Associação da Rede Unida, 13º Congresso Internacional Rede Unida

Anais do 13º Congresso Internacional da Rede Unida

v. 4, Suplemento 1 (2018). ISSN 2446-4813: Saúde em Redes
Suplemento, Anais do 13ª Congresso Internacional da Rede UNIDA
Tamanho da fonte: 
“Novas Diretrizes Curriculares do curso de Medicina: mudança do perfil (e da visão) dos alunos”
Priscila Maranhão Ribeiro, Suellen Ferreira da Matta, Valbécia Tavares de Aguiar, Mariana Mello Gonçalves Rodrigues, Francianny Lima Bentes, Maria Esther Borba Espindola, Maiara Magri Pereira Olenchi, Luiz Otavio de Araujo Bastos

Última alteração: 2018-04-30

Resumo


Em 2014, o Ministério da Educação (MEC) instituiu novas diretrizes curriculares para o curso de medicina com o intuito de formar profissionais generalistas, humanistas, críticos e reflexivos. Assim, desde o início da graduação, os acadêmicos entram em contato com a Estratégia Saúde da Família (ESF) através de atividades nas UBS (Unidade Básica de Saúde), observando e, principalmente, participando de toda sua dinâmica. No início, há discussão teórica sobre o que é o SUS (Sistema Único de Saúde), seu funcionamento, com ênfase na Atenção Primária a Saúde (APS), suas especificidades, bem como sua importância na organização da rede de saúde.

No presente caso, a mudança de grade curricular ocorreu no meio do processo de formação acadêmica. Após a conclusão do primeiro período - este baseado na grade curricular antiga - e sem quaisquer conhecimentos prévios sobre os níveis de atenção à saúde, conceitos de promoção e prevenção de saúde, educação e gestão em saúde, etc.

Esse trabalho tem como objetivo relatar a experiência de cinco acadêmicas do curso de medicina em Manaus - Amazonas, que vivenciaram essa mudança - não somente de grade curricular, porém, essencialmente, de construção de identidade médica. Em que, primeiramente, houve uma relutância a aceitar esses novos conhecimentos, com ressalvas e diversas críticas. Entretanto, como resultado - finalizando o quarto semestre da graduação, percebe-se um melhor entendimento dos objetivos da nova grade, com uma visão mais humana sobre o paciente. Dessa forma, a partir da imposição de grade curricular pelo MEC, foram observadas mudanças no provável perfil de médico formado. Assim, é, de fato, necessário um desligamento dos moldes antigos do ensino da medicina no nosso país, ampliando a visão dos acadêmicos sobre o cuidado em saúde.

Palavras-chave


medicinadefamilia; educacao; gradecurricular;