Associação da Rede Unida, 13º Congresso Internacional Rede Unida

Anais do 13º Congresso Internacional da Rede Unida

v. 4, Suplemento 1 (2018). ISSN 2446-4813: Saúde em Redes
Suplemento, Anais do 13ª Congresso Internacional da Rede UNIDA
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DESAFIO DA PREVENÇÃO DA DENGUE, ZICA E FEBRE CHIKUNGUNYA NO ÂMBITO ESCOLAR: GINCANA ESTADUAL ESTUDANTIL #TCHÊSOMEAEDES
MILENE ALMEIDA RIBAS, Themis Goretti Moreira Leal de Carvalho, Mylena Stefany Silva dos Anjos, Katieli Santos de Lima, Nathália Arnoldi Silveira, Naiara Riani Marques da Silva, Tamara Cristiane Batista

Última alteração: 2018-01-25

Resumo


Introdução

Considerando-se que  o Programa Saúde na Escola – PSE tem o objetivo de proporcionar à escola, uma atenção básica que garanta a saúde integral das crianças e adolescentes, a Acessoria do Programa de Saúde Escolar do Rio Grande do Sul elaborou a Gincana Estadual Estudantil “TchêSomeAedes!”. Este desafio proposto às escolas estaduais do ensino médio teve como proposta combater o mosquito Aedes aegypti e a prevenção às doenças associadas a esse vetor como a Dengue, a Zica e a febre Chikungunya.

Dengue é atualmente a arbovirose com maior repercussão em saúde pública no mundo. Está doença tem reemergido em grande magnitude nos países, onde dois ou mais sorotipos do vírus da dengue circulam. Segundo estimativa da Organização Mundial da Saúde (OMS), 50 milhões de casos da doença ocorre a cada ano, em média, levando a 500 mil hospitalizações e mais de 20 mil óbitos.

A Gincana Estadual Estudantil foi voltada aos educandos da Rede Escolar de Ensino Público do Estado do Rio Grande do Sul e esta iniciativa objetiva originar ações que promovam o combate ao mosquito Aedes aegypti e suas consequências, principalmente a Dengue, a Zica e a Chikungunya.

A Gincana Estadual Estudantil teve como objetivo principal, tornar a participação dos estudantes um exercício de cidadania, pois atuaram como agentes multiplicadores das medidas preventivas contra a Dengue, Zika e Chikungunya, promovendo assim a conscientização dos alunos da Rede Pública Estadual de Ensino do Estado do Rio Grande do Sul, sobre o combate ao mosquito.

A definição de uma política municipal de educação em saúde, especialmente se pautada pelos princípios da educação popular, tem o papel importante de induzir novas práticas nos serviços de saúde, propiciando uma valorização do saber popular e do usuário, fazendo ver aos profissionais o caráter educativo das ações de saúde, facilitando a participação de importantes atores sociais da comunidade no processo de construção da saúde.

Descrição da experiência

A gincana foi uma proposta do Governo do Estado do Rio Grande do Sul, por intermédio da Secretaria de Estado da Educação e da Secretaria de Estado da Saúde, em parceria com as Coordenadorias Regionais de Educação do estado. No município de Tupanciretã teve a parceria com o Centro de Atendimento ao Educando (CAE Tupanciretã/RS) e com a Universidade de Cruz Alta, curso de Fisioterapia. As escolas que participaram da gincana tinham que inscrever até 1 equipe, com 10 alunos, sendo 5 meninos e 5 meninas e um professor orientador para coordenar a equipe. Para fazer parte da equipe o aluno deveria estar matriculado e ser frequente na escola. As equipes podiam mobilizar toda a escola e a comunidade para ajudar nas provas. A proposta da gincana foi de envolver os alunos durante todo o semestre escolar em várias ações, como: - a criação e atualização de um blog, onde foi postado os resultados das tarefas propostas em cada atividade, com fotos, vídeos, textos e materiais criados pelos alunos; - projeto reciclagem de pneus, visando retirar o máximo de pneus possível do meio ambiente e podendo realizar decoração ecológica com pneus usados; - arrecadação de garrafas PETs, que foram doadas para confecção de vassouras ecológicas ou outros materiais relacionados.

No dia 31 de maio de 2017, conhecido como Dia D da prevenção, aconteceu a etapa final, no Ginásio de esportes de Tupanciretã. Reuniram-se estudantes da rede pública local e da região, comunidade em geral e as equipes finalistas da gincana. Diversas provas foram realizadas: -melhor nome da equipe e slogan mais criativo; melhor grito de guerra; torcida mais animada; avaliação do projeto mascote, que foi proposto e no qual os alunos deveriam confeccionar seu mascote com material reciclável; show de talentos, com declamação de poesias e paródias musicais; corrida do saco e pesagem dos materiais  não perecíveis que foram arrecadados pelos alunos. Neste dia participaram uma população em torno de 300 pessoas: alunos da rede pública, Grupo Gestor Municipal (GGM/SPE), Grupo Gestor Estadual e comunidade em geral. Todas as intervenções e atividades foram coordenadas por profissionais da Saúde e Educação e, acadêmicos da Universidade de Cruz Alta, do curso de Fisioterapia.

Foram premiadas duas equipes, com os seguintes critérios de avaliação das provas: - 1º critério: harmonia ao tema “Prevenção à Dengue, Zika e Chikungunya”; - 2º Critério: qualidade do conteúdo e 3º Critério: criatividade, originalidade.

A premiação foram "Kits de material esportivo", contendo vários equipamentos para a prática de atividades físicas na escola, como: colchão esportivo para salto, pesos, bolas de futsal, volêi, basquete e handebol, mesas de tênis, jogos de xadrez entre outros.

Impactos

A Gincana Estadual Estudantil “#TchêSomeAedes!” envolveu crianças e adolescentes, seus professores e toda a comunidade escolar. É sabido o poder dos jovens na sensibilização e conscientização junto aos pais e familiares; além de ser um agente mobilizador, o estudante tem consigo o espírito de competição aflorado e acostumado a fazer tarefas em equipe, sendo isto um forte fator de  impacto na prevenção da Dengue,  Zica e  febre Chikungunya.

Considerações finais

A finalidade da Gincana Estadual Estudantil foi fazer compreender que o combate ao mosquito Aedes aegypti perpassa pela eliminação do vetor e é um assunto que não se limita apenas ao Poder Público, mas que deve mobilizar todo cidadão, levando informações sobre os cuidados com a Dengue, a Zika e Chikungunya; a eliminação de focos do mosquito; o recolhimento de materiais que possam acumular água; a limpeza de terrenos e despertar na comunidade a preocupação permanente com as doenças relacionadas, formando uma rede de mobilização que se estenda a todos os bairros da cidade.

O trabalho desenvolvido se mostrou bastante proveitoso tanto para os estudantes participantes quanto para a comunidade. O trabalho revelou que práticas interdisciplinares podem ser o fio condutor para facilitação da integração entre formação e serviço, na qual as ações coletivas, no âmbito da escola, de acordo com as necessidades sociais da população, requer o compromisso de todos seus atores.

A escolha da premiação com equipamentos voltados à prática desportiva chamou atenção dos alunos e fez com que eles se mobilizassem para participar da Gincana, estimulando a práticas de atividades físicas, fomentando o desenvolvimento de habilidades corporais, espírito de solidariedade, buscando a inserção social e formação de cidadania e seus direitos e deveres.


Palavras-chave


Alunos; Dengue; Conscientização;