Associação da Rede Unida, 13º Congresso Internacional Rede Unida

Anais do 13º Congresso Internacional da Rede Unida

v. 4, Suplemento 1 (2018). ISSN 2446-4813: Saúde em Redes
Suplemento, Anais do 13ª Congresso Internacional da Rede UNIDA
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VIGILÂNCIA EM SAÚDE NA FORMAÇÃO DO ENFERMEIRO: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA
Thiago Gomes Oliveira, Esron Soares Rocha, Amanda Tavares Silva, Tamiris Moraes Siqueira, Nayara Costa Souza

Última alteração: 2018-01-06

Resumo


INTRODUÇÃO: A vigilância em saúde atua na área de promoção da saúde, na prevenção e diminuição de riscos e doenças através da observação e análise territorial e epidemiológica das condições de saúde, do ambiente e do processo de trabalho da população, o que garante a integralidade da atenção à saúde, no qual ocorre de forma coletiva e individual. Desse modo, constituir-se em um espaço de articulação de conhecimentos e técnicas vindos da epidemiologia, do planejamento e das ciências sociais, é pois, referencial para mudanças do modelo de atenção. Deve estar inserida na formação dos profissionais de enfermagem, a partir da sistematização da assistência de enfermagem, pautadas nas habilidades de programação e planejamento do cuidado, de maneira a organizar ações, que garantam o acesso da população em diferentes atividades e ações de saúde, mudando a qualidade de vida da população. OBJETIVO: Descrever a experiência vivenciada pelos acadêmicos de enfermagem da UFAM na disciplina Vigilância em Saúde. DESCRIÇÃO METODOLÓGICA: Estudo de natureza descritiva, do tipo relato de experiência vivenciada nos diversos cenários de práticas da disciplina vigilância em saúde do curso de Enfermagem da Universidade Federal do Amazonas, ministrada no segundo semestre de 2017. A disciplina tem como objetivo principal capacitar os acadêmicos sobre os princípios básicos do Sistema Nacional de Vigilância em Saúde, visando prover conhecimentos necessários ao julgamento e a implementação qualitativa da vigilância em saúde. Possui a carga horária total de 60 horas, assim, distribuídas: 30 horas são destinadas as aulas teóricas e 30 horas de aulas práticas. As aulas teóricas são desenvolvidas com o suporte de leitura e discussão de textos abordando os seguintes conteúdos: conceitos e campo de atuação da vigilância, Sistema Nacional de Vigilância em Saúde, Vigilância Epidemiológica das doenças transmissíveis e doenças não transmissíveis crônicas, Vigilância Sanitária - ações e intervenções, Vigilância Ambiental e Sistemas de Informações de Vigilância em Saúde. As aulas teóricas proporcionaram aos discentes um maior conhecimento sobre a integração das vigilâncias, bem como as possibilidades de atuação do enfermeiro no campo da vigilância em saúde. Nas aulas práticas os alunos são divididos em grupos e inseridos nos diversos cenários reais de praticas de atuação das Vigilâncias Epidemiológica, Sanitária, Ambienta e saúde do trabalhador. As aulas práticas foram realizadas no período de 06 de outubro a 01 de dezembro, em campos com cenários referentes à vigilância em saúde, em forma de visita técnica, no Distrito de Saúde (DISA Oeste), onde conhecemos o funcionamento do departamento de Vigilância Sanitária – (DVISA) e o Departamento de Vigilância Ambiental e Epidemiológica (DEVAE). A visita também foi realizada no posto da Agência Nacional De Vigilância Sanitária (ANVISA) situado no porto de Manaus; ao Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (CEREST) na comunidade Valparaíso e por fim a Manaus Ambiental. RESULTADOS: Inicialmente foi realizado vista no Departamento de Vigilância em saúde da Secretaria Municipal de Saúde de Manaus, na oportunidade foi possível conhecer o funcionamento e ações das vigilâncias.  Observou na prática que para a Vigilância Sanitária, realizar o controlar produtos e serviços que podem colocar em risco à saúde pública, é necessário que haja uma interligação com a gerência de produtos e gerencia de serviços. A mesma é interligada também com gerência de engenharia, que realiza orientações quanto à estrutura física de instituições assistenciais de saúde, quanto à elaboração e analise do plano de gerenciamento de resíduos de saúde, além de realizar análise e aprovação de projetos arquitetônicos – vistoria prévia, inspeções e vistoria de prédio também são realizadas por esta gerência. A visita no DVISA nos possibilitou um conhecimento maior sobre vigilância sanitária, pois para que haja uma ampla cobertura nos níveis gerencia de produtos e serviços, o departamento conta com a delação de casos que não estão ocorrendo de acordo com a Legislação Sanitária. Podemos destacar ainda, a importância da participação de profissionais da saúde nas orientações a população em relação às normas e diretrizes que norteiam a política de vigilância no âmbito do território brasileiro. Em relação ao setor de vigilância epidemiológica, observamos a importância da epidemiológica na detecção ou prevenção de qualquer alteração nos fatores determinantes e condicionantes na saúde da população. Podemos citar o exemplo das doenças imunopreviníveis que, por meio da imunização, ações de bloqueio, além de acompanharmos o armazenamento das vacinas é possível reduzir a transmissão dessas doenças. Assim, é possível compreender que serviços que parecem simples à primeira vista, como a vacinação tem um trabalho admirável por trás, que vai desde a compra, transporte, armazenamento até chegar as salas de vacina e serem aplicadas, pois para essa prevenção realizada pela vigilância epidemiológica ser eficaz, todo esse percurso deve ser respeitado e realizado com qualidade. Outro cenário de prática foi o porto hidroviário de Manaus, também conhecido como porto fluvial localizado no centro da cidade. Aqui, foi possível acompanhar as ações desenvolvidas pelos fiscais da ANVISA, na inspeção junto às embarcações regionais que fazem o transporte de pessoas e produtos para as demais cidades localizadas no interior do estado do Amazonas. Verificamos a existência de alguns riscos e os fiscais garantindo as condições higiênicas sanitárias satisfatórias nos meios de transporte e infraestrutura dos recintos. Na vigilância a saúde do trabalhar, fomos a dois ambientes. O primeiro foi no Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (CEREST), na oportunidade conhecemos o trabalho e as ações desenvolvidas junto aos trabalhadores. No segundo, fomos até a comunidade Valparaíso situada na área Peri urbana de Manaus, para observar in lócus as práticas desenvolvidas pelo CEREST junto aos trabalhadores que fazem uso de agrotóxicos no manejo de suas plantações. Por fim, a Vigilância ambiental, vimos o processo de tratamento da água desde a captação até a distribuição da mesma, podendo constatar a importância da vigilância ambiental para a saúde de toda a população. Com essas aulas práticas em todos os seguimentos da Vigilância em Saúde, tivemos muitas contribuições para nossa formação acadêmica na saúde do trabalhador agrícola, onde verificamos condições de trabalho, exposição aos agrotóxicos e condições de saúde, que tornou viável o reconhecimento de riscos e agravos à saúde desses trabalhadores. Com essas aulas práticas em todos os seguimentos da Vigilância em Saúde, tivemos muitas contribuições para nossa formação acadêmica. CONCLUSÃO: A forma didática com a qual a disciplina nos foi proposta, tornou-se essencial para a construção do pensar crítico-reflexivo da enfermagem em conjunto com as vertentes da vigilância, o que consiste em um grande desafio para que a atenção à saúde seja melhor qualificada, pois envolve particularidades e barreiras diferentes a cada realidade vivenciada. Assim, pode-se perceber o papel importante da enfermagem frente a vigilância em saúde, visando o controle dos riscos e potencialidades para danos à saúde. Através desse trabalho foi possível identificar as contribuições da disciplina de vigilância em saúde na formação dos acadêmicos de enfermagem, que envolve as ações desempenhadas pela vigilância em saúde e de suas principais áreas de atuação, assim como também o papel da enfermagem frente ao combate daquilo que põe em risco a saúde das populações.

 


Palavras-chave


Vigilância; Saúde; Enfermagem