Associação da Rede Unida, 13º Congresso Internacional Rede Unida

Anais do 13º Congresso Internacional da Rede Unida

v. 4, Suplemento 1 (2018). ISSN 2446-4813: Saúde em Redes
Suplemento, Anais do 13ª Congresso Internacional da Rede UNIDA
Tamanho da fonte: 
RELATO DE EXPERIÊNCIA DE UMA PESQUISA REALIZADA COM JOVENS SUBMETIDOS AO SERVIÇO MILITAR OBRIGATÓRIO EM UM QUARTEL DO INTERIOR DO RIO GRANDE DO SUL
Katieli Santos de Lima, Elisete Cristina Krabbe, Lincoln Silva, Noé Gomes Borges Júnior, Themis Goretti Moreira Leal de Carvalho

Última alteração: 2017-12-27

Resumo


Introdução

O Serviço Militar consiste no exercício de atividades específicas desempenhadas pelas Forças Armadas (Exército, Marinha e Aeronáutica) e compreende, na mobilização, todos os encargos com a Defesa Nacional. Todo jovem que completa 18 anos de idade deve se alistar no Serviço Militar Obrigatório. Alguns vão prestar o serviço, outros serão dispensados por excesso de contingente e receberão seu certificado de reservista. O Serviço Militar Obrigatório contribui para a formação do caráter cívico e da cidadania dos jovens brasileiros, introduzindo valores éticos, morais, físicos e culturais, difundidos e praticados nas Forças Armadas.

A estrutura e os objetivos do serviço militar exigem que os militares possuam uma adequada aptidão física. Por esta razão, no quartel, são empregados diversos testes físicos e análises corporais, com o intuito de controlar o nível físico e assim poder intensificar e promover a melhoria e a manutenção do desempenho dos mesmos. Sabe-se também que o Quartel tem como missão o ensino do civismo ao recruta e entende-se que após sua baixa, ele retornará à sociedade melhor preparado para que possa continuar a contribuir com a mesma, por isso, na seleção também se leva em conta os aspectos culturais, psicológicos e morais dos jovens ingressantes.

Desse modo, verifica-se a necessidade de se conhecer as condições dos indivíduos em diferentes aspectos, dentre eles a composição corporal, o perfil deste ingressante, a flexibilidade, força de preensão manual, força isométrica de extensão lombar e eletromiografia lombar e dores e desconfortos, haja vista que dependendo do sua capacidade física, o sujeito poderá ser destinado a trabalhar em algum setor específico, pois as funções variam desde cozinheiros, pedreiros, mecânicos, auxiliares de sessões, dentre outras.

Metodologia

Este relato de experiência é parte de uma pesquisa realizada pelo curso de Fisioterapia da Universidade de Cruz Alta/UNICRUZ, que foi desenvolvida nas dependências de um quartel, localizado na cidade de Cruz Alta, no estado do Rio Grande do Sul/Brasil, nos dias 1, 2 e 3 de março de 2016, mês da incorporação dos conscritos. Todos os recrutas ingressantes foram convidados a participar, totalizando 155 indivíduos.

Inicialmente, os recrutas que aceitaram participar assinaram o Termo de Consentimento Livre e Esclarecido e após foram encaminhados às demais salas para a aplicação dos protocolos de avaliação. Os participantes responderam a um questionário com dados sociodemográficos e após foi verificada a estatura, peso e realizada a bioimpedância permitindo a medição mais precisa e completa utilizando a impedância bioelétrica através das mãos e pés com a balança Omron HBF-514 com Full Body Sensor (Sensor de Corpo Inteiro).

Também foram aplicados os testes de flexibilidade pelo Flexiteste de Pavel e Gil (1995), adaptado somente em oito movimentos e com o Banco de Wells. Foi realizada a avaliação de desconfortos nas partes do corpo, modificado, de Corlett e Manenica (1980), antropometria das mãos e teste da força máxima da preensão manual, usando o dinamômetro digital - NB 900, desenvolvido pelo Laboratório de Instrumentação (LABIN) da Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC).

Além disso, também foi verificada a força isométrica lombar, a qual foi realizada por meio de uma célula de carga acoplada a um sistema de aquisição de dados, também foi desenvolvido pelo LABIN da UDESC.

 

Resultados

A amostra foi composta por 155 recrutas, sendo que 63,2% (n=98) declaram-se de etnia branca; 25,2% (n=39), pardos; 11,0% (n=17), preta e 0,6% (n=1), amarela. Os participantes são oriundos de 16 municípios do estado do Rio Grande do Sul: Cruz Alta, Panambi, Marau, Ernestina, Camargo, Condor, Augusto Pestana, Passo Fundo, Santa Bárbara do Sul, Saldanha Marinho, Redentora, Jaboticaba, Ibirubá, Pejuçara, Seberi e Viamão.

Referente ao grau de escolaridade dos participantes, 10,3 (n=16) haviam iniciado o Ensino Superior; 45,2% (n=70) possuíam o Ensino Médio Completo; 35,5% (n=55), Ensino Médio Incompleto; 4,5% (n=7), Ensino Fundamental Completo e 4,5% (n=7), Ensino Fundamental Incompleto.

Ao serem questionados sobre a prática de atividade física, 88,4% (n=137) relataram que praticavam alguma modalidade esportiva, sendo que as mais citadas foram a prática de corridas, futebol e academia.

As médias encontradas para idade foi de 18,18 anos; 1,73m de estatura; a massa corporal de 69,89Kg; IMC de 23,44Kg/m²; 17,37% de gordura corporal e 42,50% de massa muscular. Referente ao metabolismo basal, a média encontrada foi de 1671,83Kcal.

A maioria dos jovens apresentaram resultados positivos quanto a flexibilidade no teste com o Banco de Wells, bem como com o Flexiteste de Pavel e Gil. Em função das atividades que os militares exercem durante o período de treinamento, muitas vezes são obrigados a exercer suas atividades de forma contínua e repetitiva, necessitando se utilizar de movimentos que exigem flexibilidade para sua execução. Porem níveis altos de flexibilidade podem desproteger as articulações, levando a lesões como luxações e frouxidões ligamentares. Conforme a avaliação realizada para dores e desconfortos de Corlett e Manenica, 25,2% (n=39) não referiram dores em nenhum segmento corporal. Os demais apresentaram algum tipo de dor corporal, sendo a maioria dores esporádicas e alguns apresentando dores constantes. Os fatores de risco biomecânicos ligados ao desenvolvimento de distúrbios osteomusculares, são ocasionados por forças excessivas sobre as estruturas corporais, colocando estas sobre uma elevada carga de exposição.

Referente à análise dos dados da força de preensão manual e da força isométrica de extensão lombar, os dados coletados não foram totalmente analisados para descrevermos quais resultados foram obtidos neste estudo.

Considerações finais

Sair da sala de aula para adquirir conhecimento acerca das disciplinas e aplicar diversos protocolos para análise de uma determinada população contribui para o processo de ensino-aprendizagem e para uma formação acadêmica diferenciada e mais preparada para o mercado de trabalho.

Como o jovem ingressante realiza diversas atividades em seu novo ambiente de trabalho, dependendo do seu perfil antropométrico, sua força muscular e composição corporal, ele poderá ser destinado a trabalhar em algum setor mais específico, tendo em vista que as funções variam desde cozinheiros, pedreiros, mecânicos, auxiliares de sessões, dentre outras.

Com os protocolos aplicados e grande parte dos dados analisados, verificamos que os jovens ingressantes no Serviço Militar Obrigatório estavam aptos para a prática da rotina militar, visto que os resultados encontrados, em sua maioria, estavam dentro da normalidade.


Palavras-chave


Serviço Militar; Dores e Desconfortos; Exército