Associação da Rede Unida, 13º Congresso Internacional Rede Unida

Anais do 13º Congresso Internacional da Rede Unida

v. 4, Suplemento 1 (2018). ISSN 2446-4813: Saúde em Redes
Suplemento, Anais do 13ª Congresso Internacional da Rede UNIDA
Tamanho da fonte: 
Projeto Vida em Movimento: práticas integradoras entre os cursos de formação em saúde da Escola Técnica Estadual de Saúde Herbert José de Souza (FAETEC) Apresentação: Vida em movimento é um projeto que integra os diferentes cursos de saúde da Escola Té
Julieta Brites Figueiredo, SELMA ALMEIDA DE JESUS, Samhira Vieira Franco de Souza, Lucimara Mareli de Souza., SANDRA REGINA DE OLIVEIRA, LUIZ HENRIQUE CHAD PELLON

Última alteração: 2018-01-15

Resumo


 

Apresentação:

 

Vida em movimento é um projeto que integra os diferentes cursos de saúde da Escola Técnica Estadual de Saúde Herbert José de Souza (FAETEC), no estado do Rio de janeiro, com apresentações de atividades teórico-práticas, permitindo que os discentes tenham a oportunidade tanto de dividir seus conhecimentos apreendidos em sua formação, quanto experimentar as práticas relacionadas a outros cursos.

Estas atividades envolvem temas livres relacionados à área da saúde, levando em consideração os diversos eixos que atuam como pano de fundo para a garantia de uma boa qualidade de vida (biológico, psíquico, politico-social e espiritual) e contribuem para uma formação com pensamento crítico-reflexivo, além de incentivar o trabalho de cooperação entre os pares.

 

Desenvolvimento:

 

A Escola Técnica Estadual de Saúde Herbert José de Souza é uma Instituição de ensino pública profissionalizante em saúde, pertencente à rede FAETEC (Fundação de Apoio a Escola Técnica), ligada a Secretaria de Ciências e Tecnologia do Estado do Rio de Janeiro e que postula como fundamento a formação técnica pós-médio, ou seja, seus alunos já completaram ou estão cursando o último ano do ensino médio.

Como a instituição é de formação subsequente ao ensino médio, seus alunos, em sua maioria, já estão inseridos no mercado de trabalho e procuram na Escola uma oportunidade de se especializarem com o objetivo de ascensão profissional.

Nesse contexto, é importante lembrar que mundo do trabalho, da saúde e da educação se cruza de maneira contraditória, sendo necessário lutar contra a visão ideológica da naturalização do trabalho dos profissionais de nível médio da saúde para elevar o potencial que uma formação ampla e qualificada pode influir de maneira construtiva nas relações de trabalho, no atendimento à população, na capacidade de pensar tanto o cotidiano imediato quanto o próprio sistema de saúde.

Isto posto, torna-se relevante ressaltar que a partir de 2015, o estado do Rio de Janeiro iniciou uma grave crise política e econômica que refletiu drasticamente na queda do número de alunos em nossa Instituição de Ensino, levando a um esvaziamento escolar, além do desestímulo dos profissionais da Escola.

Nesse contexto, parafraseando Churchill, que refere que o “pessimista vê dificuldade em cada oportunidade e o otimista vê oportunidade em cada dificuldade”, um grupo de professores-enfermeiros reuniram forças para um fazer diferente, e postulou um projeto denominado Vida em Movimento, cujo nome além de refletir o sentimento dos docentes naquele momento, também representava a ideia de que o aprendizado não é estático ou passivo.

O tema escolhido permitiu uma transdisciplinaridade, pois, transcendemos a barreira da disciplina e de curso e subvertemos a ideia já conhecida de atividades de saúde como feiras ou exposições, realizando um trabalho onde os alunos participam de todas as etapas da elaboração.

Em primeira instância, o Vida em Movimento foi um projeto dos docentes do turno da noite, em sua primeira edição, em 2016. Contudo, esta atividade apresentou um efeito viral construindo um trajeto do conhecimento pela equipe discente e a válvula propulsora dos docentes e dessa forma, ampliando-se no ano seguinte (2017) para os três turnos (manhã, tarde e noite).

O interesse crescente pelo projeto tanto dos discentes quanto dos docentes da Escola, traduz a relevância de trabalhos interdisciplinares e a interação entre os cursos, proporcionando um intercâmbio entre as ciências, ou seja, o fim das fronteiras entre as disciplinas, procurando integrar e fragmentar cada vez menos o conhecimento e que o aluno pudesse compreender que o conteúdo desenvolvido por disciplina é a parte para o todo.

E com esse entendimento, que o presente estudo tem como objetivo descrever o Projeto Vida em Movimento, utilizando-se como percurso metodológico, um estudo de natureza qualitativa e descritiva, sob a forma de relato de experiência, mediante atividade educativa vivenciada pelos professores da Escola Técnica de Saúde Herbert José de Souza (FAETEC).

 

Resultados:

 

Após uma primeira reunião entre os docentes, para definição da melhor data dentro do calendário escolar para a realização do evento, os professores, em sala de aula, conversam com suas turmas solicitando ideias para as atividades que envolvam o eixo biológico, psíquico, social espiritual, e fixam um cronograma para a realização dos trabalhos. Após essa etapa, os professores envolvidos voltam a se reunir para trazerem as sugestões dos alunos e os temas escolhidos.

O Vida em Movimento apesar de ser um evento relacionado à saúde, não fecha assuntos específicos, para não correr o risco de engessar a criatividade dos alunos, entendendo a saúde como um tema extremamente complexo e que envolve muitas das relações do cotidiano no que tange aos determinantes sociais da saúde (saneamento, alimentação, segurança, diversão, acessibilidade, inclusão, dentre outros). No entanto, algumas exigências são preconizadas: os trabalhos devem ser potencialmente práticos e/ ou lúdicos, possibilitando a interação das pessoas; os alunos devem ser os protagonistas do evento e não posters ou painéis, sendo aceito, no entanto, cartazes com breves informações que ajudem a contar a historiografia dos temas; os materiais utilizados para elaboração dos trabalhos devem ser preferencialmente, reutilizáveis como forma de proteção do meio ambiente e barateamento dos custos e por fim, todos os participantes precisam experimentar da atividade dos outros grupos, como forma de socialização e incentivo para os colegas.

O grupo que já realizou a atividade no ano anterior, além de ser participante do evento, também fica responsável pelo marketing, fazendo convites e cartazes, aproveitando de sua prévia experiência, para instigar os estudantes recém-chegados a se interessarem pelo projeto.

Ressalta-se que a prática educativa, aplicada nos moldes da Educação Profissional, requer uma análise minuciosa do saber docente neste contexto, para que as atividades sejam conduzidas objetivando trabalho em equipe, agregação de conteúdo e confluência dos ensinamentos absorvidos.

Com essa atuação mediadora do professor, durante a elaboração dos trabalhos, as turmas se tornam autogestoras do conhecimento, a intervenção do docente só acontece caso o grupo solicite. Esta estratégia objetiva avaliar a capacidade de solução de conflito, criatividade, ética profissional e construção do conhecimento científico.

Ainda utilizando-se do pressuposto da autogestão dos discentes, são eles que escolhem quais espaços físicos da Escola são mais adequados para suas apresentações e se responsabilizam pela montagem e organização da área a ser utilizada, bem como a retirada dos trabalhos e o acondicionamento no descarte adequado dos materiais que não poderão ser reaproveitados no próximo ano, ao término do evento.

Após o evento, os docentes voltam a conversar com seus alunos em sala de aula para juntos realizarem uma avaliação do projeto, discutindo os pontos negativos e positivos e oferecendo sugestões de melhorias para os próximos anos.

 

Considerações finais:

 

A interdisciplinaridade nos cursos de saúde contribui para uma visão mais agregadora dos conteúdos transmitidos em sala de aula e que deverão ser praticados no cotidiano laboral, evitando a fragmentação do ensino e sua descontextualização com a realidade vivenciada nas instituições promotoras de cuidado.

De encontro com essas palavras, o projeto Vida em Movimento pode verificar, a partir da observação dos professores, que a corresponsabilização e o engajamento dos participantes, aqui chamados de alunos, apresentaram-se de forma surpreendente. Temas que nunca haviam desenvolvidos, eram demonstrados com criatividade e desenvoltura, onde poucas vezes houve necessidade de intervenção do professor.

 


Palavras-chave


EDUCAÇÃO; SAÚDE, INTERDISCIPLINARIDADE