Associação da Rede Unida, 13º Congresso Internacional Rede Unida

Anais do 13º Congresso Internacional da Rede Unida

v. 4, Suplemento 1 (2018). ISSN 2446-4813: Saúde em Redes
Suplemento, Anais do 13ª Congresso Internacional da Rede UNIDA
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MODELOS DE PROJETOS PEDAGÓGICOS DOS CURSOS DE GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM: TROCANDO EXPERIÊNCIAS NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM
Marcos José Risuenho Brito Silva, Eliza Paixão da Silva, Regiane Camarão Farias, Fernando Kleber Martins Barbosa, Ruth Carolina Leão Costa, Diully Siqueira Monteiro, Camilla Cristina Lisboa do Nascimento, Ana Kedma Correa Pinheiro

Última alteração: 2017-12-18

Resumo


Apresentação: É de extrema relevância discutir a formação profissional, especialmente no âmbito da enfermagem. A formulação dos projetos pedagógicos dos cursos de enfermagem é inspirada nas Diretrizes Curriculares Nacionais (DCN’s) para a formação em enfermagem. Esses currículos estão em constante acompanhamento e devem estar adaptados para atender as necessidades específicas de cada região. Visando isso, o presente relato de experiência tem por objetivo descrever um momento de discussão sobre os projetos pedagógicos dos cursos de enfermagem em Belém – Pará, que ocorreu no evento intitulado “Encontro Regional dos Estudantes de Enfermagem do Norte” (EREEN). Desenvolvimento do trabalho: O espaço de discussão chamado “modelos de projetos pedagógicos dos cursos de graduação em enfermagem: trocando experiências no processo de ensino e aprendizagem”, teve como metodologia o grupo de debate, o qual foi formado por estudantes de diversas instituições de ensino superior (IES) que possuem o curso de enfermagem. Desse modo, cada estudante expôs a sua percepção acerca das fragilidades e potencialidades no que tange o projeto pedagógico do curso e processo de formação profissional. Após isso, foram tirados encaminhamentos, de modo que a discussão pudesse gerar não somente uma troca de conhecimentos, mas também uma ação sólida na realidade do acadêmico. Resultados: Com o referido espaço foi possível conhecer as diferenças existentes no processo de formação em enfermagem para cada IES. Fato que se deu partir de explanações acerca das unidades temáticas abordadas nos primeiros anos de curso, haja vista que algumas IES formam turmas interdisciplinares, com diversas categorias profissionais da área da saúde e posteriormente que formam-se as turmas específicas. Além disso, outro ponto destacado foi a visibilidade das especificidades das populações locais, a exemplo das populações tradicionais, nos projetos pedagógicos, pois existem IES que adotam uma unidade temática específica para estudar tais populações, enquanto outras não. E, o principal encaminhamento do espaço foi a ampliação das discussões acerca do projeto pedagógico de maneira mais horizontal entre a direção do curso e os acadêmicos, de modo que possa haver um acompanhamento afim de identificar tais fragilidades e potencialidades. Considerações Finais: Desse modo, a importância de discutir o projeto pedagógico consiste na tentativa de sanar as lacunas na formação do profissional de enfermagem, de modo que ele possa sair mais qualificado para o mercado de trabalho e utilizar o cuidar como instrumento capaz de promover, prevenir e reabilitar a saúde humana na realidade em que ele vive.

Palavras-chave


Educação em enfermagem; Enfermagem; Educação superior