Associação da Rede Unida, 13º Congresso Internacional Rede Unida

Anais do 13º Congresso Internacional da Rede Unida

v. 4, Suplemento 1 (2018). ISSN 2446-4813: Saúde em Redes
Suplemento, Anais do 13ª Congresso Internacional da Rede UNIDA
Tamanho da fonte: 
SINTOMAS DEPRESSIVOS EM ACADÊMICOS DE UMA UNIVERSIDADE PÚBLICA NO OESTE DO ESTADO DO PARÁ, RELATO DE EXPERIÊNCIA
Rebeka Santos da Fonseca, Gabriela Oliveira de Nazaré, Pablo Stephano Lopes da Silva, Gabriela Noronha Fortes, Alda Lima Lemos

Última alteração: 2017-12-18

Resumo


Apresentação: A depressão é um distúrbio do afeto e/ou do humor, que é caracterizado por sintomas como, piora do sono, do apetite, da auto-estima, pela tristeza, sentimento de culpa, entre outros. O indivíduo depressivo tem dificuldade em descrever experiências emocionais positivas, sendo pouco aberto a sentimentos otimistas. Além disso, na depressão não existe apenas queixa de tristeza, mas também há mudanças de humor que culminam em crises frequentes de explosão de raiva, que levam ao desgaste da saúde física e emocional, prejuízos no convívio social, na aprendizagem e ideias e/ou tentativas frequentes de suicídio. Esse transtorno é considerado uma pandemia e a terceira maior causa a nível global de doenças. São inúmeros os fatores que podem contribuir para o desenvolvimento da depressão, como por exemplo, o baixo suporte social, a presença de eventos estressantes, pensamentos negativos, problemas financeiros, entre outros. Alguns dados encontrados nos universitários nesta pesquisa, são considerados elevados, no que tange ao processo depressivo, e ganham maior destaque ainda quando comparados com a população em geral. Isso é possível, pois é nessa fase acadêmica que se exige muito esforço do adolescente ou jovem adulto, onde o mesmo deve aprender a lidar com uma gama de responsabilidades que estarão presentes em sua vida futura, tanto como acadêmico, quanto como profissional. Estes incluem a adaptação de cumprimento de prazos e horários, a distância dos pais e demais familiares, a falta de motivação para os estudos, dentre outros conflitos internos e/ou externos. Diante dessas informações, o objetivo deste trabalho consiste em relatar a presença de sinais e sintomas depressivos encontrados em acadêmicos de uma instituição de ensino superior em Santarém- PA, através de uma escuta qualificada. Desenvolvimento: Este estudo trata-se de um relato de experiência acerca das vivências durante uma ação em saúde que ocorreu no dia 24 de abril de 2017 desenvolvida por acadêmicos de enfermagem da Universidade do Estado do Pará (UEPA) Campus XII-Santarém, a ação foi baseada na metodologia ativa da problematização segundo o Projeto Político Pedagógico (PPP) do curso de enfermagem da UEPA para a Atividade Integrada em Saúde que é um momento em que o acadêmico de enfermagem integra todos os eixos da grade curricular do semestre, escolhendo assim um tema a ser abordado, assim como o público, que foi composto de acadêmicos dos cursos contemplados na universidade: enfermagem, música, educação física, medicina e fisioterapia. A temática foi abordada através de ação educativa em saúde, organizada pelos acadêmicos do curso de enfermagem com diversos tópicos como: alimentação, avaliação de risco para o desenvolvimento de doenças crônicas, avaliação de medidas antropométricas e, nesta atividade, avaliação da saúde mental com a investigação da existência de sintomas depressivos. Durante a ação os acadêmicos de enfermagem, em um primeiro momento, distribuíram folders contendo informações sobre a depressão e, posteriormente conversaram individualmente com cada acadêmico que, de forma voluntária, concordaram discutir sobre sintomas que, de acordo com o CID-10, poderiam estar sentindo. Durante a conversa os sintomas investigados foram: fadiga aumentada ou perda de energia física e mental, perda de interesse e prazer, classificados como sintomas fundamentais; apetite diminuído, atividade diminuída, auto-estima e autoconfiança diminuída, concentração e atenção diminuída, sentimento de culpa e inutilidade, pensamentos e/ou atos lesivos ou suicidas, sono perturbado, visão pessimista do futuro, classificados como sintomas episódicos. Além disso, a ação contou com a ajuda de um psicólogo que atendeu os participantes que apresentaram sintomas graves da depressão. Os participantes que apresentaram maior necessidade foram orientados a buscar tratamento efetivo com intervenção de psicólogo. Resultados: A maioria dos entrevistados mostraram-se bastante interessados no assunto e não demonstravam muita timidez, apresentaram-se bem à vontade e com disposição para dialogar, o que de certa forma surpreendeu a equipe, que esperava uma resistência por parte dos acadêmicos, com isso observou-se facilitação do trabalho para a equipe dos entrevistadores. Após a entrevista, os acadêmicos de enfermagem, organizadores da ação, detectaram uma alta incidência de sintomas fundamentais e episódicos em um número significativos dos universitários, o que pode ser considerado uma situação preocupante. No decorrer da ação, muitos acadêmicos participantes, relataram o quanto consideravam ações desse gênero, importantes na universidade, por sentirem-se sobrecarregados pelas atividades acadêmicas, desorientados, desanimados e com pensamentos pessimistas. Podem ser classificados como poucas as ações voltadas para os acadêmicos, sobretudo, os acadêmicos da área da saúde, já que eles são os principais responsáveis por promoverem esse tipo de ações e que acabam deixando de se cuidar, não lembrando-se que também precisam de cuidado e atenção. Deste modo, é inegável a grande satisfação de poder contribuir de alguma forma para esta comunidade e acredita-se que, todos os acadêmicos tiveram uma boa oportunidade de serem ouvidos de forma mais qualificada por um profissional apto a lhe dar orientações essenciais que visem a prevenção diagnóstica, além de recuperação e promoção da saúde mental. Considerações Finais: Após a ação em saúde, alguns acadêmicos que se ausentaram no dia em que a ação ocorreu procuraram a equipe afim de, saberem se haveria outra ação semelhante, alegando que gostariam de serem ouvidos ou até mesmo referindo interesse de um amigo (a) na consulta psicológica. Essa experiência aponta para a necessidade de que acadêmicos na área da saúde devem cuidar da saúde mental de forma freqüente sem negligenciar as tensões e o estresse advindos da própria universidade, antes de serem lançados no mercado de trabalho. Além da necessidade de acompanhamento psicológico para os acadêmicos nas próprias universidades, sejam elas públicas ou privadas, no decorrer da formação afim de manter a saúde mental e de prevenir, diagnosticar ou ainda tratar quadros depressivos e outras doenças mentais que podem comprometer seu rendimento acadêmico e a sua saúde geral, visando reduzir dados crescentes relacionados a sintomatologia da depressão em universitários. Essa experiência mostrou que mesmo em cursos da área da saúde, a saúde mental ainda é pouco debatida, precisando assim, de uma atenção tanto dos acadêmicos com sua própria saúde, como da instituição de ensino, promovendo um espaço e profissionais capacitados que possam auxiliar enquanto o acadêmico estiver em formação.


Palavras-chave


Depressão; Universitários; Rastreamento.