Associação da Rede Unida, 13º Congresso Internacional Rede Unida

Anais do 13º Congresso Internacional da Rede Unida

v. 4, Suplemento 1 (2018). ISSN 2446-4813: Saúde em Redes
Suplemento, Anais do 13ª Congresso Internacional da Rede UNIDA
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UTILIZAÇÃO DE TECNOLOGIAS EDUCATIVAS NA PREVENÇÃO DA TUBERCULOSE: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA
WIDSON DAVI VAZ DE MATOS, Camila Cristina Girard Santos, Daniele Rodrigues Silva, Ana Flavia de Oliveira Ribeiro, Samantha Modesto de Almeida, Iara Samily Balestero Mendes

Última alteração: 2018-01-25

Resumo


Apresentação: Caracterizada como uma enfermidade infecciosa de evolução crônica cujo agente etiológico é o Mycobacterium tuberculosis transmitido, principalmente, por meio das vias aéreas superiores. A tuberculose possui distribuição geográfica mundial estimando-se que um terço da humanidade esteja infectada pelo bacilo da doença, apresentando cerca de oito milhões de casos novos e três milhões de mortes por ano. Alguns fatores de risco são fundamentais na vulnerabilidade da doença, como: saneamento básico, renda, alimentação e nível de escolaridade. É a principal causa de morte em pacientes com HIV e seus sintomas manifestam-se por febre vespertina, sudorese noturna, emagrecimento e inapetência. De forma geral, o controle da tuberculose é realizado pela busca ativa de pessoas infectadas; diagnóstico precoce; e tratamento adequado. Todas essas ações objetivam interromper a cadeia de transmissão e evitar possíveis novos casos da doença. Devido sua importância, medidas são necessárias para prevenção e controle desta enfermidade e, por isso, esse estudo teve como objetivo relatar metodologias sobre educação em saúde para prevenção da tuberculose. Desenvolvimento do trabalho: estudo descritivo, do tipo relato de experiência, vivenciado pelos acadêmicos do 3º ano do curso de Enfermagem da Universidade do Estado do Pará (UEPA) durante a prática curricular no eixo de Enfermagem Comunitária em um Centro de Saúde-Escola referência em Belém-Pa no período de setembro a novembro de 2015. O público alvo foram usuários que aguardavam, na sala de espera, atendimento multiprofissional prestado no serviço de saúde.  A ação teve início com uma roda de conversa seguida da discussão do tema, com auxílio de folders e banner que continham informações pertinentes sobre a tuberculose, como: conceito, sinais e sintomas, diagnósticos e tratamento. Para finalizar a exposição realizamos uma dinâmica envolvendo perguntas e respostas para  avaliarmos o grau de compreensão dos 25 participantes presentes que possuíam idades de 18 a 58 anos. Resultados e/ou Impactos: 48% (12/25) dos participantes relataram não possuir conhecimento sobre a doença. 32%(8/25) relataram que estavam com o diagnóstico e faziam tratamento no referido centro. 60%(15/25) relataram que possuíam familiares com o diagnóstico da patologia e haviam abandonado o tratamento antes dos 6 meses. 4%(1/25) relatou a identificação dos sintomas após a palestra, com posterior baciloscopia de escarro positiva para o Mycobacterium. Após a ação, notou-se maior conhecimento sobre a temática abordada e a carência de informações sobre a patologia. Considerações finais: É notório a importância da realização de educação em saúde através de acadêmicos e profissionais da área, com o intuito de sensibilizar a população e atuar no diagnóstico precoce da tuberculose.


Palavras-chave


Tuberculose, Doença, morte