Associação da Rede Unida, 13º Congresso Internacional Rede Unida

Anais do 13º Congresso Internacional da Rede Unida

v. 4, Suplemento 1 (2018). ISSN 2446-4813: Saúde em Redes
Suplemento, Anais do 13ª Congresso Internacional da Rede UNIDA
Tamanho da fonte: 
MITOS, VERDADES E GESTAÇÃO: ROTEIRO DE APOIO DISCENTE NA DISCIP. ENF. NA SAÚDE DA MULHER I
Luciana Lima Alves, Audrey Vidal Pereira, Beatriz Peres Silva

Última alteração: 2017-12-14

Resumo


Apresentação

O trabalho trata-se de um projeto de monitoria para a disciplina Saúde da Mulher I, do curso de Enfermagem da Universidade Federal Fluminense - UFF, no qual foi desenvolvido o embasamento bibliográfico do roteiro de mitos e verdades sobre a gestação e elaborou-se um livreto a partir desse roteiro.

Objetivo: Encontrar referências bibliográficas que embasassem os mitos e verdades sobre a gestação e assim, trabalha-las no campo de ensino teórico-prático com os alunos da disciplina Saúde da Mulher I, visando a comunicação entre a gestante e os futuros enfermeiros, focando na educação em saúde.

 

Desenvolvimento do trabalho

Realizado na disciplina Saúde da Mulher I, no 5º período do curso de Enfermagem da UFF. Foi desenvolvido pela monitora o embasamento bibliográfico do roteiro de mitos e verdades sobre a gestação, a partir de referências de livro, artigos, manuais e sites. Com base no roteiro elaborou-se um livreto composto por 39 afirmativas, cada uma com breve explicação e referências.  Este produto foi apresentado e discutido com os alunos da disciplina e disponibilizado para os mesmos mediante o e-mail da turma.

 

Resultados e/ou impactos

Quando o produto foi apresentado e discutido com os alunos, muitos ficaram na dúvida do que era mito e o que era verdade e, a descoberta do que realmente era e a explicação para aquilo, foi encarado pelos alunos como uma ótima ferramenta para ser estudada e trabalhada no ensino teórico-prático com as gestantes na sala de espera do pré-natal.

Considerações finais

O roteiro de mitos e verdades sobre a gestação, devidamente referenciado bibliograficamente, é uma ferramenta que auxilia os alunos em questões que eles mesmos não sabiam ou tinham dúvidas sobre o período de gestação, ajudando-os a compreender os mitos e as verdades, que permeiam a gestação.

 


Palavras-chave


gestação; mitos; verdades