Associação da Rede Unida, 13º Congresso Internacional Rede Unida

Anais do 13º Congresso Internacional da Rede Unida

v. 4, Suplemento 1 (2018). ISSN 2446-4813: Saúde em Redes
Suplemento, Anais do 13ª Congresso Internacional da Rede UNIDA
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Rodas de conversa: Um caminho de diálogos com estudantes secundaristas sobre ansiedade.
Marcela Santos Ferreira, Letícia da Silva Lucena, Auanna Marques Silva, Eduarda Nunes Rocha, Gabriel Nivaldo Brito Constantino, Letícia Irene Brito Costa, Gabriela Cristina de Souza Ferreira, Júlio Cezar Santos da Silva

Última alteração: 2018-01-24

Resumo


Apresentação: A ansiedade está presente no comportamento humano desde os tempos mais primitivos e na atualidade vem se transformando de uma reação normal e necessária para um problema de Saúde Pública, prejudicando a vivência das pessoas com o mundo. Uma das fontes desse problema são situações de aprendizagem mal conduzidas que geram um excesso de ansiedade que se torna insuportável para o aluno, chegando à desorganização de sua conduta. A partir deste panorama, criou-se a proposta de implantação de rodas de conversas com estudantes secundaristas, objetivando promover uma educação em saúde de forma a sensibilizá-los quanto à necessidade de reconhecer manifestações de ansiedade e de procura de ajuda, como também disseminar orientações que auxiliem a redução da ansiedade associada ao contexto escolar. Desenvolvimento do trabalho: O trabalho foi idealizado e executado por alunos do 3° ano médio técnico em Enfermagem, sob supervisão de um docente/enfermeiro do CEFET/NI. Inicialmente foi realizado uma Revisão de Literatura sobre ansiedade no meio escolar e posteriormente foram executadas rodas de conversas com estudantes secundaristas do CEFET/NI, cuja temática era o reconhecimento da ansiedade e as diversas formas de enfrentamento. Resultados e impactos: As rodas de conversa permitiram identificar que a ansiedade estava mais presente na instituição escolar do que os integrantes do estudo projetavam e que os alunos estavam bastante preocupados com suas reações ansiosas e com o prejuízo na aprendizagem que essas acarretam. Este método de educação em saúde obteve alguns efeitos importantes como: A compreensão por parte dos participantes que a ansiedade ao mesmo tempo em que pode ser benéfica, também pode ser prejudicial à vida e que suas manifestações merecem ser valorizadas e que existem maneiras de enfrentá-las; os alunos conseguiram estabelecer quais momentos as manifestações ansiosas aparecem e a importância de apoio nesses momentos; O reconhecimento de fatores ou situações ansiogênicas associadas ao contexto escolar. Considerações finais: As rodas de conversa proporcionaram momentos em que os discentes puderam relatar como a ansiedade tem se constituído na trajetória acadêmica, revelando que tanto o ser como o estar ansioso pode interferir no seu processo de viver e que o ingresso nas instituições de ensino médio técnico parece ser o momento de manifestações de preocupações, dúvidas, insegurança, medo e estresse, que são aspectos potenciais desencadeadores de episódios de ansiedade.  Neste contexto, estratégias de educação em saúde como rodas de conversa funcionam como um meio dos estudantes buscarem e receberem ajuda, aprendendo, descobrindo ou elaborando técnicas próprias de combate a este problema de saúde para que frente a uma situação de estresse escolar o nível de ansiedade apresentado não seja prejudicial em suas vidas.

 


Palavras-chave


Ansiedade; Educação em saúde; Aprendizagem.