Associação da Rede Unida, 13º Congresso Internacional Rede Unida

Anais do 13º Congresso Internacional da Rede Unida

v. 4, Suplemento 1 (2018). ISSN 2446-4813: Saúde em Redes
Suplemento, Anais do 13ª Congresso Internacional da Rede UNIDA
Tamanho da fonte: 
O território e o cotidiano do trabalho no Programa Saúde na Escola (PSE)
Ranulfo Cavalari Neto, Sônia Maria Dantas Berger

Última alteração: 2017-12-26

Resumo


Apresentação: O território é composto por diversas dimensões, sendo elas: demográfica, epidemiológica, administrativa, política, tecnológica, social e cultural. Essa concepção serve de instrumentos de organização dos serviços de saúde. A produção do cuidado em saúde vem de uma articulação entre trabalhadores da saúde, usuários e o território. O Programa Saúde na Escola (PSE) vem com o objetivo de melhorar a qualidade de vida dos escolares em âmbito nacional. O desafio dessa articulação do território com as práticas de cuidado em Saúde dentro do Programa traz questões para além do campo da saúde, e necessita de uma abordagem mais ampla e sistêmica.

Objetivo: Discutir a relação do território com a produção do cuidado no Programa Saúde na Escola (PSE).

Descrição da experiência ou método do estudo: Primeiramente, foi compreendido a relação do território com as práticas de saúde da população, definidas como determinantes para o processo de produção do cuidado. Após análise da concepção de território que emerge da Política Nacional de Promoção da Saúde foi investigado a produção científica sobre o PSE desde sua criação na Biblioteca Virtual em Saúde. Após análise do material encontrado restaram oito artigos, de acordo com os critérios utilizados. A busca foi realizada com o objetivo de encontrar artigos que tratavam da temática do PSE, a partir de experiências empíricas.

Resultados e/ou impactos: A partir dos resultados encontrados em relação a produção científica do PSE no Brasil, foi constituído inicialmente três campos de conhecimento para a análise, são eles: o campo pedagógico, o campo da concepção de saúde e o campo processo de trabalho. No campo pedagógico foi encontrado questões sobre a capacitação dos profissionais, referente a sua insuficiência, também sobre prática pedagógica das ações desenvolvidas no PSE caracterizadas como de caráter tradicional ou contra hegemônico. No campo da concepção de saúde foi percebido com clareza a presença de um reducionismo no conceito de Promoção da Saúde; além de uma valorização da Intersetorialidade nas práticas realizadas; assim como percebe-se a presença do discurso higienista no tratamento de questões clínicas ligadas ao fracasso escolar e as dificuldades de aprendizagem. Já no campo processo de trabalho o problema das estruturas físicas das unidades de saúde, a falta de condições para a realização do trabalho e a sobrecarga de trabalho da enfermagem atuante no PSE foram identificados nos estudos.

Considerações finais: A produção de cuidado no PSE está diretamente relacionada a diversos campos de conhecimento de forma que a estruturação do território tem potencial para influenciar na presença e qualidade da saúde. Necessita-se de investimento por parte do Estado para a redução das situações de vulnerabilidade da população que mais necessita desses serviços. Além disso, fica claro a partir do estudo que existem certas resistências que o profissional de saúde necessita enfrentar para realizar seu trabalho. O território é componente central para o enfrentamento em busca de uma Saúde e Educação pública e de qualidade.


Palavras-chave


Território; Trabalho; Programa Saúde na Escola