Associação da Rede Unida, 13º Congresso Internacional Rede Unida

Anais do 13º Congresso Internacional da Rede Unida

v. 4, Suplemento 1 (2018). ISSN 2446-4813: Saúde em Redes
Suplemento, Anais do 13ª Congresso Internacional da Rede UNIDA
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Conhecendo as áreas de estágio do Curso de Fisioterapia: um relato de experiência dos alunos do primeiro semestre
Katieli Santos de Lima, Milene Almeida Ribas, Acadêmicos do Curso de Fisioterapia 2017/1, Themis Goretti Moreira Leal de Carvalho

Última alteração: 2018-01-15

Resumo


INTRODUÇÃO

A universidade de Cruz Alta possui o curso de Fisioterapia desde o ano de 1985, desde então, o mesmo tem o objetivo de formar profissionais com habilitação técnica, científica, postura ética e comprometimento com a saúde das pessoas. O curso é noturno, com duração de dez semestres, e possui convênio com instituições públicas e privadas fazendo com que os acadêmicos atuem na comunidade entrando em contato direto com diversas áreas de atenção à saúde desde o início do curso. Através dos estágios curriculares os alunos são inseridos em projetos de pesquisa e extensão desenvolvendo ações que possibilitam ao aluno a interação com diferentes grupos sociais, e com diferentes instituições conveniadas a universidade. O mercado de trabalho para os profissionais de Fisioterapia é recente quando comparado as demais profissões da área da saúde. E a presença de profissionais jovens torna um pouco difícil o estabelecimento da profissão quando falamos em reconhecimento, seja pela comunidade ou por profissionais da saúde de outras áreas. Embora encontre dificuldades para inserção neste mercado de trabalho, o mesmo vem se tornando cada vez mais competitivo e exigente, os profissionais vêm conquistando espaços nas mais diversas áreas que a Fisioterapia pode proporcionar. Portanto o objetivo deste estudo foi propiciar aos acadêmicos do Curso de Fisioterapia/UNICRUZ – 1º/2017 o conhecimento do campo de trabalho e as áreas de estágio do curso. Permitindo assim, conhecer a clínica e/ou hospital, explorando e observando sua área física, número de pacientes atendidos, patologias atendidas, vivenciando a pratica clínica, conhecendo de perto a rotina dos estagiários através de pratica assistida nas clinica escola e nas instituições conveniadas.

 

DESENVOLVIMENTO DO TRABALHO

Projeto de extensão, no qual trinta acadêmicos da disciplina de Introdução a Fisioterapia - 1º/2017 do curso de Fisioterapia da UNICRUZ  conheceram o campo de trabalho dos estagiários do último ano do curso de fisioterapia, através de atividades assistidas nas seguintes áreas: 1)Estágio em leitos e intensivismo (UTI); 2)Estágio ambulatorial em Traumato-Ortopedia; 3)Estágio em Reabilitação  Cardiometabólica da Unidade de Terapia Renal; 4)Estágio ambulatorial em  Neurologia, ambos situados junto ao Hospital São Vicente  de  Paula de Cruz Alta/RS; 5) Estágio em Dermato-funcional no Laboratório  de  Fisioterapia/UNICRUZ; 6) Estágio em Equoterapia  e Cinoterapia (projeto de extensão Escola de Sargentos das Armas EASA/UNICRUZ; 7)Estágio em Saúde do Idoso no Asilo Santo Antônio de Paula; 8) Estágio em Saúde Coletiva no ESF Toríbio Verissimo/Cruz Alta. Os acadêmicos estagiários foram preceptores de 2 acadêmicos do primeiro semestre e foram acompanhados ao longo do decorrer do primeiro semestre do ano de 2017. Cada área de estágio era composta por seis acadêmicos estagiários. Conforme a área acompanhada, era possível observar de 3 a 4 pacientes atendidos por estagiário. Os estágios aconteciam no período da manhã, tarde e interturno, Durante as atividades os acadêmicos do primeiro semestre tiveram a oportunidade de conhecer a prática dos estagiários e os procedimentos que são realizados aos pacientes em todas as áreas, observar a tomada de decisões por parte dos estagiários em relação aos casos clínicos propostos a partir dos planos terapêuticos traçados, foi possível dialogar com os estagiários sobre o porquê do tratamento proposto, bem como dialogar com os pacientes sobre o atendimento realizado, adquirindo novos conhecimentos e esclarecendo dúvidas sobre a rotina e a pratica clinica com os acadêmicos estagiários.

RESULTADOS E/OU IMPACTOS

A oportunidade permitiu aos ingressantes no curso de Fisioterapia expandir a concepção em relação, não só das áreas de estágio assistidas, mas da profissão como um todo, e ter noção da importância da mesma, não só frente as teorias estudadas em sala de aula e que podem ser realizadas a um paciente, mas como podemos ajuda-lo de forma a melhorar a sua qualidade de vida, e vê-lo globalmente, sendo importante ter essa visão humanística. Pôde ser observado nas diferentes áreas de estagio, as diferentes formas de terapia em prol dos pacientes atendidos, possibilitando ver o quanto o curso é vasto em suas especialidades, e o quanto podemos ajudar aqueles que precisam do profissional, seja da maneira mais complexa, como por exemplo nas unidades de terapia intensiva e unidades de terapia renal, onde os pacientes necessitavam de atendimento complexo e prioritário, e até mesmo com ações simples de educação em saúde propostas nos estágios em saúde coletiva das estratégias de saúde da família e asilo, mas totalmente necessárias para melhora da qualidade de vida dos pacientes. Um dos pontos que foram relatados pelos estagiários aos acadêmicos ingressantes, foi a importância de buscar conhecimento fora da universidade, através de cursos. Na graduação este tipo de acompanhamento, desde o início do curso é fundamental aos acadêmicos iniciantes para se ter uma maior clareza dos tipos das terapias propostas, do meio social que as envolve e da importância da tomada de decisões com resolutividade. Foi mencionado também para os acadêmicos ingressantes, a importância de se realizar os estágios extracurriculares supervisionados, sendo estes, uma forma de aprimoramento do conhecimento acadêmico, onde proporciona ao aluno uma experiência de oportunidade de novos conhecimentos e de convivência com profissionais atuantes na área escolhida, e por estarem fora do seu convívio cotidiano, possibilitando uma visão diferente ao aluno.

Ocasionou momentos de reflexões significativos para despertar neste aluno um envolvimento e uma construção desejada para uma formação curricular.

CONSIDERAÇÕES FINAIS

A experiência adquirida por meio do acompanhamento dos acadêmicos do primeiro semestre para com os estagiários do curso de Fisioterapia foram experiências enriquecedoras, proporcionou vivenciar ao longo do decorrer do estágio a realidade de várias rotinas de estágio, com diferentes populações de pacientes, cada um com sua característica, oportunizando uma vivência no campo de atuação do profissional Fisioterapeuta. A partir do acompanhamento, os acadêmicos ingressantes obtiveram a oportunidade de aumentar os seus conhecimentos em relação as patologias, e entre outros aspectos. O estágio não é só um cumprimento de exigências curriculares, ele é um importante meio de integração entre a universidade, centros de reabilitação, e a comunidade, podendo propiciar ao acadêmico um incentivo a responsabilidade e autonomia a partir desta pratica. O perfil deste aluno, após esta vivência, poderá prover à comunidade acadêmica um ponto de vista de sua identidade e auxiliar a estipular prioridades futuras para o aprimoramento do conhecimento e prática profissional.

 


Palavras-chave


Fisioterapia; Estágio; Reabilitação