Associação da Rede Unida, 13º Congresso Internacional Rede Unida

Anais do 13º Congresso Internacional da Rede Unida

v. 4, Suplemento 1 (2018). ISSN 2446-4813: Saúde em Redes
Suplemento, Anais do 13ª Congresso Internacional da Rede UNIDA
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Educação profissional no combate ao estigma do portador de transtorno mental por meio da compreensão dos ideais da luta antimanicomial.
Marcela Santos Ferreira, Maria Cecília Araújo Carvalho

Última alteração: 2018-01-24

Resumo


Apresentação: A Enfermagem em Saúde Mental há tempos vem manifestando algumas inquietações, principalmente no que tange a preocupação com a continuidade da luta antimanicomial e com estigmas presentes na sociedade, assim como nos profissionais de saúde. Apesar da Luta Antimanicomial ser uma temática discutida há mais de 30 anos, essa se faz atual e perpassa por todos os assuntos dentro da área de Saúde Mental, em especial o enfrentamento dos estigmas associados ao transtorno mental. A experiência de lecionar sobre esse assunto permitiu identificar a necessidade de uma metodologia de ensino que guiasse os alunos à construção de um pensamento que os conduzam a uma nova relação com os portadores de transtornos mentais, a partir do conhecimento desenvolvido sobre o Movimento antimanicomial. Desenvolvimento do trabalho: A experiência relatada ocorreu na Disciplina de Enfermagem em Saúde Mental do Curso Técnico em Enfermagem do CEFET/NI, onde no início do ano letivo de 2017, 38 alunos foram apresentados ao tema Movimento antimanicomial, sendo discutido as várias nuances da estigmatização dos portadores de transtorno mental e a importância da manutenção da luta em prol dos direitos das pessoas em sofrimento psíquico. A partir de então foi estabelecido em conjunto com os alunos o uso de uma metodologia ativa que consistia em usar a arte como forma de desenvolver e expressar o entendimento a cerca da luta antimanicomial e por consequência o enfrentamento do estigma. Os alunos tiveram liberdade para confeccionar camisas temáticas que manifestassem um ou mais princípios da luta em questão, sendo apresentadas no dia nacional de luta antimanicomial. Resultados e impactos: A experiência gerou camisas em que a combinação de fotos, textos e ilustrações demonstraram princípios que integram e fundamentam o movimento antimanicomial como os seguintes: liberdade, direitos humanos, inclusão social, tratamentos adequados e combate ao estigma. O resultado da produção dos discentes foi apresentado em um workshop, planejado por eles próprios, em que outras pessoas tiveram contato com a temática em questão. O resultado dessa metodologia ativa foi sendo percebido bem antes do workshop, pois foi nas semanas que o antecederam que foi ocorrendo à confluência de ideias dos alunos e suas consolidações, resultando em um evento que além de propor aos inscritos apresentar uma luta pouco conhecida da população geral, também levou os alunos envolvidos a pensar sobre os seus estigmas, pois a arte final nas camisas representou também aquilo que cada um acreditava.  Considerações finais: O estudante ao se envolver de forma ativa e atuante no seu processo de aprendizagem, tendo o docente como orientador e não como limitador de seus conhecimentos, desenvolve um saber que em outras circunstâncias educacionais estaria padronizado. O aluno ao interagir mais individualmente com esse assunto, tende a se apropriar melhor dos princípios que norteiam a luta antimanicomial, tornando-o um profissional de Enfermagem mais sensível a essa luta social.


Palavras-chave


Estigma; Aprendizagem ativa; Saúde Mental