Associação da Rede Unida, 13º Congresso Internacional Rede Unida

Anais do 13º Congresso Internacional da Rede Unida

v. 4, Suplemento 1 (2018). ISSN 2446-4813: Saúde em Redes
Suplemento, Anais do 13ª Congresso Internacional da Rede UNIDA
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EDUCAÇÃO EM SAÚDE PARA PREVENÇÃO DAS DOENÇAS TRANSMITIDAS PELO AEDES AEGYPTI EM NOVA OLINDA DO NORTE (AM): relato de experiência
Lorena Cavalcante Lobo, Phâmela Ferreira Costa, Elaine Francisca Coimbra de Araújo, Luana Caroline Silva Rosário, Luís Felipe Araújo Fernandes, Vítor Castro de Jesus, Edinilza Ribeiro dos Santos

Última alteração: 2018-01-24

Resumo


Apresentação. Nos últimos anos, um dos principais problemas de saúde pública no País têm sidoos criadouros de Aedes aegypti, espécie responsável pela transmissão do vírus da Dengue, da FebreChikungunya e da Zika. Na Política Nacional de Atenção Básica é estabelecido que educação emsaúde é atribuição de todos os membros das equipes da estratégia saúde da família. A educação emsaúde objetiva integrar os saberes científico e popular, estabelecer o diálogo entre pessoas a fim demobilizar forças e motivação para mudanças comportamentais ou adaptações às novas situações devida em função de melhoria das condições de saúde. Objetivo. Relatar a experiência de práticas deeducação em saúde, como principal estratégia para prevenção das doenças transmitidas pelo Aedesaegypti e, a partir da experiência, refletir sobre os métodos utilizados. Desenvolvimento dotrabalho. Trata-se de um relato de experiência sobre intervenção na comunidade, utilizando-se demétodos de educação popular em saúde para prevenção das doenças transmitidas pelo Aedesaegypti no município de Nova Olinda do Norte. A intervenção foi realizada por graduandos doscursos de enfermagem, medicina e odontologia, durante o Internato Rural, em março e abril de2016. Para atingir o maior número de participantes do processo dialógico, a ação foi desenvolvidaem estabelecimentos públicos com os servidores; em escolas com estudantes, professores e outrosservidores; em igrejas e nos domicílios com a população geral. Para iniciar e fomentar o diálogoentre facilitadores e participantes sobre os criadouros do Aedes aegypti e o seu combate foramutilizados materiais didáticos disponibilizados pelo Ministério da Saúde para prevenção Dengue, daFebre Chikungunya e da Zika (“10 minutos contra o Aedes”). As estratégias pedagógicas maisutilizadas foram: (1) trabalho em equipe multiprofissional, (2) tomada de decisão coletivamente(equipe de trabalho), (3) diálogo mediado por metodologias ativas sobre o problema. Resultadose/ou impactos. Os principais resultados obtidos foram: (1) envolvimento da comunidade em geral,(2) envolvimento de profissionais e trabalhadores dos diversos serviços públicos da cidade, (3)eliminação de diversos focos de criadouros com participação de moradores e de trabalhadores dosdiversos setores da administração pública da cidade. O processo de “educação em saúde” se deucom uso de componentes metodológicos da educação popular (abordagem dialógica sobre oproblema) e do modelo tradicional. Considerações Finais. O Uso de diferentes estratégias (modelodialógico e tradicional) instigou a reflexão crítica sobre a condução de intervenções na comunidadeque sejam capazes de prevenir doenças, promover saúde e estimular a participação de lideranças edos cidadãos em geral no controle da saúde individual e coletiva.

Palavras-chave


EDUCAÇÃO EM SAÚDE; AEDES AEGYPTI; PREVENÇÃO DE DENGUE E ZIKA.