Associação da Rede Unida, 13º Congresso Internacional Rede Unida

Anais do 13º Congresso Internacional da Rede Unida

v. 4, Suplemento 1 (2018). ISSN 2446-4813: Saúde em Redes
Suplemento, Anais do 13ª Congresso Internacional da Rede UNIDA
Tamanho da fonte: 
CONSTRUINDO HABILIDADES E COMPETÊNCIAS: A VIVÊNCIA DO PET/GRADUASUS/ENFERMAGEM/UNIRIO
Isabela de Oliveira Bustamante, Vanessa De Almeida Ferreira Côrrea, Mary Ann Menezes Freire, Simone Mendes Carvalho, Arlene De Souza Lopes

Última alteração: 2018-01-06

Resumo


INTRODUÇÃO: O Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde (PET/GRADUASUS) configura-se como uma ferramenta de qualificação de estudantes de Cursos de Graduação no âmbito da saúde. Na Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO), através do Curso de Enfermagem, em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde do Rio de Janeiro (SMS/RJ), as atividades tiveram início em maio de 2016, com a discussão das práticas de Vigilância em Saúde desenvolvidas pelo Enfermeiro na Atenção Primária à Saúde. No decorrer do PET/GRADUASUS observou-se a necessidade de refletir sobre as práticas vivenciadas em uma Clínica da Família (CF) da SMS/RJ através do PET/GRADUASUS e relacioná-las as competências do Projeto Político Pedagógico do Curso de Graduação em Enfermagem (PPP/Enfermagem) da UNIRIO.

METODOLOGIA: Trata-se de um relato de experiência desenvolvido por uma Acadêmica de Enfermagem, através de um estudo descritivo, a partir da vivência no PET/GRADUASUS/ENFERMAGEM/UNIRIO. Utilizou-se análise documental do PPP/Enfermagem/UNIRIO e dos relatórios de atividades vivenciadas no referido programa.

DISCUSSÃO: A vivência no PET/GRADUASUS/ENFERMAGEM/UNIRIO possibilitou acompanhar a rotina de uma equipe de saúde inserida em uma CF do município do Rio de janeiro através de consultas de enfermagem, reuniões de equipe, vistas domiciliares, práticas educativas e práticas de gestão. Nestas práticas foi possível desenvolver algumas habilidades e competências presentes no PPP/Enfermagem, seja no encontro com a comunidade ou com os profissionais de saúde. São estas: compreender o sujeito em sua pluralidade; compreender e intervir no processo saúde doença; identificar as necessidades de saúde do cidadão; implementar a assistência de enfermagem ao atendimento das necessidades de saúde do sujeito e posicionar-se, de forma crítica e reflexiva, sobre os condicionantes e determinantes do processo saúde-doença.

CONCLUSÃO: Identificou-se que o PET/GRADUASUS é um agregador de conhecimento ao acadêmico, através das práticas em saúde vivenciadas; troca de experiência entre bolsista e preceptor; e construção compartilhada do conhecimento entre ensino, serviço e comunidade. Através desta experiência a acadêmica de Enfermagem refletiu sobre sua formação em saúde, sobre as competências e habilidades fundamentais do enfermeiro na gestão do cuidado e sobre suas atuações frente à realidade profissional; além de desenvolver pensamento crítico-reflexivo da práxis. As competências e habilidade presentes no PPP/Enfermagem/UNIRIO foram aprofundadas durante o programa em apreço e favoreceu a compreensão do mesmo, enquanto uma prática de ensino aprendizagem com potência para transformar a realidade de ensino-aprendizagem em saúde.


Palavras-chave


Educação; Enfermagem; Programas de Graduação em Enfermagem