Associação da Rede Unida, 13º Congresso Internacional Rede Unida

Anais do 13º Congresso Internacional da Rede Unida

v. 4, Suplemento 1 (2018). ISSN 2446-4813: Saúde em Redes
Suplemento, Anais do 13ª Congresso Internacional da Rede UNIDA
Tamanho da fonte: 
Relato de experiência sobre o uso de metodologia ativa, na formação profissional, com enfoque na atenção integral aos usuários de crack.
Marcela Santos Ferreira, Cristiane Rosa Magalhães, Fernanda Zerbinato Bispo Velasco, Úrsula Persia Paulo Santos, Júlio Cezar Santos Silva, Raphael Dias de Mello Pereira, Patricia Kelly Caglia Bragança, Cristiane Duarte Barbosa

Última alteração: 2018-01-24

Resumo


Apresentação: O uso abusivo do crack tornou-se alvo de várias políticas públicas cujas ações se diversificam tentando cumprir um objetivo único que é a atenção integral a esses indivíduos. No entanto, para que essa integralidade possa ocorrer é necessário que profissionais de saúde tenham uma formação pautada na realidade vivenciada pelos usuários e não somente um olhar estritamente biológico do uso abusivo. A compreensão sobre essa problemática pelos estudantes da área da saúde, que futuramente poderão atuar no cuidado a essas pessoas, requer estratégias educacionais múltiplas e interdisciplinares incorporadas de elementos teóricos alinhados com as práticas cotidianas. Partindo desse panorama, foi desenvolvida com alunos técnicos em Enfermagem uma estratégia que pudesse proporcionar ativamente o desenvolvimento de conhecimentos sobre o uso abusivo de crack e os diversos contextos envolvidos nesta prática. Desenvolvimento do trabalho: De forma a alcançar os objetivos do presente trabalho, uma metodologia ativa composta de uma atividade teatral foi desenvolvida por 25 estudantes técnicos em Enfermagem, sobre a temática do uso abusivo do crack em cracolândias, sendo realizada em uma instituição federal de educação profissional/RJ e assistida por outros alunos da mesma instituição. Nestas encenações teatrais sobre o uso abusivo do crack, ocorridas no primeiro semestre de 2017, alunos técnicos em Enfermagem interpretaram diversos tipos de usuários, vendedores de drogas, profissionais de saúde e da segurança, entre outros. Resultados e impactos: Por meio da observação dos estudantes envolvidos na atividade teatral, em especial no período que antecedeu a encenação, foi evidente que essa atividade, utilizadas como recurso educacional, favoreceu o aumento do conhecimento técnico dos estudantes da área da saúde, como também proporcionou uma criativa experiência informativa para o público que compareceu ao teatro. Muito mais do que ganhar conhecimento profissional, essa metodologia ativa de educação permitiu ao estudante conhecer uma realidade social que requer um ensino de maior complexidade por parte dos professores, que engloba temáticas como direitos humanos, cidadania, dignidade. Considerações finais: A atividade teatral proporcionou aos futuros técnicos em Enfermagem uma experiência enriquecedora referente ao uso abusivo do crack e suas consequências individuais e para sociedade. É uma estratégia educacional que merece ser replicada nas formações profissionais, pois tornam os estudantes, pessoas mais sensíveis a um cuidado integral aos usuários de crack.


Palavras-chave


Crack; Metodologias ativas; formação profissional