Associação da Rede Unida, 13º Congresso Internacional Rede Unida

Anais do 13º Congresso Internacional da Rede Unida

v. 4, Suplemento 1 (2018). ISSN 2446-4813: Saúde em Redes
Suplemento, Anais do 13ª Congresso Internacional da Rede UNIDA
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Momento teórico-prático da residência em Enfermagem em Saúde da Família, RJ
Gabriela Moiçó Azevedo, Mariza Gandolfi, Denise Sallazar, Anna Carolina Moraes Lamberti, Antônio Celso Campello

Última alteração: 2017-12-20

Resumo


Introdução: O programa de Residência em Enfermagem em Saúde da Família (PRESF) foi implantado no 1º semestre do ano de 2015 no município do RJ e já se constitui o maior programa de residência em enfermagem em saúde da família no Brasil. O programa conta com 40 preceptores e anualmente ingressam 60 residentes que são distribuídos em quatorze unidades de saúde de seis áreas programáticas do município do RJ. Nessas unidades, uma das atribuições do preceptor é a organização do momento teórico-prático. Objetivo: Descrever a experiência do momento teórico prático desenvolvido na CF Felippe Cardoso localizada na zona norte do município do RJ, e relatar a potencialidade desse espaço para a formação do enfermeiro atuante na Estratégia Saúde da Família. Metodologia: Trata-se de um estudo descritivo, do tipo relato de experiência, desenvolvido pelos preceptores de enfermagem da PRESF nos anos de 2015 e 2016. Resultados e discussões: O momento teórico-prático tem como objetivo dis cutir temas clínicos e transversais à prática da enfermagem na atenção primária. As residentes mostram cada vez mais interesse em discutir e refletir sobre as práticas, e elencam temáticas a partir das suas necessidades, aproximando a teoria ao cotidiano. É notória a evolução apresentada na condução dos casos que já tenham sido abordados, tanto no campo assistencial em que se observa a coordenação do cuidado, como no gerencial, com destaque para a melhoria da coordenação da equipe e vigilância em saúde. Conclusão: O momento teórico prático é de extrema importância para a formação do residente, pois permite o contato com ferramentas que o auxiliam na condução do processo de trabalho e maior arcabouço teórico, que os tornam profissionais mais reflexivos e críticos, aprimorando sempre suas habilidades e conhecimentos na área.

Palavras-chave


Ensino; Estratégia Saúde da Família; Residência em Enfermagem.