Associação da Rede Unida, 13º Congresso Internacional Rede Unida
v. 4, Suplemento 1 (2018). ISSN 2446-4813: Saúde em Redes
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EDUCAÇÃO EM SAÚDE PARA PREVENÇÃO DAS DOENÇAS TRANSMITIDAS PELO AEDES AEGYPTI EM NOVA OLINDA DO NORTE (AM): relato de experiência
Última alteração: 2018-01-24
Resumo
Apresentação. Nos últimos anos, um dos principais problemas de saúde pública no País têm sidoos criadouros de Aedes aegypti, espécie responsável pela transmissão do vírus da Dengue, da FebreChikungunya e da Zika. Na Política Nacional de Atenção Básica é estabelecido que educação emsaúde é atribuição de todos os membros das equipes da estratégia saúde da família. A educação emsaúde objetiva integrar os saberes científico e popular, estabelecer o diálogo entre pessoas a fim demobilizar forças e motivação para mudanças comportamentais ou adaptações às novas situações devida em função de melhoria das condições de saúde. Objetivo. Relatar a experiência de práticas deeducação em saúde, como principal estratégia para prevenção das doenças transmitidas pelo Aedesaegypti e, a partir da experiência, refletir sobre os métodos utilizados. Desenvolvimento dotrabalho. Trata-se de um relato de experiência sobre intervenção na comunidade, utilizando-se demétodos de educação popular em saúde para prevenção das doenças transmitidas pelo Aedesaegypti no município de Nova Olinda do Norte. A intervenção foi realizada por graduandos doscursos de enfermagem, medicina e odontologia, durante o Internato Rural, em março e abril de2016. Para atingir o maior número de participantes do processo dialógico, a ação foi desenvolvidaem estabelecimentos públicos com os servidores; em escolas com estudantes, professores e outrosservidores; em igrejas e nos domicílios com a população geral. Para iniciar e fomentar o diálogoentre facilitadores e participantes sobre os criadouros do Aedes aegypti e o seu combate foramutilizados materiais didáticos disponibilizados pelo Ministério da Saúde para prevenção Dengue, daFebre Chikungunya e da Zika (“10 minutos contra o Aedes”). As estratégias pedagógicas maisutilizadas foram: (1) trabalho em equipe multiprofissional, (2) tomada de decisão coletivamente(equipe de trabalho), (3) diálogo mediado por metodologias ativas sobre o problema. Resultadose/ou impactos. Os principais resultados obtidos foram: (1) envolvimento da comunidade em geral,(2) envolvimento de profissionais e trabalhadores dos diversos serviços públicos da cidade, (3)eliminação de diversos focos de criadouros com participação de moradores e de trabalhadores dosdiversos setores da administração pública da cidade. O processo de “educação em saúde” se deucom uso de componentes metodológicos da educação popular (abordagem dialógica sobre oproblema) e do modelo tradicional. Considerações Finais. O Uso de diferentes estratégias (modelodialógico e tradicional) instigou a reflexão crítica sobre a condução de intervenções na comunidadeque sejam capazes de prevenir doenças, promover saúde e estimular a participação de lideranças edos cidadãos em geral no controle da saúde individual e coletiva.
Palavras-chave
EDUCAÇÃO EM SAÚDE; AEDES AEGYPTI; PREVENÇÃO DE DENGUE E ZIKA.