para a cura e o biologicismo, principalmente no que se refere ao processo saúde-doença. Entretanto, em 1994, o modelo utilizado na APS teve alterações, com o Programa Saúde da Família (PSF), modelo centrado na família e na equipe multiprofissional de saúde. Atualmente o PSF é definido como Estratégia da Saúde e da Família (ESF) no qual tem como finalidade de reorganização da atenção primária à saúde no Brasil, estruturada nas diretrizes do SUS tem como a estratégia a expansão, qualificação e consolidação da atenção básica. Esse novo modelo de atenção à saúde das populações tem o objetivo de reorganização a forma como a assistência é prestada, sendo utilizado as ferramentas metodológicas do processo de educação em saúde como eixo norteador e provocador de reflexões, seja nos modelos de assistência à comunidade, seja na abordagem e postura profissional. A educação em saúde, configura-se como uma ferramenta importante na vertente da prevenção, onde a prática deve estar voltada para a melhoria das condições de vida e de saúde das populações. Com o intuito de aproximação dos conceitos de saúde junto à comunidade, existe, o Programa Saúde na Escola, o qual considera o ambiente escolar um campo privilegiado para o desenvolvimento de ações educativas em saúde como práticas integradoras5. A escola como o espaço para o desenvolvimento crítico e político, auxilia na construção de valores pessoais, crenças, conceitos contribuindo na produção social da saúde. O cenário escolar encontra-se diferentes sujeitos, que produzem diferentes modos de refletir e agir sobre si e sobre o mundo e que devem ser compreendidos pelas equipes de saúde da família em suas estratégias de cuidado. Este relato traz uma abordagem acerca da atuação da equipe do Programa de Residência Multiprofissional de Atenção Integral na Saúde Funcional em doenças neurológicas do Hospital Universitário Getúlio Vargas – HUGV da Universidade Federal do Amazonas – UFAM.

Objetivo: Relatar as experiências vivenciadas da equipe multiprofissional no núcleo de apoio saúde da família no cenário das escolas para a promoção da saúde.

Desenvolvimento do trabalho: Trata-se de um relato de experiência de caráter descritivo, que emerge das atividades desenvolvidas da atuação dos residentes multiprofissionais das áreas de Enfermagem, Serviço Social, Fisioterapia, Educação Física e Psicologia. Foram realizados cinco encontros com os escolares na faixa etária de 8 a 12 anos de idade, onde foram abordados temas que enfatizaram a importância da promoção e educação para a saúde. Tiveram como cenários as salas de aulas de duas escolas públicas do município de Manaus-AM. Diante disso, todo o processo de intervenção educativa com os escolares, alvo da ação, foi planejado e executado ao longo dos meses de setembro a dezembro de 2017, em três etapas, a citar: a) reunião com a pedagoga e o diretor da escola com a proposta da equipe; b) apresentação da equipe multiprofissional aos pais dos alunos e posteriormente o levantamento de demandas; c) foram estudadas e organizadas as temáticas sugeridas, e posteriormente foram discutidas em sala de aula com os alunos. A operacionalização destas atividades se deu por meio de um trabalho efetivo e coordenado pela equipe multiprofissional. Esta última etapa que consistiu na ação educativa junto às turmas do 4°, 5° e 6° anos do ensino fundamental, sendo que a ação foi realizada separadamente em cada uma das turmas. Ressalta-se que o desenvolvimento das intervenções foi realizado na própria escola com os alunos que estavam presentes acompanhado de seus respectivos professores.

Resultados: A intervenção consistiu em apresentações em power point com imagens e ilustrações relacionadas aos temas abordados, sendo eles: educação postural, higiene do sono, sexualidade, prevenção das infecções sexualmente transmissíveis e bullying. Posteriormente, os escolares eram chamados a participar ativamente e instigados com perguntas reflexivas realizadas pela equipe dos residentes que, além disso, conjuntamente com o grupo de escolares, fazia as correções pertinentes às práticas apresentadas. Cabe ressaltar que as ações educativas para os escolares são importantes para o desenvolvimento de habilidades, pleno exercício da cidadania e do protagonismo juvenil. O primeiro e segundo assuntos abordados, em ambas as escolas, foi sobre educação postural com os alunos do 6º e 5º ano do ensino fundamental. Iniciou-se pela apresentação da equipe dos residentes e, depois, a apresentação dos slides, primeiramente exibindo as fotos relacionadas a coluna vertebral e seus desvios posturais. Foram discutidos sobre qual a função da coluna vertebral, os tipos de patologias que acometem a coluna pelos desvios posturais e uma dinâmica com os estudantes eram passadas imagens uma correta e outra errada de como sentar, manusear o computador, carregar a mochila entre outras. O terceiro e quinto encontro foi abordado sobre sexualidade com os alunos do 4º e 5º ano do ensino fundamental. Foram realizadas rodas de conversar em dois momentos, primeiro com as meninas e posteriormente com os meninos, foram discutidos sobre a adolescência e a puberdade ressaltando as transformações hormonais dessa fase. O quarto encontro foi abordado sobre o dia 1 de dezembro de combate a Aids com os alunos do 5º ano do ensino fundamental. Foi realizado uma roda de conversa no qual foi trabalhado o que é o vírus do HIV, os sintomas da doença e como é realizado o teste rápido. Concomitantemente com os encontros percebeu-se a satisfação dos escolares em relação aos conhecimentos que estavam recebendo. As atividades educativas têm o objetivo de capacitar os escolares para o autocuidado, visando a promoção da saúde. Observou-se que havia interesse, por parte dos alunos, nos assuntos abordados, e ao mesmo tempo interagiam conosco fazendo questionamentos, compartilhando experiências. São atividades como estas que valorizam o percurso da residência, possibilitando uma maneira de trabalhar em equipe privilegiando articulação multidisciplinar no âmbito da atenção básica, pois assim como a teoria e a prática devem estar articuladas para um melhor aprendizado, de nada seria valido falar sobre assuntos preocupantes na comunidade e na sociedade sem atuarmos diretamente com as pessoas.

Considerações finais: O referido cenário possibilitou um maior conhecimento sobre a atuação da equipe multiprofissional promovendo saúde, bem como proporcionou uma visão ampliada do conceito de saúde devido a inserção na realidade da comunidade. Acredita-se que o trabalho realizado pela equipe multiprofissional é extremamente relevante pois interage vários conhecimentos e trocas de saberes com a finalidade de produzir com qualidade e obter resultados eficientes.

Palavras-chave


educação em saúde; programa saúde na escola;equipe multiprofissional