Associação da Rede Unida, 13º Congresso Internacional Rede Unida

Anais do 13º Congresso Internacional da Rede Unida

v. 4, Suplemento 1 (2018). ISSN 2446-4813: Saúde em Redes
Suplemento, Anais do 13ª Congresso Internacional da Rede UNIDA
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ATIVIDADES EXTRACURRICULARES NA ATENÇÃO PRIMÁRIA DURANTE A GRADUAÇÃO: RELATO DE EXPERIÊNCIA SOBRE O PROGRAMA DE EXTENSÃO UEA CIDADÃ
Beatriz Graça de Araujo, Camila Soares Santos, Ester Alves de Oliveira, Marcos Lima do Nascimento, Paulo Philip de Abreu Gonzaga, Victor Nei Vasconcelos Monteiro, Yaagho Aurélio Benevides Maia Figueiredo, Iracema da Silva Nogueira

Última alteração: 2017-12-18

Resumo


Introdução: No Brasil, a desigualdade nas classes sociais afeta diretamente o acesso à saúde pelas comunidades carentes ou isoladas. Isso é comprovado pelas altas taxas de doenças ou agravos em determinadas populações nos diferentes estados brasileiros. No Amazonas, alguns interiores ou comunidades localizadas na periferia de Manaus não possuem serviços de saúde organizados ou preparados para atender a demanda da região. Isso demonstra um grande problema de saúde pública, pois, as famílias, muitas vezes, precisam se deslocar para a capital em busca de atendimento. Nesse contexto, criou-se, em 2009, o Programa de Extensão UEA-Cidadã com o objetivo de promover o contato entre a Universidade e a comunidade.  Esse Programa proporciona espaço para discussões que assegurem o exercício da cidadania para vencer o isolamento ou a discriminação. Os locais das ações são: escolas da rede pública e privada, comunidades indígenas, municípios do Amazonas, igrejas, entre outros. Neste sentido, é importante destacar que as ações de saúde da UEA Cidadã podem ser solicitadas por qualquer pessoa, através de e-mail ou ligações à coordenadora do programa.  A Educação em Saúde é o método utilizado durante as ações para passar o conhecimento à comunidade presente. As atividades desenvolvidas têm foco na prevenção e promoção de saúde. Os participantes do Programa são alunos voluntários da Escola Superior de Ciências da Saúde (ESA) da Universidade do Estado do Amazonas (UEA) dos cursos de Enfermagem, Odontologia, Medicina, Farmácia e Educação Física. Tendo em vista a diversidade dos cursos, os voluntários desenvolvem suas atividades dentro de uma equipe multidisciplinar, onde o respeito, a comunicação e o trabalho em equipe são instrumentos essenciais para o efetivo desempenho das atividades previstas no Programa e, futuramente, no exercício de suas profissões. Por isso, atividades como essa são fundamentais na formação do profissional de saúde. Além disso, o Programa visa destacar a importância da atenção primária para a comunidade, considerando que essa se baseia na prevenção, promoção e proteção à saúde, logo, atua detectando problemas relativamente simples de saúde, evitando que esses se agravem, permitindo melhores condições de vida e diminuindo a necessidade de encaminhamento para a atenção secundária ou terciária, e consequentemente, reduzindo os gastos públicos.  Para se tornar membro do Programa é necessário participar das palestras realizadas na UEA e ser aprovado na prova de seleção. Posteriormente, os aprovados assinam o Termo de Compromisso, no qual é estabelecido, um mínimo de 30 horas de voluntariado dentro de um ano. A prova de seleção é realizada duas vezes a cada ano, uma no primeiro semestre e outra no segundo. Objetivo: Relatar a experiência vivenciada em ações de saúde oferecidas a comunidades, por meio da participação no Programa de Extensão UEA Cidadã na cidade de Manaus e no interior do Estado do Amazonas, sob supervisão dos líderes de grupo e da coordenadora do Projeto. Metodologia: Trata-se de relato de experiência de caráter descritivo, referente as ações de saúde realizadas entre janeiro a dezembro de 2017, na cidade de Manaus e municípios vizinhos, por discentes do 4º período do curso de Enfermagem e 2º período do curso de Medicina ESA/UEA. Resultados: Após a divulgação dos alunos aprovados foram realizados treinamentos para garantir o correto atendimento da população. No que diz respeito às atividades de prevenção e promoção de saúde, incluiu-se, cálculo do índice de massa corporal (IMC), informações sobre exercício físico e sedentarismo, aferição de pressão arterial, medição de glicemia capilar, informações sobre alimentação e diabetes, aplicação de flúor e realização de palestra sobre saúde bucal, infecções sexualmente transmissíveis, entre outros assuntos sugeridos pelos participantes. Durante a ação, um líder fica responsável pelo material que será utilizado e a distribuição de tarefas aos voluntários, sendo este um discente indicado pela professora coordenadora do projeto, sendo necessário que o mesmo deva ter conhecimento sobre liderança, saber trabalhar em equipe e solucionar problemas. Os alunos voluntários são divididos em grupos, independentemente do curso, para realização das atividades oferecidas pelo projeto.  Aqueles que ficam responsáveis pela saúde bucal implementam atividades educativas com utilização de metodologias ativas, principalmente para crianças, sobre a forma correta de escovar os dentes usando manequins que possibilitam uma melhor demonstração. Posteriormente, as crianças são chamadas para demonstrar o que aprenderam e, após a demonstração, as crianças são organizadas em filas e recebem a aplicação de flúor. Caso essas crianças tenham complicações mais sérias, o líder orienta seus pais e responsáveis e, quando necessário, são encaminhados para atendimento odontológico no Serviço de Pronto Atendimento no bairro onde residem. A equipe responsável pela aferição de pressão arterial atende pessoas maiores de 18 anos de idade e antes de realizar os procedimentos faz questionamentos quanto à saúde da pessoa, doenças que afetam seus familiares e acompanhamento médico. Quando são detectados valores de sístole e diástole elevados são feitas recomendações em relação à alimentação, práticas de vida saudáveis e encaminhamentos para atendimento na Unidade Básica de Saúde. Quando se trata de um paciente hipertensivo reitera-se a importância do tratamento medicamentoso no horário certo, além do acompanhamento com especialistas. Os alunos que ficam responsáveis pelo índice de massa corporal, usam uma balança e fita métrica para fazer a avaliação e têm como principal função o aconselhamento quanto à necessidade de praticar atividades físicas e indicação de uma alimentação adequada. Já os acadêmicos encarregados pela medição de glicemia capilar, explicam ao público o que é diabetes, a importância do tratamento medicamentoso e não medicamentoso e as necessidades da adoção de práticas de vida saudável. Em síntese, o projeto prepara os acadêmicos e futuros profissionais de saúde quanto à relação com o paciente, pois, muitas vezes, quando feita de forma equivocada, prejudica todo o processo de cuidado. Conclusões: A extensão universitária oferece aos acadêmicos, sob adequada supervisão, a oportunidade de colocar em prática os conhecimentos adquiridos em sala de aula e ainda proporciona experiência profissional logo nos primeiros períodos da faculdade. O Programa UEA Cidadã garante uma mediação entre os profissionais de saúde em formação e a comunidade, reiterando a importância da atenção primária em saúde. São imensuráveis os benefícios conferidos pelo projeto às comunidades atendidas, principalmente por conta da dificuldade que muitas pessoas encontram de receber um atendimento adequado. É possível afirmar que a UEA Cidadã alcançou seu objetivo de oferecer inclusão social por meio da Educação em Saúde e proporcionou aos voluntários participantes o conhecimento da realidade na prática, permitindo aos mesmos refletir sobre os problemas a serem enfrentados como futuros profissionais. Programas de extensão como este devem ser estimulados em todas as universidades do país, a fim de garantir cada vez mais o contato do futuro profissional com a comunidade e a atenção primária, haja vista que contribui para uma melhor formação, além de reduzir obstáculos e melhorar o atendimento da população.


Palavras-chave


Atenção primária; enfermagem; educação em saúde; comunidades