Associação da Rede Unida, 13º Congresso Internacional Rede Unida

Anais do 13º Congresso Internacional da Rede Unida

v. 4, Suplemento 1 (2018). ISSN 2446-4813: Saúde em Redes
Suplemento, Anais do 13ª Congresso Internacional da Rede UNIDA
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Propostas e vivências da Educação Física no PET-Saúde/Graduasus
Luana Caroline da Silva Santos, Djane Dantas Lima, Maria Raquel Sampaio Alves, Taynara Cristina Mouzinho do Amaral

Última alteração: 2018-01-25

Resumo


O PET está sendo desenvolvido no município de Santarém-PA, com a Secretaria Municipal de Saúde e Universidade do Estado do Pará- Campus XII/Santarém. Para a integração das ações entre os grupos, foram realizadas reuniões todas as terças-feiras de 18h00min às 19h00min. O curso de Educação Física da UEPA-Santarém apresenta em sua grade curricular a disciplina Saúde Coletiva e o Estágio III em ambientes de Saúde, porém ainda existe uma lacuna para a atuação da área nos serviços do SUS. Sendo assim, o PET-Saúde/Graduasus vem somar na formação das acadêmicas por meio das ações desenvolvidas, como: educação em saúde, vivências na atenção primária e secundária, aproximação com o público, conhecendo suas reais necessidades, e leituras sobre a inserção da Educação Física no SUS. Diante disso, percebe-se a importância para a reformulação do projeto político pedagógico do curso, o qual deve oferecer na formação do aluno subsídios para que este possa conhecer e atuar nos serviços do SUS. Das ações desenvolvidas, foi realizado o I Encontro Interinstitucional de Integração Ensino-Serviço Comunidade da região do Baixo Amazonas, com docentes dos diferentes cursos e preceptores dos espaços envolvidos. O encontro possibilitou o esclarecimento sobre: o papel do serviço para a comunidade e ensino; o papel do ensino para o serviço e comunidade; os pontos positivos e negativos de receber o estágio no serviço; o papel do profissional do serviço para o estágio; a relação do ensino com a comunidade e a relação do ensino com o serviço. É importante destacar que durante esses 18 meses foram cumpridos os objetivos propostos, pois realizou- se uma avaliação diagnóstica, onde se buscou avaliar a qualidade do serviço de saúde oferecido à população e a satisfação dos mesmos, com base na avaliação diagnóstica, foram construídos os blocos de intervenções, que estão divididos de acordo com os temas mais apontados durante a avaliação. A partir disso, as intervenções iniciaram-se nos ambientes de saúde com duas metodologias diferentes (tradicional e ativa). A metodologia tradicional se efetivou através de palestras com uso de expositores interativos, e a metodologia ativa se deu a partir do estímulo a participação do usuário, que assumiu a responsabilidade de explicar, a partir de seu entendimento, o conhecimento que possuíam acerca dos temas levantados, nesta segunda metodologia houve maior problematização das questões e a participação foi mais visível. Essa vivencia contribuiu de forma positiva para a formação acadêmica.

O texto apresenta um relato de experiência do curso de Educação Física no Pet-Saúde/Graduasus no período de 18 meses, abordando as ações desenvolvidas, as dificuldades encontradas e os objetivos que foram e ainda serão alcançados durante a realização do projeto.

Palavras-chave


PET-Saúde/Graduasus;Integração ensino-serviço-comunidade;Educação permanente em saúde;Educação Física;SUS