Associação da Rede Unida, 13º Congresso Internacional Rede Unida

Anais do 13º Congresso Internacional da Rede Unida

v. 4, Suplemento 1 (2018). ISSN 2446-4813: Saúde em Redes
Suplemento, Anais do 13ª Congresso Internacional da Rede UNIDA
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Aplicação da educação permanente e os dispositivos da PNH a fim melhorar a qualidade de vida no trabalho no Hospital Infantil de Palmas.
Mônica Costa Barros

Última alteração: 2018-01-25

Resumo


Apresentação: O projeto aplicativo tem o objetivo de aprimorar os processos de trabalho no Hospital Infantil de Palmas (HIP) através da educação permanente em saúde a fim de melhorar a qualidade de vida no trabalho. A qualidade de vida se dá por um conjunto subjetivo de impressões que cada ser humano possui, sendo simultaneamente um produto de diversos fatores que o afetam e um processo que ele experimenta a cada momento; o ambiente de trabalho deve oferecer condições para que as pessoas venham a desenvolver o máximo de suas potencialidades, minimizando os riscos de adoecimento pelo trabalho. No ano de 2015, numa troca de gestão na unidade, encontramos: setores por classes profissionais desarticuladas; falta de regimentos e fluxos atualizados para o funcionamento dos serviços; desarticulação da equipe da humanização e da equipe de educação permanente com os demais; dois profissionais realizando o controle médico ocupacional de forma incipiente e insatisfatória; e grandes demandas de reclamação na ouvidoria. Preocupado com este cenário, o núcleo de saúde e segurança do trabalhador, pautado na Política Nacional de Promoção ao Trabalhador do SUS (Protocolo MNP nº 008), na Educação Permanente em Saúde  e na Política Nacional de Humanização (PNH), propõe projetode trabalho com vistas a assegurar a saúde do trabalhador, a valorização do trabalho e melhoria do serviço a ser prestado ao usuário; e buscar o envolvimento dos trabalhadores do SUS aos conceitos, formas e estratégias da educação permanente em saúde e na integração ensino-serviço, traçando uma rede de conhecimentos e práticas entre os diversos setores e políticas do SUS.  Desenvolvimento: Iniciamos com o grupo gestor em reuniões mensais, com equipe responsável pela condução, em forma de rodízio. Além, disso foi proposto rodas de conversa com os demais profissionais para a resolução dos problemas, através de grupo operativo, facilitados por estagiários de psicologia. Para a avaliação da intervenção foi aplicado um questionário validado (QWLQ78), no início do projeto (2015), que mensura a qualidade de vida no trabalho e replicado, posteriormente, em novembro 2017. E, para avaliar o resultado do trabalho ao usuário do SUS, foi utilizado o sistema de informação da ouvidoria. Resultados :Podemos constatar melhora significativado trabalho realizadopelos profissionais do Hospital Infantil de Palmas ao usuário, tanto no número de registros, quanto na classificação da avaliação, reduzindo em 19,21%as demandas de reclamação e surgindo os relatos de elogio e sugestão, fortalecendo o aspecto participativo do projeto. Quanto à aplicação do teste, avaliamos que a qualidade de vida no HIP é satisfatória nos dois momentos da aplicação, ressaltando uma melhora nos aspectos: físico (2,86), psicológico (4,28), pessoal (2,15) e QVT total (2,43). Considerações finais: Entendemos que, o empoderamento dos trabalhadores, quanto estratégias de educação permanente e PNH, para a organização de seu processo de trabalho fortalece: projetos desenvolvidos com liberdade, autonomia, criatividade e pro atividade (adquiridas no processo), garantindo sua participação ativa na tomada de decisão, e assim, no trabalho em equipe, proporcionar resultados assertivos no trabalho. E o questionário (QWLQ78) possibilita avaliação continua do processo direcionando as atividades a serem ofertadas.


Palavras-chave


Educação permanente em saúde, co-gestão, QVT.