Associação da Rede Unida, 13º Congresso Internacional Rede Unida

Anais do 13º Congresso Internacional da Rede Unida

v. 4, Suplemento 1 (2018). ISSN 2446-4813: Saúde em Redes
Suplemento, Anais do 13ª Congresso Internacional da Rede UNIDA
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USO DE METODOLOGIAS ATIVAS NO EDUCAR DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES EM UM CENTRO COMUNITÁRIO NA CIDADE DE MANAUS
Maria Eduarda Leão de Farias, Bianca Albuquerque Castro, Gisele Reis Dias, Rebeca Arce Guilherme, Ellen Cristine de Oliveira Silveira

Última alteração: 2017-12-18

Resumo


INTRODUÇÃO: A prática da educação em saúde proporciona um vínculo com a comunidade na qual se trabalha e quebra a relação vertical que comumente existe entre o profissional da saúde e o usuário, sendo possível desenvolver a troca de conhecimento. O uso de metodologias ativas na educação em saúde, baseiam-se em formas de desenvolver o processo de aprender, utilizando a problematização como estratégia de ensino/aprendizagem, objetivando alcançar e motivar o público alvo, visando às condições de solucionar os desafios das atividades essenciais da prática social, em diferentes situações. Nesse contexto, a criança e o adolescente são vistos como indivíduos em desenvolvimento fisiológico e funcional, expostos a situações de risco na medida em que interagem constantemente com situações e organismos até então desconhecidos. Dessa forma, o uso de estratégias de ensino que tenham caráter recreativo pode ser mais eficaz, por levar em conta as características do desenvolvimento infantil. OBJETIVO: Descrever as práticas educativas vivenciadas com estudantes em um centro comunitário da cidade de Manaus. METODOLOGIA: As atividades foram desenvolvidas por acadêmicos de enfermagem em um centro de ensino religioso localizado no bairro Petrópolis, tendo como público-alvo, crianças e adolescentes que frequentavam o mesmo. O tema trabalhado foi: cuidados com a higiene corporal. As metodologias de ensino-aprendizado foram por meio de vídeos educativos os quais mostraram a importância dos hábitos de higiene para promoção de saúde e prevenção de doenças, dinâmicas e musicoterapia. O processo avaliativo deu-se através da observação direta, aplicação de jogos, e gincana de perguntas e respostas. RESULTADOS: Com o decorrer das apresentações foi possível notar que os assuntos ministrados estavam sendo absorvidos pelo público-alvo através da participação e empenho dos mesmos durante as atividades, os alunos participaram de forma colaborativa e se mostraram interessados no assunto, tirando dúvidas sobre higiene e doenças relacionadas. Este método de ensino faz parte de um processo do desenvolvimento, sendo capaz de contribuir para a aquisição de competências, permitindo que os alunos possam se confrontar positivamente entre si, sabendo a importância dos cuidados pessoais para promoção de saúde e prevenção de doenças. CONSIDERAÇÕES FINAIS: A prática educativa proporcionou uma visão ampliada do conceito de saúde, bem como possibilitou um maior conhecimento sobre a atuação da enfermagem em promover saúde considerando o individual e a coletividade.  Dessa forma, as práticas educativas em saúde são componentes essenciais do processo de aprendizagem, e, quando usadas de maneira participativa e interativa, podem facilitar a produção de conhecimentos para crianças em idade escolar.


Palavras-chave


Educação em Saúde; Metodologias Ativas; Saúde da Criança.