Associação da Rede Unida, 13º Congresso Internacional Rede Unida

Anais do 13º Congresso Internacional da Rede Unida

v. 4, Suplemento 1 (2018). ISSN 2446-4813: Saúde em Redes
Suplemento, Anais do 13ª Congresso Internacional da Rede UNIDA
Tamanho da fonte: 
REFLEXÃO SOBRE UMA METODOLOGIA INOVADORA DE FORMAÇÃO MÉDICA PARA O SUS: SIMULAÇÃO DE MESA DE NEGOCIAÇÃO EM SAÚDE
Roqueline Bárbara de Jesus Damasceno, Italo Ramon Bessa Holanda, Ítalo Ricardo S Aleluia, Ângelo Augusto Passos Aragão

Última alteração: 2017-12-17

Resumo


APRESENTAÇÃO

O processo de trabalho no SUS envolve relações técnicas, sociais e políticas, que exigem metodologias de reorientação formativa para habilidades e competências relativas ao agir e pensar estratégicos, na tomada de decisão compartilhada, negociação e construção de consensos, reconhecimento de conflitos, entre outras. Esse trabalho visa relatar a experiência da utilização de um cenário simulado (Mesa de Negociação em Saúde), como metodologia inovadora na formação médica para o SUS.

 

DESCRIÇÃO DA EXPERIÊNCIA

A experiência ocorreu na disciplina “Gestão do Trabalho em Saúde”, do curso de Medicina da Universidade Federal do Oeste da Bahia (UFOB). Construiu-se, em classe, um cenário simulado de Mesa de Negociação em Saúde, com a intencionalidade de problematizar capacidades de decisão, negociação, corresponsabilização, trabalho em equipe, de enfrentamento de conflitos e análise estratégica de momentos políticos. A atividade foi precedida de leituras pré-classe de textos sobre negociação e gestão de conflitos em saúde, sendo operacionalizada nas seguintes etapas: (1) divisão da classe em quatro grupos que representaram atores sociais da mesa - usuário, secretário de saúde, profissional e coordenador de atenção básica; (2) apresentação de contexto disparador com problemas de gestão do trabalho de ordem financeira, estrutural e organizacional; (3) a partir do disparador os atores incorporavam seu lugar de fala e iniciavam a negociação com o objetivo de pactuar elementos para uma melhor gestão do trabalho em saúde, baseados na situação de partida; e (4) ao final, os negociadores deveriam sistematizar os pactos realizados. O desenvolvimento da atividade foi coordenado pelo docente facilitador e os atores representados pelos discentes revezavam rodadas de negociação com a menor solução de continuidade possível. Cada grupo tinha a responsabilidade de decidir estrategicamente os componentes que revezariam a rodada de negociação e quem a concluiria. Ao todo foram realizadas 10 rodadas de negociação de cinco minutos cada. A organização do cenário priorizou com que os participantes dos grupos ficassem próximos entre si e do seu representante na mesa de negociação.

 

IMPACTOS

Foi evidente o quão complexo é exercitar a abertura e tolerância a diferentes valores e ideias entre os participantes, o que ratifica a escuta como essencial na construção de acordos e pactos. A experiência se constituiu como uma potente estratégia construtiva de ensino e permitiu exercitar a argumentação de ideias, explicações, construção de consensos e decisões compartilhadas. Os discentes puderam perceber a importância do trabalho em equipe e das relações de poder que permeiam a construção de acordos entre os atores do sistema de saúde. Isso foi fundamental para compreender a mesa de negociação como um dispositivo de gestão do SUS, na mediação de conflitos e alinhamento de interesses, em grande parte, divergentes.

 

CONSIDERAÇÕES FINAIS

As dificuldades evidenciadas para construção de acordos foram diretamente proporcionais à flutuação de argumentos que divergiam e convergiam, desencadeando novas problemáticas que retrocediam os consensos conquistados anteriormente. Todavia, a simulação teve um efeito didático positivo para ativação pensamento estratégico em saúde, uma vez que o contexto abordado combinou fatos com distintas situações de governabilidade e necessidades de cada ator.


Palavras-chave


SUS, Gestão, Metodologias Alternativas, Mesa de Negociação