Associação da Rede Unida, 13º Congresso Internacional Rede Unida
v. 4, Suplemento 1 (2018). ISSN 2446-4813: Saúde em Redes
Última alteração: 2018-01-24
Resumo
Apresentação: A ansiedade está presente no comportamento humano desde os tempos mais primitivos e na atualidade vem se transformando de uma reação normal e necessária para um problema de Saúde Pública, prejudicando a vivência das pessoas com o mundo. Uma das fontes desse problema são situações de aprendizagem mal conduzidas que geram um excesso de ansiedade que se torna insuportável para o aluno, chegando à desorganização de sua conduta. A partir deste panorama, criou-se a proposta de implantação de rodas de conversas com estudantes secundaristas, objetivando promover uma educação em saúde de forma a sensibilizá-los quanto à necessidade de reconhecer manifestações de ansiedade e de procura de ajuda, como também disseminar orientações que auxiliem a redução da ansiedade associada ao contexto escolar. Desenvolvimento do trabalho: O trabalho foi idealizado e executado por alunos do 3° ano médio técnico em Enfermagem, sob supervisão de um docente/enfermeiro do CEFET/NI. Inicialmente foi realizado uma Revisão de Literatura sobre ansiedade no meio escolar e posteriormente foram executadas rodas de conversas com estudantes secundaristas do CEFET/NI, cuja temática era o reconhecimento da ansiedade e as diversas formas de enfrentamento. Resultados e impactos: As rodas de conversa permitiram identificar que a ansiedade estava mais presente na instituição escolar do que os integrantes do estudo projetavam e que os alunos estavam bastante preocupados com suas reações ansiosas e com o prejuízo na aprendizagem que essas acarretam. Este método de educação em saúde obteve alguns efeitos importantes como: A compreensão por parte dos participantes que a ansiedade ao mesmo tempo em que pode ser benéfica, também pode ser prejudicial à vida e que suas manifestações merecem ser valorizadas e que existem maneiras de enfrentá-las; os alunos conseguiram estabelecer quais momentos as manifestações ansiosas aparecem e a importância de apoio nesses momentos; O reconhecimento de fatores ou situações ansiogênicas associadas ao contexto escolar. Considerações finais: As rodas de conversa proporcionaram momentos em que os discentes puderam relatar como a ansiedade tem se constituído na trajetória acadêmica, revelando que tanto o ser como o estar ansioso pode interferir no seu processo de viver e que o ingresso nas instituições de ensino médio técnico parece ser o momento de manifestações de preocupações, dúvidas, insegurança, medo e estresse, que são aspectos potenciais desencadeadores de episódios de ansiedade. Neste contexto, estratégias de educação em saúde como rodas de conversa funcionam como um meio dos estudantes buscarem e receberem ajuda, aprendendo, descobrindo ou elaborando técnicas próprias de combate a este problema de saúde para que frente a uma situação de estresse escolar o nível de ansiedade apresentado não seja prejudicial em suas vidas.