Associação da Rede Unida, 13º Congresso Internacional Rede Unida

Anais do 13º Congresso Internacional da Rede Unida

v. 4, Suplemento 1 (2018). ISSN 2446-4813: Saúde em Redes
Suplemento, Anais do 13ª Congresso Internacional da Rede UNIDA
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SATISFAÇÃO DOS IDOSOS SOBRE A GESTÃO DO CUIDADO E SERVIÇOS NA ATENÇÃO BÁSICA
Juleimar Soares Coelho de Amorim, Luciana Barcellos Teixeira, Alcindo Antônio Ferla

Última alteração: 2018-01-26

Resumo


APRESENTAÇÃO

O crescente contingente de idosos acarreta uma modificação no perfil de saúde da sociedade nos quais condições agudas são substituídas por condições crônicas, múltiplas, não transmissíveis próprias do envelhecimento e problemas associados, aumentando a procura por serviços em todos os níveis de complexidade, especialmente na atenção básica. Embora as intervenções na atenção básica para idosos com diferentes demandas de cuidados em saúde sejam capazes de melhorar sua qualidade de vida e diminuir a necessidade futura de formas de tratamento mais dispendiosas e traumáticas (2), no Brasil ainda são escassas e recentes as evidências que analisam os aspectos da oferta de serviços relacionados à organização do trabalho ou do cuidado prestado associados à satisfação. A prática de avaliar a qualidade dos serviços de saúde por meio da satisfação dos usuários difundiu-se em toda America Latina, inicialmente com foco na adesão ao tratamento, principalmente como parte importante dos processos de planejamento e avaliação (3,4).

Diante dos aspectos que compõem a avaliação dos serviços, vislumbram-se possibilidades para transformar a prática da assistência aos idosos a partir da reorganização do processo de trabalho. Isso inclui tecnologias leves, relativas às relações entre usuários e profissionais e serviços, como mediadoras dos encontros dos profissionais de saúde entre si e com a população usuária. Desta forma, o presente estudo visa avaliar a satisfação de usuários idosos com os serviços da atenção básica e identificar preditores da organização do cuidado e dos serviços em municípios brasileiros.

DESENVOLVIMENTO

Foi realizado um estudo baseado em dados secundários do 1º ciclo do Programa Nacional de Melhoria do Acesso e da Qualidade da Atenção Básica no Brasil (PMAQ-AB), o qual tem delineamento transversal, exploratório, de natureza avaliativa, teve abrangência nacional e foi executado de forma multicêntrica e integrada. A presente pesquisa possui como base o projeto de pesquisa guarda-chuva intitulado “Avaliação da atenção básica no Brasil: estudos multicêntricos integrados sobre acesso, qualidade e satisfação dos usuários”, aprovadas pelo Comitê de Ética em Pesquisa (Parecer nº 21904).

O presente estudo caracteriza as variáveis em níveis individual, de organização do cuidado e do serviço, pelos quais inclui questões referentes às características sociodemográficas e satisfação, por meio de inquérito elaborado e validado por estudos anteriores, categorizando a percepção em satisfeito e insatisfeito.

Considerou-se como variáveis independentes as informações respondidas no Módulo III (entrevista com usuário) sobre os preditores relacionados à 1) organização do cuidado: busca ativa dos idosos pelos profissionais, interesse dos profissionais em resolver os problemas no próprio serviço, realização de exame físico (se necessário) e satisfação com o tempo de consulta; e, 2) organização com os serviços: facilidade de acesso ao serviço, funcionamento em horário integral, visita domiciliar por Agente Comunitário de Saúde, disponibilidade do medicamento prescrito e facilidade na marcação de consulta por telefone.

Todas as variáveis consideradas neste trabalho foram incluídas, uma a uma, nos modelos logísticos iniciais; aquelas que permaneceram associadas com a variável dependente em nível inferior a 0,05 foram mantidas no modelo final, ajustadas por idade, sexo, escolaridade, cor autodelclarada e região geográfica de moradia do participante. A regressão logística binária e a correção pelo efeito de delineamento do estudo foram utilizadas para estimar odds ratio (OR) bruta e ajustada nas análises univariadas e multivariada de associações da variável dependente com as variáveis explicativas e os intervalos de 95% de confiança (IC95%) com correção pelo efeito de desenho. O teste de Hosmer-Lemeshow foi utilizado para verificar a adequação do modelo final. As análises foram realizadas utilizando-se os procedimentos do programa Stata versão 13.0 para inquéritos populacionais.

RESULTADOS

Completaram os dados de inclusão um total de 18.671 idosos participantes do inquérito de saúde do Programa de Melhoria do Acesso e Qualidade da Atenção Básica (PMAQ-AB) e que haviam procurado o serviço de saúde nos 12 meses precedentes. Entre os serviços de saúde participantes do PMAQ-AB, 63,7% enquadram-se na modalidade de Centro de Saúde/Unidade de Saúde, 26,9% como Posto de Saúde e 9,3% como Postos Avançados/Outros. A média da idade dos participantes foi de 68,5 anos (±6,45), com usuários de 60 a 104 anos de idade e predomínio de mulheres (64,0%), brancos (45,3%) e baixa escolaridade (78,6% possuíam até o ensino primário). Em relação à satisfação percebida com cuidado: 87,3% (IC95%:86,5-87,4) usuários classificaram-na como satisfeito e 12,7% (IC95%:12,6-13,5) insatisfeito.

Quando o acesso ao serviço foi razoável (OR:1,83; IC95%:1,62-2,06) ou muito difícil (OR:2,13; IC95%:1,88-2,42), assim como quando havia disponibilidade de medicamento na maioria das vezes (OR:1,73; IC95%1,50-1,98), quase nunca (OR: 4,42; IC95%:3,83-5,09) ou nunca (OR: 4,52; IC95%:3,80-5,37) estiveram associados à maior chance de perceber insatisfação na atenção básica. Quando o horário de funcionamento do serviço não era em tempo integral (manhã e tarde) houve 30% a mais chance de obter uma avaliação ruim. Disponibilidade de marcação de consulta por telefone reduziu as chances de obter insatisfação (OR:0,72;IC95%:0,59-0,88).

A análise da satisfação é uma medida estabelecida pelo próprio usuário, e estudos já apresentaram que quando satisfeitos são mais propensos a utilizar o serviço, aderir à proposta terapêutica e manter o vínculo com o prestador do atendimento. A alta prevalência de satisfação entre usuários do SUS supera as possíveis deficiências de infraestrutura ainda existentes no sistema de saúde que poderiam, influenciar negativamente a avaliação dos serviços pelos usuários. Possível melhora no acesso aos serviços e na sua qualidade, em função das políticas de saúde para idosos implementadas no país nos últimos anos, pode ter gerado um sentimento de satisfação com os serviços aos quais estão vinculados.

As características da organização do cuidado também foram analisadas na perspectiva da satisfação. A associação com a prática de busca ativa (p<0,000), resolução do problema na própria unidade (p<0,000), prática de exame físico (p<0,000) e satisfação com o tempo da consulta (p<0,000), tanto na análise bruta quanto ajustada. Observou-se que as variáveis escolhidas no modelo teórico de facilidade de acesso, busca ativa, visita domiciliar, disponibilidade de medicamento, resolução de problema no próprio serviço, exame físico e tempo da consulta permaneceram associadas à satisfação com a organização dos cuidados e dos serviços.

A partir dos dados relativos à probabilidade de satisfação, em função do número das características de organização do serviço e organização do cuidado, observou-se que as probabilidades de insatisfação reduzem conforme o aumento das práticas de sucesso. Na dimensão da organização do serviço, percebe-se que o aumento de uma, duas, três ou quatro características diminuem, respectivamente em 32,0% (IC95%:0,29-0,35), 20,4% (IC95%:0,19-0,22), 11,1% (IC95%:0,10-0,12) e 5,2% (IC95%:0,04-0,06). Para as características da dimensão de organização do cuidado, observou-se que uma característica (21,8%; IC95%:0,42-0,47), duas (10,8%; IC95%:0,10-0,12), três (4,7%; IC95%:0,04-0,05) ou quatro (3,3%; IC95%:0,02-0,04). O número de característica em cada dimensão foi, no modelo logístico, estatisticamente associado com o desfecho de satisfação.

 

CONSIDERAÇÕES FINAIS

Os resultados sobre os preditores da organização dos serviços e do cuidado na atenção básica no Sistema Único de Saúde associados à satisfação dos idosos são importantes para a compreensão da assistência à saúde dos idosos, para organização dos serviços de saúde e na colaboração para o direcionamento de políticas que visam a melhoria do acesso e da qualidade da atenção básica.


Palavras-chave


Satisfação do usuário; Atenção Primária à Saúde; Idoso; Avaliação em Saúde.